GVBus

Contraste: 755 mil carros e motos, e só 11,7 mil ônibus nas ruas da Grande Vitória

A disparidade entre um número e outro evidencia que a priorização do transporte individual tem colaborado para um trânsito cada vez mais caótico e viagens mais demoradas nos horários de pico. O ônibus substitui 40 carros, e seria uma das melhores saídas para esse problema, segundo especialistas

Se você mora na Grande Vitória e acha que está cada vez mais difícil circular pelas ruas da região, pode apostar: a imensa quantidade de veículos particulares nas vias públicas é o grande vilão do problema.

São mais de 119 milhões de veículos em circulação no Brasil. No Espírito Santo, esse número chega a 2,35 milhões, com um detalhe: quase metade desse montante está concentrada na Região Metropolitana: 1,05 milhão. Ao todo, a Grande Vitória tem 755 mil carros e motos, enquanto possui apenas 11.743 ônibus registrados.

Os dados são da Pesquisa Frota de Veículos, realizada em 2023, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mas o que esses números significam para a nossa qualidade de vida e, especialmente, para a mobilidade urbana?

O impacto do excesso de veículos

Quanto mais veículos nas ruas, mais congestionamentos, mais poluição e, claro, mais tempo perdido no trânsito, principalmente nos horários de pico.

Com tanta gente utilizando o transporte individual, a infraestrutura das cidades acaba sobrecarregada, tornando a circulação mais difícil até mesmo para quem está de ônibus ou bicicleta. No final das contas, quem mais sofre com isso somos nós, que dependemos de um trânsito mais fluido para viver melhor.

Mas, o que fazer diante disso?

A resposta é: priorizar o transporte coletivo. O Sistema Transcol possui uma frota de 1.588 ônibus operantes, e atende a cerca de 15 milhões de passageiros/mês.

O ônibus, além de ser mais acessível financeiramente para grande parte da população, tem um impacto muito menor no trânsito e no meio ambiente. Dá só uma olhada:

1. Mais gente no mesmo espaço

Quando você anda de carro, está ocupando um espaço da rua que poderia ser utilizado para transportar várias outras pessoas. Já o ônibus consegue levar muita gente ao mesmo tempo.

O raciocínio é simples: enquanto um ônibus pode transportar até 70 pessoas, um carro transporta, em média, 1,2 passageiros por viagem. Sem contar que os ônibus ocupam um espaço 21 vezes menor nas vias, se comparado à grande quantidade de automóveis necessária para transportar o mesmo número de passageiros.

No fim das contas, basta um ônibus para que 40 carros deixem de estar nas ruas, segundo levantamento da Agência Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Conclusão: priorizar o transporte coletivo significa menos congestionamento e menos veículos nas vias. Ou seja, a mobilidade de todo mundo melhora.

A disparidade entre um número e outro evidencia que a priorização do transporte individual tem colaborado para um trânsito cada vez mais caótico e viagens mais demoradas nos horários de pico. O ônibus substitui 40 carros, e seria uma das melhores saídas para esse problema, segundo especialistas

2. Acessibilidade e economia

Andar de ônibus é muito mais barato do que manter um carro ou moto. Você não precisa se preocupar com combustível, manutenção, impostos, estacionamentos.

Além disso, o ônibus é acessível para populações de diferentes faixas de renda, o que faz com que o transporte coletivo seja a opção mais democrática.

No Sistema Transcol, por exemplo, é possível circular por toda a Região Metropolitana pagando uma única tarifa. E o melhor: o valor é fixo, independentemente da distância percorrida.

3. Menos poluição, mais qualidade de vida

E se você é daquelas pessoas que se preocupam com o futuro do planeta (vamos combinar, todos nós deveríamos), o transporte coletivo é a melhor escolha.

Menos carros nas ruas significa menos emissão de gases poluentes e, consequentemente, uma cidade mais limpa, saudável e agradável para todos.

4. Mais segurança

Embora muitos pensem que carros ou motos sejam mais seguros, a realidade é que, em termos de acidentes de trânsito, o ônibus é, de longe, o meio de transporte que oferece mais segurança.

Isso porque, segundo estudos, as chances de se envolver em um acidente de trânsito com um ônibus são muito menores do que em um carro ou moto.

Confira aqui um artigo completo em nosso site, mostrando os riscos de se utilizar os serviços de mototáxi, por exemplo.

O ônibus, além de ser mais espaçoso e estável, também conta com motoristas treinados e veículos mais seguros.

5. Redução do estresse

Sabe aquele estresse de enfrentar o trânsito caótico, estacionar em vagas caras ou até mesmo ficar perdido procurando por um lugar para parar?

Com o transporte coletivo, você pode deixar o volante nas mãos de um profissional e relaxar durante o trajeto. Pode ler um livro, ouvir música, ou até tirar um cochilo. O trânsito pesado, para quem vai de ônibus, é apenas uma inconveniência passageira.

Como podemos mudar essa situação?

Mudar a forma como nos deslocamos exige uma mudança de mentalidade e a adesão de políticas públicas mais eficazes.

Isso significa investir em transporte coletivo de qualidade, com ônibus modernos, rápidos e acessíveis, além de melhorar a infraestrutura das cidades para tornar o transporte público mais eficiente e atrativo.

É o que as empresas operadoras do Sistema Transcol têm feito, desde 2019, em parceria com o Governo do Estado. Com a modernização e ampliação da frota, ônibus antigos deram lugar a veículos totalmente novos, com ar-condicionado, wi-fi, motor sustentável, câmeras de videomonitoramento e elevador para cadeirante.

Já são 850 novos ônibus entregues à população desde então, e a previsão é chegar a 900 até o final de 2024. Ou seja, uma renovação de quase 60% da frota em cinco anos.

E além de moderna, nossa frota é inclusiva. Prova disso é o Transcol + Acessível, lançado no último dia 30 de outubro para substituir o antigo Serviço Especial Mão na Roda. Leia aqui os detalhes desse novo conceito de atendimento e agendamento de viagens para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida oferecido pelo Sistema Transcol.

E por que devemos apoiar o transporte coletivo?

É simples: porque um sistema de transporte coletivo eficiente e bem estruturado traz benefícios para todos. Menos congestionamento, mais qualidade de vida, mais acesso e mais igualdade social.

Menos carros e mais ônibus nas ruas significam cidades mais inteligentes, mais limpas e mais humanas. Por isso, a população também tem um papel importante nesse processo de melhoria dos deslocamentos, ao considerar o ônibus como uma opção viável de transporte.

Então, da próxima vez que você estiver no ponto de ônibus, pensando se vale a pena ou não pegar aquele transporte, lembre-se de que, além de economizar e ajudar o meio ambiente, você também estará contribuindo para uma cidade mais justa, inclusiva e tranquila para todos.

Sair da versão mobile