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Pesquisa aponta que aplicativos de transporte pioram o trânsito

Pesquisa aponta que aplicativos de transporte como Uber pioram o trânsito

Autor do estudo argumenta que o aumento de serviços semelhantes, como o Uber Pool, significa menos pessoas utilizando o transporte público, e, portanto, mais congestionamento

Uber, 99 pop, dentre outros serviços de transporte por demanda têm se mostrado como uma alternativa para quem utiliza o carro como forma de se locomover pelas cidades. Mais que isso, os aplicativos estão transformando a forma como as pessoas exercem seu direito de ir e vir.

Caronas compartilhadas, aluguel de veículos e chamadas para corridas de curta distância surgiram como alternativa ao carro particular e ao transporte coletivo, porém, essa mudança parece estar longe de ser uma solução para os longos engarrafamentos.

Matéria da revista Época traz o resultado de um estudo realizado pela consultoria Schaller, especializada em transportes. A análise apontou que, para cada milha (1,6km) de um carro particular retirada das ruas, as chamadas Transportation Network Companies, ou TNC, como Uber e Lyft, adicionam 2,6 milhas (4,2km). A pesquisa mostra que, mesmo em uma viagem compartilhada, parte da corrida envolve apenas um passageiro.

Tais dados levantam uma questão interessante quando o assunto é mobilidade urbana, pois mostra que os aplicativos de transporte, que chegaram para facilitar a vida de bilhões de pessoas no mundo todo, estão piorando o trânsito. E, segundo o estudo, a tendência é que esse novo problema causado pelas TNC se intensifique conforme cresça a popularidade desses serviços.

Leia também: Um novo papel para o transporte público coletivo?

Em entrevista ao Washington Post, Bruce Schaller, autor do estudo, argumenta que o aumento de serviços semelhantes, como o Uber Pool, significa menos pessoas utilizando o transporte público, e, portanto, mais congestionamento.

O estudo

Durante o levantamento, o estudo americano se propôs a responder algumas perguntas, dentre elas: essas novas opções de mobilidade são amigáveis ​​às metas da cidade para mobilidade, segurança, equidade e sustentabilidade ambiental? Quais são os riscos que eles representam para obstruir tráfego ou pilotar os passageiros do trânsito?

Separamos algumas das principais conclusões do estudo:

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