Skip to main content

A Semana Nacional do Trânsito acontece de 18 a 25 de setembro, e para aproveitar a data, o GVBus trouxe dicas importantes que irão te ajudar a construir um trânsito mais seguro. Confira tudo sobre a campanha e veja como colaborar com esta causa.

O celular toca. Você se levanta da cama, toma banho, prepara o café, se arruma, pega o transporte e segue para o seu compromisso. É a rotina. Todo mundo tem uma.

Acontece que nesse movimento de fazer sempre as mesmas atividades, o nosso cérebro acaba entrando no famoso “piloto automático”, um inimigo da atenção. É aí que mora o perigo, principalmente quando estamos no trânsito. 

De carro, ônibus, a pé, moto ou de bicicleta, se deslocar pelas cidades é parte do nosso dia a dia, e aquele tempo que levamos para chegar ao trabalho e à escola, por exemplo, vira uma sucessão de comportamentos repetitivos que, por ser prejudicial a nossa capacidade de atenção, pode levar a sérias consequências.

Não é à toa que os acidentes de trânsito já fazem parte do nosso cotidiano. A boa notícia é que você pode mudar essa realidade!

A Paz no trânsito começa por você

Na Semana Nacional do Trânsito, que vai de 18 a 25 de setembro, o GVBus preparou este artigo, com dicas de como você pode contribuir para um trânsito mais seguro.

Nossa iniciativa busca por em prática o tema da campanha este ano – “Paz no trânsito começa por você” -, que, aliás, foi escolhido por votação popular, diferente dos anos anteriores. 

A ideia da campanha é conscientizar a população sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito. E, claro que, mais uma vez, o GVBus apoia esta causa! 

Confira as nossas dicas:

Troque o carro pelo ônibus

Um ônibus tem capacidade para transportar, de uma só vez, 80 pessoas. Já para levar essa mesma quantidade de passageiros, são necessários 55 carros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), levando em consideração uma média de 1,5 passageiros transportados por carro.

Isso significa que, ao optar pelo transporte coletivo, você ajuda a reduzir o número de veículos nas ruas. Tirando os carros das ruas, menos acidentes, menos mortes.

A certeza de viajar com motoristas treinados

Por falar em trânsito seguro, no Sistema Transcol, nossos motoristas são profissionais treinados para lidar com diferentes condições de estrada e clima. 

Além disso, os motoristas de ônibus repetem frequentemente a mesma rota, o que permite que eles conheçam todos os pontos de risco, as imperfeições da pista e os locais de maior movimento.  

Nas empresas operadoras do Sistema Transcol, os condutores passam constantemente por treinamentos para se manterem atualizados. E nesses treinamentos, dirigir com atenção é um tema que está sempre em destaque.

Se faltavam motivos para você trocar o carro pelo ônibus, a segurança já é uma boa justificativa.

Aproveite e dê uma olhadinha nas nossas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn). Lá, você também encontra uma série de informações – inclusive sobre a semana – que irão te ajudar a tornar o trânsito mais seguro.

A Semana Nacional do Trânsito acontece de 18 a 25 de setembro, e para aproveitar a data, o GVBus trouxe dicas importantes que irão te ajudar a construir um trânsito mais seguro. Confira tudo sobre a campanha e veja como colaborar com essa causa.

Combinação de fatores leva a 34 mil mortes por ano em acidentes

Mas é preciso ter em mente que os acidentes de trânsito são resultado de uma combinação de fatores, como: excesso de velocidade, veículo em mau estado de conservação, falta de atenção.  

Por isso, respeite o limite de velocidade. Evite dirigir cansado e com sono, pois isso pode prejudicar sua concentração. Verifique se o seu veículo está em boas condições. A sua segurança também reflete na dos demais.

O Brasil é o terceiro país que mais registra mortes no trânsito, só perdendo para a Índia e China, segundo relatório mais recente da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Desde 2021, são quase 34 mil brasileiros mortos no trânsito anualmente. Na maioria jovens e em acidentes que ocorrem em centros urbanos e não nas rodovias. E mais: as motos estão envolvidas em 54% de todos os sinistros registrados e respondem por mais de quatro em cada dez mortes no trânsito.

Pedestre e passageiro também são responsáveis

Mas não pense que é só quem está na direção que precisa ter atenção redobrada no trânsito. Tanto o pedestre quanto o passageiro do ônibus também têm sua parcela de responsabilidade.

Se você está a pé, atravesse na faixa e olhe para os dois lados antes de atravessar. Mantenha a distância do meio-fio ao caminhar pelas calçadas e evite distrações, como celular ou fone de ouvido, enquanto cruza a via. 

E se você é nosso passageiro, converse com motorista somente o necessário, para evitar que ele se distraia. Respeite os demais passageiros. Não transporte objetos que podem trazer riscos a você ou aos outros. Seja educado com todos.
 
Lembre-se: a segurança dos viajantes não se limita apenas às empresas operadoras, mas também ao passageiro. E sempre siga e respeite as normas de trânsito. 

A Semana

A Semana Nacional de Trânsito está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Este é um momento em que todos os órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito são convocados a participar de ações que mobilizem a sociedade.

Simultaneamente a este período, acontece a Semana Nacional da Mobilidade, que celebra o Dia Mundial sem Carro, comemorado em 22 de setembro. A ideia é promover a reflexão sobre a forma como nos deslocamos nas cidades e os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.

 

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus