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Campanhas educativas realizadas pelo GVBus ao longo do ano levaram informação e prestação de serviço ao usuário do Sistema Transcol. Relembre todas elas!

Final de 2023 e, como de costume, o GVBus aproveita para relembrar os principais acontecimentos que marcaram o Sistema Transcol ao longo do ano, além, é claro, de trazer as expectativas das empresas operadoras para os próximos meses. Mas, desta vez, resolvemos ir além. 

Foram tantas as campanhas educativas de sucesso que realizamos este ano, seja nas redes sociais do GVBus (Facebook, Instagram, X e LinkedIn) ou, também, fora delas, como nos ônibus e terminais de integração, que pensamos: por que não relembrar estas ações? 

Da importância das faixas exclusivas para ônibus, até dados que mostram como o coletivo é indispensável para a economia e mobilidade da população, vários foram os assuntos abordados. Entram nesta lista, ainda, as peças produzidas para conscientização sobre as deficiências não visíveis, as formas de pagamento da tarifa via recargas por aplicativo e diretamente com o celular, por QR Code, e até as collabs com o blog Guia Capixaba, uma novidade em nossas estratégias de comunicação.

Importante lembrar que todas as campanhas foram elaboradas com o objetivo de informar e trazer mais conforto e praticidade ao usuário do transporte coletivo da Grande Vitória. O que não faltou foi informação e prestação de serviço de qualidade. Vale a pena recordar!

É o que você vai conferir neste artigo. Vem com a gente!

O Transcol te leva!

Saber com antecedência as linhas, horários e itinerários dos ônibus é um adianto para quem precisa utilizar o transporte público coletivo. Pensando nisso, o GVBus aproveitou o verão e preparou a campanha O Transcol te leva, que reúne todas estas informações e outras dicas. 

Os posts foram divididos em três momentos. O primeiro, Férias na praia, trouxe dicas de praias e pontos turísticos para passear durante as férias de janeiro, incluindo a Ilha das Caieiras, na Capital, Setiba e o Parque Estadual Paulo César Vinha, ambos em Guarapari. Confira aqui todas as informações sobre essa primeira fase.

A segunda etapa, O CartãoGV te leva para a escola!, foi direcionada aos estudantes, e aproveitou a proximidade da volta às aulas para alertar quanto ao prazo do recadastramento do CartãoGV Escolar, procedimento que deve ser feito todo ano. 

E para fechar, O Transcol te leva para o Carnaval mostrou como chegar de ônibus aos desfiles das escolas de samba de Vitória, no Sambão do Povo, no Centro, e em outros locais do Centro da Capital e balneários da Região Metropolitana, que costumam ferver durante a folia.

Para consultar os horários e itinerários das linhas, cada post possui um QR Code. Basta apontar a câmera do celular para o código estampado na arte, para ter acesso às informações.

Hoje eu vou de compra de créditos via apps ou QR Code

Essa foi pensada especialmente para quem não abre mão da comodidade na hora de pagar a passagem no Transcol. A campanha Hoje eu vou de… teve como foco as formas de pagamento on-line.

Hoje eu vou de QR Code mostrou como pagar a tarifa diretamente pelo celular, via QR Code no validador do ônibus. Hoje eu vou de compra de créditos via apps reuniu informações sobre as recargas do CartãoGV por aplicativos (Recarga Pay, Banestes, Pic Pay e Kim), incluindo como validar os créditos e tempo necessário para a compra cair no cartão.

Na época, publicamos um artigo em nosso site com todos os detalhes, incluindo as demais formas de compra e recarga do CartãoGV. Acesse aqui o texto.

Sistema Transcol em números

A campanha Sistema Transcol em Números buscou mostrar, por meio de dados e demais informações, a importância do transporte público coletivo da Grande Vitória. Além de atender a maior parte da população, que é quem utiliza o ônibus, o sistema gera empregos, movimentando a economia.

São mais de 6,2 mil postos de trabalho ativos e 15 milhões de passageiros transportados por mês. Motoristas, fiscais, cobradores, mecânicos e funcionários administrativos trabalham duro todos os dias para colocar em circulação mais de 1.600 ônibus, que, juntos, percorrem, em média, 10 milhões de quilômetros por mês dentro da Região Metropolitana. 

Acesse aqui matéria completa

Aqui o papo é reto. #sóoficial é garantido

Este foi o nome da campanha criada a fim de alertar para possíveis perfis falsos do GVBus nas redes sociais e em outros canais da internet. As peças foram divulgadas em duas etapas. A primeira delas foi ao ar em abril, e a segunda, mais recentemente, em novembro.

As postagens buscam auxiliar os usuários do sistema a não caírem em golpes. Para isso, foram repassadas dicas de como identificar perfis falsos no Facebook, Instagram, X (antigo Twitter) e LinkedIn, além dos sites e telefones de contato que são confiáveis para acesso ao GVBus.

Aproveita e clique aqui para conferir mais informações. 

