São mais de 250 pontos espalhados pela Grande Vitória. Os locais são uma alternativa para quem prefere recarregar o cartão de passagem de modo presencial nas férias. Também é possível adquirir o bilhete único nestes pontos. Há opções para pagamento em dinheiro e cartões de crédito e débito, até via QR Code dentro dos ônibus
As férias estão a todo vapor, e o calor que faz na Grande Vitória é um convite para curtir as praias, ou dar aquele rolê pelos shoppings e outros points da Região Metropolitana de Vitória. A melhor parte é que o Transcol leva você a todas as regiões, incluindo balneários, centros de entretenimento, de lazer e alimentação. E como não é possível pagar a tarifa em dinheiro dentro do ônibus, é importante estar com o CartãoGV recarregado para garantir um passeio de férias tranquilo.
A boa notícia é que comprar ou recarregar o CartãoGV nunca foi tão fácil! São mais de 250 pontos de venda espalhados pela Grande Vitória, incluindo estabelecimentos comerciais, máquinas de autoatendimento instaladas nos shoppings e terminais de integração do Sistema Transcol, além dos agentes de vendas e das lojas do GVBus. Os locais são uma opção para quem prefere adquirir os créditos do cartão de passagem de forma presencial. E é possível pagar a recarga tanto em dinheiro, quanto via cartões de crédito e débito, dependendo do ponto de venda.
No caso da compra presencial, a carga cai na hora e já pode ser usada imediatamente. A relação de todos estes locais está no site do CartãoGV, no endereço https://www.cartaogv.com.br/onde-adquirir/. Para adquirir um CartãoGV, o passageiro precisa fazer a primeira carga de no mínimo R$ 10,00.
Recarga na palma da mão
Já para quem prefere recarregar o CartãoGV de modo online, para facilitar a vida nas férias, a dica é baixar no celular um dos aplicativos disponíveis (UUDI, Recarga Pay, Banestes, Pic Pay e Kim) e efetuar a compra. As recargas via apps valem para os CartõesGV Cidadão e Escolar (em período letivo) e os créditos são efetivados em até 5 minutos* após o pagamento, que pode ser via cartões de crédito e débito, ou boleto bancário (dependendo de cada app). Para validar a compra, é indispensável apresentar o CartãoGV no validador do ônibus ou terminal, ou em um saldímetro disponível nas lojas do GVBus.
*O tempo médio para a efetivação da carga pode chegar a 1 hora ou até 24 horas, em caso de interferências técnicas. A orientação é o usuário entrar em contato com o aplicativo.
Pagamento via QR Code dentro do ônibus
Outra forma de pagar a tarifa dentro do ônibus ou nas catracas dos terminais é por meio do QR Code. Usando o app Kim, o passageiro libera a catraca diretamente pelo celular, por meio de um cartão virtual, em que o cliente gera um código na tela do aparelho para ser apresentado no validador.
Vale ressaltar que não é necessário ter o cartão físico para criar a carteira virtual e administrar os créditos e QR Codes. Ela é gerada automaticamente na primeira compra.
Para utilizar a funcionalidade, é preciso baixar o aplicativo Kim no celular, de forma gratuita, e preencher um cadastro. Em seguida, basta escolher a forma de pagamento e recarregar o CartãoGV Virtual com o valor que desejar, para em seguida gerar os QRCodes. Escolha a linha em que código será usado e embarque tranquilo!
Essa modalidade de pagamento é uma ótima opção para turistas que precisam se locomover pela região, mas ainda não têm o cartão de transporte. Lembrando que todos os pontos de chegada a Região Metropolitana, como aeroporto, Rodoviária de Vitória e terminais, já contam com máquinas de autoatendimento para aquisição do CartãoGV físico.
Veja as opções para comprar e recarregar o CartãoGV de modo presencial:
1) Compra e Recarga com os estabelecimentos parceiros
Os estabelecimentos parceiros, como farmácias, lojas e outros tipos de serviço, estão localizados em pontos estratégicos e de maior demanda e são direcionados aos usuários do CartãoGV Cidadão. A recarga é efetivada na hora!
Mas, atenção! A forma de pagamento nestes locais é somente em dinheiro. Por isso, não se esqueça de facilitar o troco na hora da compra.
Confira a lista completa e o mapa com a localização de cada um dos nossos parceiros em www.cartaogv.com.br/onde-adquirir/.
2) Compra e recarga nas máquinas de autoatendimento (ATMs) nos shoppings, aeroporto, rodoviária e Masterplace Mall
As máquinas de autoatendimento são uma opção para o usuário recarregar o CartãoGV utilizando os cartões de crédito ou débito. Esta é a única forma de pagamento aceita nestes locais. Os créditos são lançados na hora!
