Skip to main content

Muito mais do que uma rede de ônibus, o Sistema Transcol é, há décadas, o pilar da mobilidade urbana na Região Metropolitana da Grande Vitória; uma teia de conexões que molda a rotina, impulsiona a economia e une comunidades. E nós podemos provar! Essa é a proposta da mais nova campanha do GVBus. Confira!

Quando você pega um ônibus para ir ao trabalho, à escola ou para qualquer outro destino, você embarca em uma jornada muito além das ruas das cidades. Por trás de cada viagem de transporte público coletivo há uma complexa operação que une comunidades, cria empregos e percorre milhares de quilômetros todos os dias.

Assim é o Sistema Transcol, muito mais do que apenas ônibus circulando pelas vias. E para provar isso, o GVBus acaba de lançar, nas redes sociais, a mais nova campanha “Por uma mobilidade cada vez mais humana”, em parceria com a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi).

Trata-se de uma reedição da campanha “Sistema Transcol em números”, lançada no ano passado. Assim como na edição anterior, a ideia é mostrar como o Transcol faz parte do cotidiano de milhões de pessoas. Para tanto, as postagens trazem números impressionantes do sistema, os “big numbers” que revelam como o ônibus está profundamente enraizado no dia a dia da população. Confira os detalhes a seguir.

A engrenagem da operação

A operação de um sistema de transporte público por ônibus é uma verdadeira engrenagem, em que cada parte desempenha um papel fundamental.

Começa com o planejamento das rotas e horários, levando em consideração as necessidades da comunidade e as condições do tráfego. Entram em cena, ainda, a frota de ônibus e os motoristas treinados, prontos para levar os passageiros com segurança aos seus destinos.

Nos bastidores, equipes de manutenção garantem que os veículos estejam em perfeitas condições para a operação diária.

Assim é a rotina no Sistema Transcol, que também será abordada na campanha. São 10 empresas operadoras responsáveis pela prestação do serviço de transporte coletivo na Grande Vitória. Mais de 6,2 mil empregos diretos são gerados pelo sistema, desde motoristas e mecânicos até planejadores de rotas e atendentes de bilheteria.

Muito mais do que uma rede de ônibus, o Sistema Transcol é, há décadas, o pilar da mobilidade urbana na Região Metropolitana da Grande Vitória; uma teia de conexões que molda a rotina, impulsiona a economia e une comunidades. E nós podemos provar! Essa é a proposta da mais nova campanha do GVBus. Confira!

A dimensão da conexão

Os números revelam a dimensão da operação. Só para se ter uma ideia, toda a frota junta do Transcol em circulação, percorre, aproximadamente, 360 mil quilômetros por dia, na Grande Vitória, o equivalente a 9,5 milhões de quilômetros rodados por mês.

São 630 mil pessoas transportadas diariamente, isto é, 15 milhões de passageiros que utilizam os ônibus todos os meses. Se contabilizarmos as viagens, isso representa 19,6 mil viagens por cada dia útil, que totalizam 522 mil viagens por mês pelos bairros de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Com uma frota em operação que soma 1.600 veículos, 392 linhas e uma rede composta por 10 terminais de integração, o Transcol conecta bairros, cidades e regiões inteiras, não apenas levando as pessoas aos seus destinos, mas também promovendo a acessibilidade, a mobilidade e a inclusão social, na medida em que possibilita o acesso a serviços essenciais, oportunidades de emprego e educação.

post 360mil
Primeira postagem da campanha

Conforto e sustentabilidade

Mas não basta apenas uma infinidade de veículos à disposição da população. É preciso que os ônibus sejam confortáveis e, sobretudo, ecologicamente eficientes.

Por isso, a campanha “Por uma mobilidade cada vez mais humana” também irá mostrar como as empresas operadoras do Transcol se preocupam com o meio ambiente e com a comodidade dos nossos clientes, investindo na renovação da frota, desde 2019, e em veículos mais modernos e sustentáveis.

Já são, ao todo, 763 ônibus com ar-condicionado e 152 coletivos modelo Euro 6, que possuem motor capaz de reduzir em 80% as emissões de gases poluentes.

Praticidade na compra a recarga do CartãoGV

E já que comodidade vai além das condições dos ônibus, as empresas operadoras do Sistema Transcol trabalham cada vez mais para levar praticidade aos usuários também na hora da compra e recarga do CartãoGV.

Prova disso, são os investimentos na expansão da rede de estabelecimentos parceiros para venda de créditos, e na diversificação dos pontos e formas de compra e recarga do cartão.

Entram nessa lista, as recargas por aplicativos (RecargaPay, Banestes, Pic Pay e Kim); o pagamento da tarifa diretamente pelo celular, via QR Code no validador no ônibus; as máquinas de autoatendimento (ATMs) nos shoppings, Masterplace Mall, Rodoviária, Aeroporto de Vitória, terminais de integração, nas estações do Aquaviário e no “É Pra Já”, em Viana; além das lojas do GVBus, os agentes de vendas e as catracas de entrada, estes dois últimos nos terminais.

Empregos gerados e impacto econômico

Percebe o quanto o Sistema Transcol impulsiona a economia e impacta significativamente na vida das pessoas? Estas informações que trouxemos ao logo deste artigo buscam ilustrar melhor tudo isso.

Ao mesmo tempo que cria oportunidades de negócios, o Transcol facilita o acesso aos locais de trabalho e serviços essenciais, e promove o desenvolvimento urbano, gerando empregos e impulsionando melhorias na infraestrutura das cidades.

“Por uma mobilidade cada vez mais humana”. Esse é o nosso compromisso. Acompanhe a campanha em nossas redes sociais!

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus