Skip to main content

Precisando do Serviço Mão na Roda?

O Sistema Transcol possui hoje 100% da frota acessível conforme a legislação exige, ou seja, todos os 1.622 ônibus circulantes são adaptados para transportar pessoas com deficiência motora, temporária ou permanente, que utilizam cadeira de rodas. Além disso, 100% dos coletivos possuem elevador na porta do meio.

Em paralelo à acessibilidade oferecida pelos ônibus do Sistema Transcol, existe hoje o Serviço Especial Mão-na-Roda, que possui 25 ônibus exclusivos para atendimento a esse público. Inclusive, em agosto de 2020 a frota foi renovada, ganhando 24 novos miniônibus adaptados.

Os motoristas também atendem exclusivamente esses usuários e recebem treinamento específico para transporte de passageiros com deficiência. Um serviço que busca e leva os usuários cadastrados conforme agendamento prévio, e que existe em pouquíssimas cidades brasileiras.

São feitas viagens fixas e eventuais. As fixas são aquelas em que a localização, destino e horário do compromisso são fixos no decorrer do mês ou ano. Nesses casos podem ser solicitadas a partir do primeiro dia útil do ano e são incluídas após análise e encaixe na programação dos veículos.

As eventuais são as de frequência esporádica, cujos destinos e horários são variados. Nesse caso, a solicitação dever ser feita com 48 horas de antecedência e confirmada no dia anterior à viagem, conforme critérios de prioridades: tratamento de saúde; educação especial e comum; trabalho; lazer e esporte, e outros motivos como supermercado, banco, igreja e outros.

Para quem ainda não usa o serviço e deseja agendar viagens, é preciso fazer um pré-cadastro e solicitar uma habilitação. Com a implantação do portal do serviço, ficou muito mais fácil! Basta acessar maonaroda.gvbus.org.br selecionar o botão “quero me cadastrar no serviço” e depois clicar em “cadastre-se”.

Preencha a ficha com os dados pessoais do beneficiário solicitante e anexe os documentos para a perícia. São aceitos laudos e receitas médicas. Caso seja menor de idade, a documentação do responsável também deverá ser enviada nos campos específicos. Após concluir o processo, basta aguardar o retorno da equipe técnica da Ceturb-ES. Ele chegará por e-mail.

Caso ainda tenha dúvidas, pode ligar para o CASEM (Central de Atendimento do Serviço especial Mão na Roda), pelo número 0800 038 7077.

Ao todo serão entregues 24 novos ônibus para o Serviço Mão na Roda. Hoje as empresas, junto com o Governo do Estado, fizeram a entrega dos primeiros 13 veículos

Em agosto de 2020 a frota do Serviço Mão na Roda foi renovada, com a entrega de 24 ônibus novos

Portal Mão na Roda