Skip to main content

O Cartão Transcol Especial é destinado aos usuários que possuem alguma deficiência e que estejam habilitados na forma da Lei Complementar 213/01. Para solicitar o benefício, além da comprovação da deficiência, o passageiro deverá comprovar que sua situação econômica também se enquadra na legislação.

Para solicitar o benefício, é preciso fazer um cadastramento prévio, que pode ser realizado na Central Faça Fácil, nos postos de atendimento dos Terminais Laranjeiras e Vila Velha, e na Loja Central (Rua Constante Sodré, 265 – Santa Lúcia – CEP: 29055-420 – Vitória – ES. Próximo ao Centro de Convenções de Vitória).

Requisitos necessários

• Comprovação da deficiência por meio de laudo médico emitido em até 30 dias (original) em formulário da rede pública (SUS), contendo carimbo e assinatura do médico em sua especialidade, conforme tabela abaixo, onde conste a CID (versão 10).

• Comprovante de renda da família ou individual (caso resida sozinho); carteira profissional, contracheque ou extrato de pagamento do INSS (nos casos de aposentadoria ou auxílio-doença).

Caso trabalhe como autônomo (sem renda fixa) ou esteja desempregado, apresentar:

• Declaração de renda devidamente assinada, informando o rendimento familiar médio mensal, contendo assinaturas de duas testemunhas, reconhecidas em cartório. Esses documentos devem ser originais e ter, no máximo, 30 dias de emissão.

Veja alguns documentos específicos de acordo com a deficiência

DEFICIÊNCIA ESPECIALIDADE ESPECIFICIDADE
Auditiva Otorrinolaringologista Levar também exame audiométrico recente (audiometria). Máximo 60 dias.
Visual Oftalmologista O laudo deverá atestar acuidade visual em OD (olho direito) OE (olho esquerdo), segundo a tabela de Snellen.
Ostomizado Clínico Geral
Fissura Lábio Palatal Clínico Geral
Física Fisiatra, Neurologista, Ortopedista e Reumatologista
Obesidade Mórbida Endocrinologista No laudo deverá constar o índice de massa corpórea (IMC).
Renal Crônica Nefrologista
Deficiência ou doença mental Psiquiatra, Neurologista

Observação: o cidadão deverá comparecer ao órgão para a foto ser retirada no momento do atendimento (não é necessário levar foto). A previsão de entrega do cartão é de até 30 dias úteis após a solicitação.

Renovação

O cartão Cartão Transcol Especial tem validade de um ano e os usuários devem refazer o cadastro para não perder o benefício. A recomendação é que os beneficiários deem entrada na renovação com pelo menos 60 dias de antecedência para evitar a interrupção do benefício até que o processo seja concluído. Um lembrete será feito no validador dentro dos coletivos. Será exibida a mensagem “Revalidar seu Cartão. O usuário deverá procurar um dos postos de atendimento do GVBus listados abaixo, assim que receber o aviso. Por isso, é preciso ficar atento para não perder o prazo.

Loja Central: Rua Constante Sodré, 265 – Santa Lúcia – CEP: 29055-420 – Vitória – ES. Próximo ao Centro de Convenções de Vitória. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Postos de atendimento GVBus: Terminais de Laranjeiras e Vila Velha. Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, de 7h às 17h.

Central Faça Fácil: Avenida Aloísio Santos, nº 500, bairro Santo André, Cariacica. CEP: 29.144-900. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h.