Skip to main content

Todas as imagens de crimes captadas pelas câmeras dentro dos ônibus são encaminhadas para a polícia para ajudar os investigadores

Em outubro e novembro de 2018, as câmeras de videomonitoramento do Sistema Transcol ajudaram a polícia a prender dois homens acusados de importunação sexual (assédio) dentro dos ônibus. Em um dos casos, a delegacia de proteção à mulher pôde fazer a prisão em flagrante por causa das imagens captadas na hora do crime.

No dia 05 de novembro, a Polícia Civil, por meio da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, com a autuação da equipe do Plantão Especializado da Mulher (PEM), coordenada pela delegada de plantão do dia, Danielle Oliveira, prendeu em flagrante um senhor de 72 anos pela prática de crime de importunação sexual.

O caso aconteceu dentro de um coletivo, na altura do bairro Jardim América, no município de Cariacica. De acordo com a delegada de plantão, o suspeito teria praticado atos libidinosos contra a vítima de 53 anos.

“Os passageiros perceberam a ação do suspeito e o constrangimento da vítima. Eles, inclusive, chegaram a discutir com o suspeito. Neste momento o ônibus parou em um terminal rodoviário, em Jardim América, e o suspeito desceu. A vítima também desceu do coletivo e pediu ajuda a um segurança do local. Ele deteve o suspeito e acionou a Polícia Militar, que encaminhou os envolvidos para o PEM”, relatou.

Câmeras

Danielle Oliveira disse ainda que as testemunhas não compareceram à delegacia. “Por isso, foi preciso solicitar à empresa as imagens do interior do coletivo, as quais foram cedidas e comprovaram a prática delitiva, conforme narrado pela vítima”, afirmou.

O suspeito foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV), uma vez que a gravidade do delito não admite o arbitramento de fiança pela autoridade policial.

Em outubro, outro homem também foi preso após cometer o mesmo crime. As imagens também foram encaminhadas pelo GVBus para a polícia concluir o inquérito.

Crime de importunação sexual

Desde setembro desse ano a conduta de importunação sexual deixou de ser contravenção penal e passou a ser crime, após a promulgação da Lei 13.718. “Dentre várias alterações, essa lei incluiu no rol dos Crimes Contra a Dignidade, no Código Penal, o crime de Importunação Sexual – quando uma pessoa pratica contra alguém, e sem a sua anuência, ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro. O referido crime tem pena de reclusão, de um a cinco anos, se o ato não constitui crime mais grave”, explicou a chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, delegada Cláudia Dematté.

Parceria

O GVBus possui uma parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), com o objetivo de ceder as imagens capitadas dentro dos coletivos solicitadas pela polícia o mais rápido possível.

“Inclusive, nos adiantamos e enviamos imagens de crimes sempre que os identificamos, de forma independente. Em 2018, de janeiro até o dia 07 de novembro, já encaminhamos 400 imagens à secretaria”, explica o diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar.

Hoje toda a frota é equipada com três câmeras para cada ônibus. São 1.420 coletivos em operação, um total de 4.260 câmeras utilizadas para monitorar as viagens.

“Além disso, estamos trocando os aparelhos atuais por outros mais modernos, e a previsão é de que comecem a funcionar em março do ano que vem. Também está previsto o aumento gradativo para quatro câmeras por ônibus durante o ano de 2019”, ressalta o diretor.

Saiba como agir em casos de importunação sexual

– Se você for vítima de importunação sexual, em espaços acessíveis ao público, faça valer o seu direito e peça apoio aos terceiros que estão testemunhando, aos profissionais responsáveis, de algum modo, por resguardar a sua integridade;

– Caso você testemunhe alguma cena de importunação sexual em espaço público, intervenha, se posicione, auxilie a vítima – de forma que não coloque em risco a sua segurança pessoal e a dos envolvidos;

– Acione a Polícia Militar por meio do Ciodes-190;

– Registre um boletim de ocorrência na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher do município onde ocorreu o fato, para que os autores dos fatos sejam devidamente investigados e punidos

Fonte: Polícia Civil do ES

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus