Skip to main content

Inovação: serão, ao todo, quatro ônibus elétricos que farão parte da frota do Sistema Transcol. Primeira unidade já começa a operar no mês de outubro, e o restante, a partir de novembro. São os primeiros coletivos elétricos produzidos na América Latina. A tecnologia é 100% nacional

“É um passo gigantesco que se dá em termos de inovação e sustentabilidade. E isso só foi possível graças a um esforço conjunto dos consórcios operadores e do Governo do Estado”. Foi assim que o integrante do Comitê Executivo do GVBus, Fábio Cançado, definiu a chegada do primeiro dos quatro ônibus elétricos do Sistema Transcol, durante discurso realizado na manhã desta terça-feira (27), em solenidade no Parque da Cidade, em Laranjeiras, na Serra. O evento contou com a presença de autoridades, representantes do setor de transportes e colaboradores das empresas operadoras. Os veículos, todos entregues pelo GVBus, são os primeiros coletivos elétricos produzidos na América Latina. E mais: com tecnologia 100% nacional.

A primeira unidade irá operar a linha 515, que faz o itinerário Terminal de Laranjeiras ao Terminal de Campo Grande, via Avenida Beira-Mar, em Vitória. A previsão é de que o ônibus comece a circular em outubro, após a conclusão dos trâmites de licenciamento. Os outros três coletivos devem operar a partir de novembro.

“Os outros três ônibus devem começar a circular em novembro. Mas as empresas operadoras já estão treinando os motoristas para atuar nos novos coletivos. Este é o primeiro ônibus totalmente elétrico da Região Metropolitana da Grande Vitória. Todos eles possuem recarga rápida e piso baixo, que faz com que ônibus fique no nível da calçada, o mais próximo do meio fio. Nós temos aqui o que há de mais moderno e sustentável em termos de transporte público”, destacou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

Durante a entrega da primeira unidade dos ônibus elétricos, os participantes realizaram um passeio pela região dentro do coletivo, quando tiveram a oportunidade de conferir os diferenciais do veículo em relação aos ônibus movidos a diesel.

A presidente da Eletra, empresa integradora e responsável pela montagem dos ônibus, Milena Braga Romano, destacou a importância da entrega. “É o início de um grande desenvolvimento para a mobilidade urbana. A transição do diesel para o elétrico exige desafios, como toda mudança, desafios estes que precisam ser enfrentados, e os empresários foram corajosos, enfrentaram isso com a gente quando decidiram trazer o primeiro ônibus elétrico produzido no Brasil”, afirmou.

Também participaram da solenidade de entrega, os integrantes do Comitê Executivo do GVBus, Anderson Lopes, Murilo Lara, Fábio Cançado e Adi Gama, além do Diretor Executivo do GVBus, Elias Baltazar, e dos empresários Hamilton Soares Júnior, Marcelo Azevedo e Edir Andrade .

Tecnologia 100% nacional

Os ônibus elétricos, chamados de e-Bus, têm 12,5 metros de comprimento e capacidade para 70 passageiros. Eles foram fabricados, em parceria, pelas empresas nacionais, Mercedes-Benz (chassi), Caio (carroceria), WEG (motor elétrico e baterias) e Eletra (montagem), sendo a Eletra a integradora. Todos os veículos são equipados com ar-condicionado, wi-fi e sistema InBus, que permite visualizar a lotação dos ônibus, além de frenagem regenerativa, que possibilita recargas a cada frenagem.

Depois de entregues, os quatro ônibus elétricos circularão nas linhas troncais que abrangem a Região Metropolitana da Grande Vitória. Cada um dos veículos tem autonomia de 120 a 150 quilômetros, com recarga de oportunidade, e velocidade máxima de 60 quilômetros por hora. Ao entrar em operação, esses veículos irão fornecer informações de viabilidade para a renovação de futura.

Renovação da Frota

Os ônibus elétricos fazem parte de um conjunto de investimentos realizados pelos consórcios operadores em parceria com o Governo do Estado, desde o início de 2019, para modernização e ampliação da frota do Sistema Transcol. Até o final deste ano, serão 654 ônibus novos entregues como parte da renovação da frota, todos com ar-condicionado.

As melhorias tecnológicas incluem, ainda, a adoção do bilhete único e a inclusão de novas funcionalidades no aplicativo Ônibus GV, como a consulta em tempo real da lotação de ônibus (In Bus), além da renovação total da frota do Serviço Especial Mão na Roda e o aumento da frota do serviço Bike GV.

Em 2021, o Sistema Transcol também passou a operar as linhas alimentadoras de Vitória, ofertando mais opções e a possibilidade de deslocamentos metropolitanos para moradores da Capital, por meio do sistema de conexões, entre outros benefícios. O mesmo sistema já está sendo usado no município de Viana para facilitar o deslocamento entre os bairros e para o atendimento até o Centro de Fundão.

Crédito foto: Antônio Cosme
Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus