GVBus

Governo lança campanha contra assédio dentro dos ônibus do Transcol

A ideia é incentivar as denúncias e coibir os casos de assédio sexual que acontecem no transporte coletivo da Grande Vitória

“Só quem é mulher sabe, mas todo mundo pode ajudar”. Ajudar denunciando, ajudar não permitindo que a violência contra a mulher siga acontecendo. O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) e da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), lançou nesta segunda-feira (13), no Terminal de Jardim América, em Cariacica, a campanha para conscientizar as pessoas sobre os casos que ocorrem dentro dos coletivos que trafegam pela Grande Vitória, com o objetivo de incentivar as denúncias de situações como essas e coibir o assédio sexual.

Com depoimentos reais de mulheres que já sofreram assédio sexual dentro do transporte público, com as hashtags #sóquemémulhersabe #todomundopodeajudar #eunãoaceitoassédio, além de imagens espalhadas pelos terminais e ônibus, as peças serão veiculadas em diversas mídias e pretendem mostrar que os casos são mais comuns do que se imagina e que precisam ser denunciados.

Em um dos vídeos produzidos, uma das vítimas relata que, mesmo a presença dos filhos não inibiu o home de cometer o crime. “Ele colocou a mão na minha perna”, relatou.

A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) informou que há 10 anos existe um número para receber reclamações, denúncias e sugestões dos usuários do Transcol (0800 039 1517), mas nunca foi registrado algum caso de abuso sexual. O órgão orienta que em caso de constrangimento, as vítimas liguem para o Disque-Denúncia 181.

Ações de conscientização serão realizadas nos terminais. A previsão é de que seja realizado um treinamento para que motoristas e cobradores estejam preparados para lidar com a situação.

Essa não é a primeira campanha educativa promovida pelo estado no transporte público. Desde 2015 os usuários do Transcol foram incentivados a promover a boa convivência dentro dos ônibus por meio do slogan “Pare e Pense no Coletivo”, com os temas: respeito aos assentos prioritários destinados aos idosos e gestantes; não praticar o assédio sexual; usar o fone de ouvido para ouvir música dentro dos ônibus; não fumar nos terminais e não pular as roletas.

Saiba mais aqui!

Sair da versão mobile