De acordo com o Ministério da Saúde, o ônibus é um dos modais mais seguros, responsável por apenas 0,48% das mortes no trânsito
Dentre os 10 modais que provocam acidentes com vítimas fatais no trânsito no Brasil, o ônibus ocupa a nona posição, sendo assim, o segundo menos perigoso, com 0,48% dos acidentes registrados. O modal perde apenas para os triciclos motorizados, que representam 0,13% dos casos.
Os dados são do Ministério da Saúde e foram divulgados pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU, na edição 42 da Revista NTUrbano. Chama atenção o fato de que os ônibus transportam 24% da população, mas apenas uma em cada 200 vítimas de acidentes de trânsito estava a bordo de um coletivo.
Números que mostram que, além de ser um meio de transporte democrático, que leva pessoas a vários lugares, o ônibus é um dos mais seguros quando se trata de segurança viária.
Leia também: ônibus representa menor índice de acidentes no trânsito
No topo, com liderança absoluta, as grandes causadoras de acidentes fatais são as motocicletas, que causam 32,23% de vítimas nas estradas brasileiras. Em segundo lugar, os automóveis, que representam 22,97% dos casos. Além disso, esses dois modais respondem pelo maior percentual de óbitos e feridos no trânsito.
Em terceiro lugar estão os acidentes em que a condição da vítima ou o tipo de veículo não foi identificado, com 20,28%.
Seguindo a lista, aparecem os pedestres, que estão classificados em quarto lugar, com 16,49%. A seguir, em quinto, os ciclistas, responsáveis por 3,38% da fatia. Representando 2,01%, em sexto lugar, estão os ocupantes de veículo de transporte pesado. Já em sétimo e oitavo, estão os ocupantes de veículos especiais a motor e caminhonetes, com 1,17% e 0,86%, respectivamente. E em décimo e último lugar, os triciclos motorizados, representando 0,13%.