GVBus

CartãoGV Especial terá foto do usuário

Documento é utilizado por pessoas com deficiência para embarque gratuito no Transcol. O retorno do cartão com foto busca reduzir a discriminação nos ônibus

Documento é utilizado por pessoas com deficiência para embarque gratuito no Sistema Transcol. O retorno do cartão com foto busca reduzir a discriminação nos ônibus, já que, muitas vezes, passageiros não percebem, ao olhar, que uma criança tem deficiência. Primeiras unidades foram entregues ao coletivo “Mães Eficientes Somos Nós”

Com o objetivo de facilitar o reconhecimento das Pessoas com Deficiência (PCDs) dentro dos ônibus do Sistema Transcol, a partir de maio, o CartãoGV Especial passará a ser confeccionado com a foto dos usuários. Essa é uma conquista bastante celebrada pelas integrantes do coletivo “Mães Eficientes Somos Nós”, que foram as primeiras a receber o novo cartão com a foto das crianças do grupo. A entrega simbólica aconteceu nesta terça-feira (25), no Palácio Anchieta, em Vitória.

Qualquer pessoa que possui o CartãoGV Especial poderá utilizar a carteirinha no novo formato. Basta ir a um dos postos de atendimento do GVBus e renovar o documento.

Participaram da entrega das primeiras unidades do documento o governador do Estado, Renato Casagrande, além dos representantes da Ceturb-ES, o diretor-presidente, Marcos Bruno Bastos, o diretor de Planejamento, Marcus Perozini de Araújo, e o gerente de Atendimento ao Usuário, Gilmar Pahins Pimenta.

Campanha educativa

A confecção dos cartões especiais com foto é uma das ações da campanha educativa “Nossa compreensão é que precisa ser visível”, lançada no ano passado pelo GVBus em parceria com a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES).  A ideia é conscientizar os usuários e colaboradores do transporte coletivo sobre os direitos garantidos por lei às pessoas com deficiências não visíveis, como autistas e esquizofrênicos, por exemplo.

Um dos direitos garantidos a estas pessoas é o de usar os assentos preferenciais dentro dos ônibus. Ocorre que, em um primeiro contato, nem sempre é possível identificar que essas pessoas possuem alguma deficiência, e o fato de ocupar um assento preferencial pode ser mal compreendido pelos demais passageiros. Por isso, o retorno do cartão com foto, e a campanha, de um modo geral, são tão importantes, para conscientizar usuários e trabalhadores do sistema sobre a necessidade de se respeitar esse e outros direitos.

Coletivo

O Coletivo “Mães Eficientes Somos Nós” é um grupo criado em 2014 e composto por mães responsáveis e/ou familiares de crianças, adolescentes, jovens e adultos, que são Pessoas com Deficiência (PCDs).

Para tratar de melhorias para as pessoas com deficiência que usam o Sistema Transcol, está em fase de estudos a elaboração de uma comissão composta por servidores da Ceturb-ES e integrantes do coletivo.

Local para a realização ou renovação do Cartão Transcol Especial

Loja Central: Rua Constante Sodré, 265, Santa Lúcia – CEP: 29.055-420 – Vitória, Espírito Santo. Próximo ao Centro de Convenções de Vitória. Horário e dias de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Postos de atendimento GVBus: Terminais de Laranjeiras e Vila Velha. Horário e dias de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Central Faça Fácil: Avenida Aloísio Santos, nº 500, bairro Santo André, Cariacica. CEP: 29.144-900. Horário e dias de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 13h.

Com informações da Ceturb-ES

Sair da versão mobile