Skip to main content

O GVBus preparou uma lista do que as empresas operadoras do Sistema Transcol têm feito para minimizar os impactos do setor de transporte ao meio ambiente. Investir na frota sustentável é uma das ações; já são mais de 840 novos ônibus, mais modernos e menos poluentes, entregues desde 2019.

Você já parou para pensar em como as suas escolhas diárias podem impactar o meio ambiente? O veículo que você utiliza para se locomover nas cidades, por exemplo, faz toda a diferença na saúde e no bem-estar de todos nós.

Menos poluição, menos estresse, mais movimento e mais conexão. É isso que o transporte público coletivo proporciona às pessoas. Basta ver os benefícios que o ônibus traz, se comparado aos demais veículos.

No Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, publicamos um post em nossas redes sociais com todas essas vantagens. Acesse aqui e saiba mais! 

Já neste artigo, reunimos o que o Sistema Transcol tem de melhor para prestar um serviço cada vez mais sustentável aos passageiros. Vem com gente e confira como as empresas operadoras apostam na proteção do meio ambiente.

Frota mais ecológica

Com a modernização da frota e a introdução de ônibus mais ecológicos, o Transcol está contribuindo para melhorar o ar que respiramos. Foi o que aconteceu a partir de 2019, quando as empresas operadoras, em parceria com o governo do Estado, passaram a investir na ampliação e renovação da frota, com ônibus mais modernos e menos poluentes.

Já são mais de 800 novos ônibus entregues à população desde então, e serão cerca de 890 até o final de 2024. Ou seja, uma renovação de 50% da frota em cinco anos.

Todos os coletivos adquiridos têm ar-condicionado, wi-fi a bordo e motores mais sustentáveis. Sem contar os carros com motor Euro 6, que têm capacidade para reduzir em 80% as emissões de gases poluentes na atmosfera. Até o final de setembro deste ano, a previsão é que 275 ônibus desse modelo estejam integrados à frota do Transcol. 

Um veículo híbrido, que utiliza tanto diesel quanto gás como combustível, e quatro ônibus elétricos, todos estes para testes de desempenho, também fazem parte dos investimentos de olho em uma frota cada vez mais sustentável.

O GVBus preparou uma lista do que as empresas operadoras do Sistema Transcol têm feito para minimizar os impactos do setor de transporte ao meio ambiente. Investir na frota sustentável é uma das ações.

QualiAr

O Prêmio Fetransportes de Qualidade do Ar – QualiAr atesta os níveis de gases poluentes emitidos na atmosfera pelo setor de transportes. Assim, aquelas empresas que se enquadram nos índices de emissão tolerados, são premiadas.

É o que acontece todos os anos com as empresas operadoras do Sistema Transcol, que garantiram 100% de aprovação na frota nas aferições realizadas e foram contempladas com o Prêmio.

Clique aqui e saiba mais sobre a premiação.

Coleta seletiva nas garagens

Dentro das garagens das empresas operadoras do Transcol, o compromisso com o meio ambiente também é diário. Prova disso é que as empresas operadoras desenvolvem programas de coleta seletiva dentro das próprias garagens, com destinação correta dos resíduos gerados e a conscientização dos colaboradores quanto ao descarte ambientalmente adequado.

Todo o lixo gerado é separado entre o que é reutilizável, reciclável, lixo comum e resíduo perigoso, e, em seguida, os materiais são enviados para empresas terceirizadas, para destinação correta. Tudo é feito de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305/2010.

A Santa Zita Transportes, a Viação Grande Vitória e a Unimar são algumas das operadoras que praticam a coleta seletiva. E a iniciativa deu tão certo, que rendeu até prêmio internacional, com o Projeto Transcol Mais Sustentável.

Mais qualidade de vida

Com todos estes benefícios, fica fácil priorizar o transporte público no dia a dia.

Ao optar pelo Transcol, você está escolhendo um meio de transporte que se preocupa com sua saúde e bem-estar. Então, da próxima vez que estiver planejando sua rota, lembre-se: o Transcol não é apenas um ônibus, é um caminho para uma vida mais saudável, sustentável, ecológica e justa!

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus