Procedimento é obrigatório para quem já possui o CartãoGV Escolar e quer manter a gratuidade ou o benefício da meia passagem. Sem o recadastramento, não é possível efetuar novas recargas no cartão de passe.
A volta às aulas está se aproximando. E se você é estudante e ainda não fez o recadastramento do CartãoGV Escolar, já passou da hora de correr para garantir seu benefício.
O processo é super simples e é obrigatório para quem já tem o CartãoGV Escolar, Escolar Gratuito ou Escolar Gratuito com Comprovação de Renda e quer manter a gratuidade ou o benefício da meia passagem. O aluno que não fizer o recadastro não conseguirá utilizar e nem recarregar o cartão de passagem estudantil.
O recadastramento possibilita comprovar que o estudante continua matriculado em uma instituição de ensino. Por isso, ele deve ser realizado todo ano, preferencialmente, antes do início do período letivo, para evitar o bloqueio do cartão.
Cadastro/Recadastro
O processo de cadastro e recadastro do CartãoGV Escolar é 100% digital. Basta o aluno acessar o site do GVBus, clicar em “estudantes”, “cadastro ou recadastro”, escolher a categoria do cartão e informar se ele já é ou não cadastrado no GVBus.
É necessário preencher o formulário, que deverá ser assinado e carimbado pela instituição de ensino. No caso do cadastro, isto é, para quem ainda não tem o cartão também é preciso selecionar em qual posto do GVBus irá retirar o CartãoGV Escolar.
Posteriormente, com o formulário assinado, o aluno deverá digitalizar toda a documentação obrigatória e acessar novamente o site do GVBus. Dentro da sua categoria, ele deverá selecionar o botão “enviar arquivos digitalizados” para, em seguida, inserir o número do protocolo e anexar a documentação obrigatória.
Após finalizar o recadastro, o GVBus irá analisar a documentação enviada e o aluno deve acompanhar a situação. Para isso, é preciso acessar o site de cadastro/recadastro novamente, selecionar o botão “consultar status de aprovação do cadastro” e inserir o número do protocolo.
Pendências
Ao acessar o sistema para conferir o resultado da análise feita pelo GVBus, o aluno receberá a informação se o cadastro foi aprovado, negado ou se está pendente. Neste último caso, a análise cadastral só será concluída após resolvidas as pendências.
Em todas as situações acima, o sistema informará quais orientações o aluno deverá seguir para concluir o processo de cadastramento.
Segundo a gerente administrativa dos postos do GVBus, Herta Veiga Plaster Pedrini, as principais pendências que acontecem, e que atrasam e dificultam o processo, são: falta de assinaturas (do aluno e/ou da instituição de ensino) e carimbo da escola, documentos digitalizados faltando parte do formulário ou ilegíveis, inconsistências de informações e falta de documentos.

Escolas também precisam estar regularizadas
As instituições de ensino também precisam se recadastrar para receber o código que será usado pelos seus alunos em 2025. Sem esse procedimento, o estudante não conseguirá concluir o recadastramento, usar o cartão e efetuar a compra de novos créditos.
Assim, caso o aluno verifique, ao acessar o sistema, que a escola está pendente com o recadastro, a orientação é entrar em contato diretamente com a instituição de ensino para que a mesma realize o procedimento. Regularizada a situação, o aluno deve entrar novamente no sistema.
Para mais informações, basta entrar em contato com o GVBus por meio do chat no site, da Central de Ajuda, ou do Serviço de Atendimento ao Consumidor, pelos telefones 0800 028 1810 e 3145.2650 (para ligações feitas de celular), ou e-mail sac@gvbus.com.br. O SAC funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h.