GVBus

Paixão: jovem busólogo transforma recicláveis em miniaturas do Transcol

Pedro Augusto Pereira, de apenas 7 anos, coleciona várias miniaturas de coletivos, desde aquelas adquiridas em lojas até as que ele próprio produz com materiais recicláveis. Paixão por ônibus, que inclui o Transcol como o preferido, começou aos 4 anos de idade

Uma paixão que teve início por volta dos 4 anos de idade. Foi nessa época que Pedro Augusto Pereira, hoje com 7 anos, morador do bairro Prolar, em Cariacica, começou a demonstrar seu amor pelos ônibus, em especial, os do Sistema Transcol. O motivo dessa preferência? “O transcol transporta pessoas de todos os lugares do mundo!” explicou o busólogo, como ele mesmo se autointitula.

No início, Pedro Augusto gostava dos coletivos de brinquedo, fabricados de plástico, e sempre que havia oportunidade pedia um de presente aos familiares. Até que ele passou a confeccionar as próprias miniaturas.

“Ele retirava as rodas dos ônibus de plástico e, com isso, montava os próprios coletivos. Como ele queria um transcol, ele teve a ideia de usar caixas de leite para fazer as miniaturas”, conta a mãe de Pedro Augusto, a empreendedora Elisangela Pereira.

E lá se foram muitas caixas de leite assim. “Pedro bebe todo o leite em um dia, só para usar a embalagem para fazer os ônibus. Quando eu vou ver, ele mesmo já lavou as caixas e montou os ônibus”, ressalta a mãe do jovem.

Chama a atenção nas miniaturas a riqueza de detalhes. As tampas das caixas de leite se transformam nas rodas dos ônibus, que também são desenhadas em folhas de caderno. Lápis de cor, palitos de churrasquinho ou de picolé são utilizados para fixar as rodas. Alguns coletivos são identificados com o número e o nome da linha, sinal de wi-fi, além do logotipo do CartãoGV. Ao todo, são aproximadamente 20 unidades fabricadas pelo jovem, incluindo réplicas do Mão na Roda, do BikeGV, do modelo Apache Vip V – preferido dele – e até dos articulados.

Apesar da pouca idade, Pedro Augusto sabe de cor as informações técnicas dos ônibus do Sistema Transcol, como chassi, carroceria, modelo e ano de fabricação, dados que ele aprendeu por meio de vídeos no Youtube e ao observar os coletivos em circulação nas ruas, diariamente.

E o jovem já tem planos para o futuro. “Quando eu crescer, quero fazer miniaturas dos ônibus em madeira”, finalizou.

Busólogo e a busologia

Busologia é o termo utilizado para designar um “hobby”, do estudo dos ônibus e de assuntos relacionados ao veículo, bem como história, modelos, empresas, motores, fabricantes e carrocerias.

A busologia também abrange pinturas dos ônibus, desenhos, fotos, encontros e exposições ligados ao tema. Busólogo é o termo dado por uma pessoa que é fissurada nesse assunto, quando se trata de ônibus.

Sair da versão mobile