Skip to main content

A Bilhetagem Eletrônica é um sistema que revolucionou a vida do passageiro que utiliza o sistema de transporte coletivo da Grande Vitória. Os vales de papel foram substituídos por cartões magnéticos dotados de um chip de memória, que armazena os créditos equivalentes ao número de passagens que o usuário tem à sua disposição.,

E desde 2019, os moradores da Região Metropolitana de Vitória contam com o Bilhete Único Metropolitano, o CartãoGV, que é o mesmo cartão utilizado no sistema municipal de Vila Velha.

Ele pode ser adquirido e recarregado em vários pontos da Grande Vitória.

Como funciona?

O sistema é muito simples. Ao passar pela roleta, o passageiro aproxima seu cartão de um aparelho eletrônico instalado próximo ao cobrador. Esse aparelho — o validador — desconta uma viagem do cartão e libera a roleta para que o passageiro prossiga seu trajeto. Pelo validador, o usuário do cartão poderá acompanhar a utilização de seus créditos, porém, é importante destacar que sempre que o cartão é apresentado no aparelho, seja nos ônibus, ou nas roletas de entrada dos terminais, o valor de uma tarifa é descontado.

Importante: O pagamento da passagem para utilização do Sistema Transcol é feito apenas com o CartãoGV, que pode ser recarregado em vários pontos da região metropolitana, como as catracas dos terminais, as máquinas de autoatendimento, as lojas parceiras e também via aplicativos. Veja a lista completa dos locais de recarga aqui.

Quais são as vantagens?

Uma das vantagens da bilhetagem eletrônica é a praticidade. O sistema torna mais fácil o embarque, descomplicando a vida dos passageiros, que não precisam mais separar o dinheiro para a viagem ou se preocupar com o troco. Assim, a passagem pela roleta é mais veloz, e os tempos de viagens são reduzidos. Outra vantagem é a segurança, pois o passageiro poderá bloquear seu cartão em caso de perda ou roubo.

Outra vantagem que chegou junto com o CartãoGV foi a possibilidade de recarga online e via aplicativos (UUDI, Recarga Pay, Banestes, Kim+ e Picpay).

O bilhete único metropolitano pode ser adquirido e recarregado também nas catracas dos terminais (pagamento em dinheiro ou cartões de débito e crédito), nas máquinas de autoatendimento (terminais – aceita dinheiro, cartões de débito e crédito; Shoppings, Aeroporto de Vitória e Rodoviária de Vitória – apenas débito e crédito), nas lojas do GVBus (dinheiro ou cartões de débito e crédito)e também em estabelecimentos parceiros (somente dinheiro – facilite o troco!). Veja a lista completa no site do CartãoGV.

Visite o site do CartãoGV
Dúvidas sobre cartões

Conheça nossos cartões

Vale Transporte

Cartão Empresarial

Cartão Escolar

Escolar Gratuito

Escolar Gratuito com Comprovação de Renda

CartãoGV Cidadão

Cartão Especial

Cartão Idoso