Há terminais de autoatendimento instalados nos shoppings* da Grande Vitória, Aeroporto e Rodoviária de Vitória e no Masterplace Mall, que fica na Avenida Reta da Penha, em Barro Vermelho, na Capital.
*Vitória: Shoppings Vitória, Norte-Sul e Centro da Praia Shopping; Cariacica: Shopping Moxuara; Vila Velha: Shoppings Praia da Costa, Vila Velha e Boulevard Vila Velha; Serra: Shopping Mestre Álvaro e Montserrat.
3) Recarga nas máquinas de autoatendimento nos terminais
As máquinas de autoatendimento também estão espalhadas pelos dez terminais de integração do Sistema Transcol. Diferente dos shoppings, aeroporto, rodoviária e Masterplace Mall, as máquinas nos terminais aceitam pagamento em dinheiro e cartões de crédito e débito. A recarga cai na hora.
As ATMs dos terminais são destinadas aos usuários dos CartõesGV Cidadão ou Escolar*.
*Para fazer o CartãoGV Escolar é preciso acessar o site www.gvbus.org.br e realizar o cadastro. Após aprovação do cadastro, o cartão ficará pronto em até 7 dias úteis e o aluno deverá se dirigir ao posto selecionado no preenchimento do formulário para retirada.
4) Compra e Recarga com agentes de vendas nos terminais
Também é possível comprar e recarregar o CartãoGV com um dos agentes de vendas. Eles atuam nos terminais de integração do Sistema Transcol e estão identificados com uniformes amarelos.
As opções de pagamento são em dinheiro, débito e crédito e a recarga cai na hora. Válido somente para o CartãoGV Cidadão.
5) Compra e Recarga nas roletas dos terminais
Ainda há a opção de comprar e recarregar o CartãoGV nas roletas dos terminais de integração do Sistema Transcol. O pagamento pode ser feito em dinheiro, ou nos cartões de débito e crédito. A recarga cai na hora.
As compras nas roletas dos terminais valem somente para o CartãoGV Cidadão.
6) Compra e Recarga nas lojas do GVBus
Outra opção para comprar ou recarregar o bilhete único, são as lojas do GVBus espalhadas pela Grande Vitória. O atendimento é para usuários do CartãoGV Cidadão ou Escolar* e o pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartões de crédito e débito. A recarga cai na hora.
As lojas do GVBus estão localizadas nos dez terminais do Sistema Transcol, na UFES e em Vitória, na Loja Central, que fica na Rua Constante Sodré, n° 265, bairro Santa Lúcia, próximo ao Centro de Convenções.
*Para fazer o CartãoGV Escolar é preciso acessar o site www.gvbus.org.br e realizar o cadastro. Após aprovação do cadastro, o cartão ficará pronto em até 7 dias úteis e o aluno deverá se dirigir ao posto selecionado no preenchimento do formulário para retirada.
7) Compra e Recarga no MobiGV
Há, ainda, a van itinerante do CartãoGV, o MobiGV. Ela leva os agentes de vendas para locais onde há grande circulação de pessoas, para que elas possam recarregar ou comprar o bilhete único. A recarga cai na hora.
Lembrando que as compras feitas na van itinerante valem somente para o CartãoGV Cidadão. O pagamento pode ser em dinheiro, ou com cartões de débito e crédito.
Confira os locais, datas e horários do MobiGV no endereço https://www.cartaogv.com.br/mobigv/.
8) Opções de compra online
Podem ser feitas pelos aplicativos UUDI, Recarga Pay, Banestes, Pic Pay e Kim. As recargas via apps valem para os CartõesGV Cidadão e Escolar (em período letivo) e os créditos são efetivados em até 5 minutos* após o pagamento, que pode ser via cartões de crédito e débito, ou boleto bancário (dependendo de cada app). Para validar a compra, é indispensável apresentar o CartãoGV no validador do ônibus ou terminal, ou em um saldímetro disponível nas lojas do GVBus.
*O tempo médio para a efetivação da carga pode chegar a 1 hora ou até 24 horas, em caso de interferências técnicas. A orientação é o usuário entrar em contato com o aplicativo.
Outra forma de pagar a tarifa dentro do ônibus ou nas catracas dos terminais é por meio do QR Code. Usando o app Kim, o passageiro libera a catraca diretamente pelo celular, por meio de um cartão virtual, em que o cliente gera um código na tela do aparelho para ser apresentado no validador.
Foto: Arquivo GVBus / Antônio Cosme