O Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) representa as 10 empresas operadoras do Sistema Transcol: Expresso Santa Paula, Serramar Transporte Coletivo, Vereda Transporte, Viação Praia Sol, Viação Serrana, Viação Grande Vitória, Nova Transporte, Santa Zita Transportes Coletivos, Unimar Transportes e Viação Satélite.
O GVBus também representa três consórcios integrantes do transporte metropolitano: o Consórcio Cidadania, responsável pelo planejamento e operação do Serviço Especial Mão-na-Roda; e os consórcios Atlântico Sul e Sudoeste, responsáveis pela operação do Sistema Transcol.
Essas empresas empregam cerca de 6,5 mil pessoas de forma direta, entre motoristas, manobreiros, cobradores, fiscais, mecânicos, serventes, capoteiros e funcionários administrativos, que fazem todos os dias um trabalho contínuo para atender aos cidadãos. No total, são transportados cerca de 15 milhões de passageiros/mês, sendo percorrido 9,2 milhões de quilômetros/mês.
Dos 15 milhões de passageiros atendidos por mês, 12,3 milhões são pagantes, sendo que cerca de 5,8 milhões utilizam o vale-transporte, pago quase integralmente pelos empregadores. O Sistema Transcol tem uma das menores tarifas por quilômetro rodado do Brasil. Hoje, para acessar o transporte coletivo, os passageiros utilizam o Bilhete Único Metropolitano, o CartãoGV.
Atualmente, a frota operante do transporte coletivo engloba 1.609 ônibus, entre articulados, convencionais e micro-ônibus que fazem circular 392 linhas. São cerca de 522 mil viagens. É importante destacar que após o início da renovação de frota, ocorrido em 2019, já temos mais de 60% dos coletivos equipados com ar-condicionado e rede wi-fi. Para garantir o bom funcionamento da frota, a cada três meses todos os veículos são vistoriados em parceria com a Ceturb-ES, prevenindo assim acidentes e quebra dos ônibus.