GVBus

Ônibus é opção para fugir do trânsito, diz reportagem

Matéria veiculada na TV Gazeta mostra como o transporte público é a melhor opção para fugir do trânsito na Grande Vitória. Um ônibus nas ruas equivale a 55 carros a menos, segundo estudo citado pela reportagem.

Na velocidade em que a Grande Vitória cresce, a frota de veículos aumenta. São quase 950 mil veículos em circulação na Região Metropolitana, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e é nos horários de pico, como no fim da tarde, que o trânsito se intensifica.

As informações foram divulgadas pela TV Gazeta, em reportagem que foi ao ar nos jornais Boa Noite Espírito Santo e Bom Dia Espírito Santo, nos dias 30 de abril e 1º de maio, respectivamente.

Uma alternativa para fugir dos congestionamentos é trocar o carro pelo transporte público coletivo. É o que apontam os especialistas, segundo destacou o repórter Vinícius Colini, na matéria.

Matéria veiculada na TV Gazeta mostra como o transporte público é a melhor opção para fugir do trânsito na Grande Vitória. Um ônibus nas ruas equivale a 55 carros a menos, segundo estudo citado pela reportagem.

Um ônibus: menos 55 carros nas ruas

Para comprovar a afirmação dos especialistas, a reportagem traz números interessantes extraídos de um estudo de mobilidade realizado em São Paulo, que compara o transporte de pessoas em carro e ônibus.

Só para se ter uma ideia, um ônibus tem capacidade para transportar, de uma só vez, 80 pessoas. Já para levar essa mesma quantidade de passageiros, são necessários 55 carros, segundo o levantamento citado pela reportagem.

Para efeito comparativo, um ônibus ocupa 13 metros de espaço na via, enquanto 55 carros ocupam 96 metros de comprimento, conforme a pesquisa.

Os números revelam como o transporte coletivo é essencial nas cidades, na medida em que, quanto mais pessoas utilizam os ônibus, menos carros saem às ruas e, consequentemente, menores são os congestionamentos.

Investimentos impulsionam a mobilidade

A matéria de A Gazeta também traz algumas ações realizadas pelo Poder Público, a fim de melhorar a mobilidade urbana na Região Metropolitana. 

Em nota enviada à reportagem, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), informa os investimentos em infraestrutura viária realizados, incluindo a ampliação e modernização da frota do Sistema Transcol, além da reforma da Terceira Ponte (com implementação da linha verde). 

A nota ainda destaca: transporte público coletivo tem prioridade nos investimentos feitos pelo Executivo estadual. 

Viu só como o ônibus é indispensável? Então, deixe o carro na garagem e vá de Transcol!

Ficou curioso para ver a reportagem? Acesse aqui e assista!

Sair da versão mobile