Se tem uma palavra que resume bem o ano de 2024 para o transporte coletivo capixaba, com certeza é “transformação”. Afinal, foi um ano marcado por importantes conquistas no Sistema Transcol e, também, para celebrar avanços que mudaram – para melhor – a vida de quem anda de ônibus na Grande Vitória.
Da modernização da frota a investimentos significativos em tecnologia e acessibilidade, as empresas operadoras do Sistema Transcol mostraram que a prioridade é melhorar cada vez mais a experiência do passageiro, sem deixar de lado, é claro, o compromisso com o meio ambiente.
São inúmeras melhorias implantadas, desde 2019, quando o sistema passou por uma verdadeira revolução na prestação dos serviços. Viaje com a gente no tempo e relembre os principais marcos do Sistema Transcol em 2024.
Novos ônibus
Em 2019, teve início a renovação da frota. Ônibus antigos foram, aos poucos, substituídos por veículos novos, com ar-condicionado, wi-fi, motor sustentável, elevador para cadeirante e câmeras de videomonitoramento. E em 2024, as aquisições continuaram.
Resultado: já são 900 ônibus zero quilômetro entregues à população, em cinco anos. Uma renovação de 60% da frota do Sistema Transcol.
Renovar a mobilidade é pensar nas pessoas
Para comemorar esse avanço, o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) lançou, em junho, a campanha Renovar a mobilidade é pensar nas pessoas.
Várias peças publicitárias foram criadas, cada uma com informações sobre um investimento realizado no sistema nos últimos cinco anos.
O material estampou a traseira de 100 coletivos e foi publicado em nossas redes sociais e site. Banners e matérias também foram veiculados nos principais portais de notícias capixabas, além de um spot de rádio e publicações nas redes sociais da grande mídia.
Euro 6
E foi justamente os investimentos em renovação da frota que trouxeram, os ônibus Euro 6, que emitem até 80% menos poluentes que os veículos convencionais, para o Sistema Transcol. Já são 275 ônibus desse modelo adquiridos pelas empresas operadoras, a maior deles adquiridos em 2024.
CartãoGV: uma história de sucesso
Em 2024, o CartãoGV também comemorou cinco anos de operação, uma marca que reflete a transformação no sistema de pagamento do transporte público capixaba. Com ele, o acesso aos coletivos ficou mais fácil, rápido, seguro e eficiente, bem diferente daquela época em que se formavam intermináveis filas na entrada dos ônibus para o embarque.
Estão entre os benefícios trazidos pelo bilhete único: a diversificação das formas de pagar a tarifa, via site (www.cartogv.com.br) ou aplicativos (Recarga Pay, Banestes, Pic Pay e Kim), pelo celular, via QR no validador do ônibus, ou, ainda, pelas máquinas de autoatendimento e estabelecimentos parceiros.
Pagamento via pix
E por falar em diversificação das formas de pagamento, em 2024, o sistema passou a contar com a possibilidade de recarga via Pix nas lojas do GVBUs e roletas dos terminais de integração. A novidade, que já existia nas recargas por app, trouxe ainda mais praticidade e agilidade no processo de pagamento da tarifa.
Novos pontos de atendimento: loja de Maruípe
Pensando sempre em oferecer mais comodidade aos usuários, o Transcol também expandiu sua rede de atendimento ao público. De 5 lojas em 2019, passamos para 13, em 2024, mais que o dobro de ampliação. A última delas, a loja do GVBus de Maruípe, que fica no Campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, foi inaugurada este ano.
Transcol + Acessível
A acessibilidade foi outra área em que o Sistema Transcol avançou significativamente em 2024. Um novo conceito de atendimento e agendamento de viagens para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida passou a ser oferecido pelo Sistema Transcol, em substituição ao antigo Mão na Roda.
No lugar dos 25 micro-ônibus sem climatização, 30 vans adaptadas e climatizadas vão passar a realizar os atendimentos. A substituição acontece de forma gradativa, até o final do segundo semestre de 2025.
Compromisso
Para o próximo ano, as empresas operadoras do Sistema Transcol reafirmam seu compromisso com a melhoria contínua do transporte público, sempre visando atender de forma mais eficiente e sustentável a população capixaba.