O Transporte Coletivo é de Todos e para Todos

A campanha educativa O Transporte Coletivo é de Todos e para Todos foi pensada para mostrar a pluralidade e a abrangência do transporte coletivo.

Divulgada nas redes sociais do GVBus, ela abordou temas sociais, como a comemoração de datas que marcam a luta pelo fim da descriminação racial ou pelo direito à diversidade sexual, entre outros.

Mas o tema de maior repercussão foi a conscientização sobre os direitos e deveres das pessoas com deficiências não visíveis, aquelas que não podem ser percebidas logo de cara, como autismo, transtorno de déficit de atenção, surdez ou baixa visão, por exemplo. O objetivo é conscientizar a população sobre o assunto, incluindo passageiros, motoristas e demais colaboradores do Sistema Transcol. 

O momento escolhido para divulgação foi a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada entre 21 e 28 de agosto.

O Motorista do Grupo Santa Zita, José Vaccari, foi quem estrelou o vídeo da campanha, em que mostrou os cordões de girassol e de quebra-cabeça, usados oficialmente para identificar pessoas nessa condição. A publicação teve mais de 73 mil visualizações, um sucesso de alcance!

Acesse aqui o vídeo e demais informações sobre o assunto.

Adesão às campanhas para um trânsito seguro

Aproveitando as campanhas nacionais de conscientização para um trânsito seguro, o GVBus, mais uma vez, aderiu à Semana Nacional do Trânsito e ao Maio Amarelo.

Com o objetivo de alertar a população para os altos índices de mortes e feridos em acidentes, no Maio Amarelo, além de posts sobre o assunto, preparamos um artigo com dez dicas de como promover a vida no trânsito. Confira aqui o texto em nosso site.

Já na Semana Nacional do Trânsito, realizada todos os anos entre 18 e 25 de setembro, a mensagem Eu sei o caminho da mobilidade sustentável deu início à série de postagens educativas em alusão à campanha.

Cada postagem contém a frase “eu sei”, seguida de uma mensagem referente ao assunto: Eu sei o caminho para um trânsito mais humano e Eu sei que hoje posso fazer a diferença (um indicativo ao Dia Mundial sem Carro, comemorado em 22 de setembro).

Unidos contra o câncer de mama e o de próstata

Assim como nos anos anteriores, em 2023, o GVBus abraçou as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.

A campanha Prevenção, um toque de vida contra o câncer focou na conscientização para o diagnóstico e prevenção do câncer de mama, enquanto Prevenir é a direção foi direcionada à luta contra o câncer de próstata.

Ambas as iniciativas reuniram dicas de como prevenir as doenças, fatores de risco e formas de diagnóstico.

Exclusivas para ônibus. Bom para todos

Já a série Exclusivas para ônibus. Bom para todos mostra as 10 vantagens das faixas exclusivas para ônibus. Cada uma delas está distribuída em dez posts publicados ao longo de novembro e dezembro.

As postagens remetem à experiência da Linha Verde, na Terceira Ponte, inaugurada há poucos meses, em 27 de agosto, mas que já caiu no gosto de motoristas e passageiros do Sistema Transcol, e até de condutores dos demais modais, que também foram beneficiados com a redução no fluxo de veículos.

Entre as vantagens das faixas exclusivas, estão o aumento da velocidade operacional dos ônibus; o compartilhamento justo e racional dos espaços da cidade; racionalização da operação com a otimização da frota; além da redução do consumo de combustíveis (até 30%) e da emissão de poluentes (até 40%). Todas elas foram abordadas na campanha.

Collabs com o Guia Capixaba

Em 2023, o Sistema Transcol também foi destaque no perfil  Guia Capixaba. A influenciadora Giovana Duarte, que comanda o perfil no Instagram, mostra que é possível passear pela Região Metropolitana da Grande Vitória gastando pouco e de forma prática, de ônibus. Foram três reels feitos em colaboração com o @passageirocidadao, uma parceria inédita no GVBus.

As dicas de passeio incluíram a região da Prainha, em Vila Velha, o balneário de Nova Almeida, na Serra, e a decoração de Natal no Parque Moscoso, em Vitória.

Além de dicas de linhas que levam aos locais, a influenciadora explicou como utilizar o QR Code para pagar a passagem direto pelo celular. Também provou que é possível planejar a viagem com antecedência, consultando os horários das linhas pelo aplicativo ÔnibusGV ou pelo site da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES).

As publicações tiveram mais de 1.700 curtidas. Um sucesso!

Planner GVBus

E nós não poderíamos esquecer do Plannerbus. O planner do GVBus foi atualizado e ganhou uma versão 2023, com dicas de organização e de como deixar o dia mais produtivo.

O material não possui datas pré-definidas. Ou seja, ela é atemporal, podendo ser usado a qualquer momento, inclusive em 2024.

Confira aqui tudo sobre a ferramenta e aproveite para baixas o seu Plannerbus também!

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

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