Bilhetagem - O que é


BILHETAGEM ELETRÔNICA

1. O que é?

A Bilhetagem Eletrônica é um sistema que revolucionou a vida do passageiro que utiliza o sistema de transporte coletivo da Grande Vitória. Os vales de papel foram substituídos por cartões magnéticos dotados de um chip de memória, que armazena os créditos equivalentes ao número de passagens que o usuário tem à sua disposição.

2. Como funciona?

O sistema é muito simples. Ao passar pela roleta, o passageiro aproxima seu cartão de um aparelho eletrônico instalado próximo ao cobrador. Esse aparelho — o Validador — desconta uma viagem do cartão e libera a roleta para que o passageiro prossiga seu trajeto. Pelo Validador, o usuário do cartão poderá acompanhar a utilização de seus créditos. Quem embarcar sem o cartão, por sua vez, poderá pagar em dinheiro.

3. Quais são as vantagens?

Uma das vantagens da bilhetagem eletrônica é a praticidade. O sistema torna mais fácil o embarque, descomplicando a vida dos passageiros, que não precisam mais aguardar pelo troco. Assim, a passagem pela roleta é mais veloz, e os tempos de viagens são reduzidos. Outra vantagem é a segurança, pois o passageiro poderá bloquear seu cartão em caso de perda ou roubo.

4. Quais são os cartões?

Atualmente, o GVBus é responsável pela emissão de sete tipos de cartões, feitos especialmente para públicos distintos que utilizam o sistema de transporte metropolitano. São eles:

4.1. Vale-transporte: é usado por trabalhadores em substituição ao vale de papel. Deverá ser solicitado pelo empregador, pessoa física ou jurídica.

4.2. Cartão Serviço: não possui limite diário de viagem e é específico para os funcionários que prestam serviços administrativos.

4.3. Estudante ou Passe Escolar: é utilizado em lugar do passe escolar de papel, mediante a emissão de cartão personalizado ao aluno, com foto, data de nascimento e filiação.

4.4. Estudante Gratuito: é usado pelos estudantes da rede pública de Ensino Médio e proporciona a redução de 100% no valor da tarifa.

4.5. Passe Fácil: pode ser adquirido por qualquer passageiro para, depois de carregado com a quantidade de créditos desejada, dispensar o pagamento em dinheiro nos ônibus e ainda usufruir da tarifa com desconto aos domingos.

4.6. Passe Livre: usado pelos usuários portadores de deficiência habilitados na forma da Lei Complementar 213/01, que possuem o benefício da gratuidade na tarifa. Além da comprovação da deficiência, deverá haver comprovação de que a situação econômica também se adequa ao exigido pela Lei.

4.7. Idoso: usado por quem tem mais de 65 anos. Com esse cartão, o idoso terá direito à gratuidade no Sistema Transcol e ainda poderá transpor a roleta e utilizar assentos disponíveis na parte traseira do veículo.

Voltar Versão para impressão

SAC do GVBus
Telefone: 2122-0233 / E-mail: sac@gvbus.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira,
de 8h às 18h20 e aos sábados, de 8h às 18h


©2012 - Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória