Skip to main content

Se tem uma palavra que resume bem o ano de 2024 para o transporte coletivo capixaba, com certeza é “transformação”. Afinal, foi um ano marcado por importantes conquistas no Sistema Transcol e, também, para celebrar avanços que mudaram – para melhor – a vida de quem anda de ônibus na Grande Vitória.

Da modernização da frota a investimentos significativos em tecnologia e acessibilidade, as empresas operadoras do Sistema Transcol mostraram que a prioridade é melhorar cada vez mais a experiência do passageiro, sem deixar de lado, é claro, o compromisso com o meio ambiente.

São inúmeras melhorias implantadas, desde 2019, quando o sistema passou por uma verdadeira revolução na prestação dos serviços. Viaje com a gente no tempo e relembre os principais marcos do Sistema Transcol em 2024.

Novos ônibus

Em 2019, teve início a renovação da frota. Ônibus antigos foram, aos poucos, substituídos por veículos novos, com ar-condicionado, wi-fi, motor sustentável, elevador para cadeirante e câmeras de videomonitoramento. E em 2024, as aquisições continuaram.

Resultado: já são 900 ônibus zero quilômetro entregues à população, em cinco anos. Uma renovação de 60% da frota do Sistema Transcol.

Novos ônibus foram entregues, tocos com ar-condicionado.

Renovar a mobilidade é pensar nas pessoas

Para comemorar esse avanço, o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) lançou, em junho, a campanha Renovar a mobilidade é pensar nas pessoas

Várias peças publicitárias foram criadas, cada uma com informações sobre um investimento realizado no sistema nos últimos cinco anos.

O material estampou a traseira de 100 coletivos e foi publicado em nossas redes sociais e site. Banners e matérias também foram veiculados nos principais portais de notícias capixabas, além de um spot de rádio e publicações nas redes sociais da grande mídia.

Euro 6

E foi justamente os investimentos em renovação da frota que trouxeram, os ônibus Euro 6, que emitem até 80% menos poluentes que os veículos convencionais, para o Sistema Transcol. Já são 275 ônibus desse modelo adquiridos pelas empresas operadoras, a maior deles adquiridos em 2024.

CartãoGV: uma história de sucesso

Em 2024, o CartãoGV também comemorou cinco anos de operação, uma marca que reflete a transformação no sistema de pagamento do transporte público capixaba. Com ele, o acesso aos coletivos ficou mais fácil, rápido, seguro e eficiente, bem diferente daquela época em que se formavam intermináveis filas na entrada dos ônibus para o embarque.

Estão entre os benefícios trazidos pelo bilhete único: a diversificação das formas de pagar a tarifa, via site (www.cartogv.com.br) ou aplicativos (Recarga Pay, Banestes, Pic Pay e Kim), pelo celular, via QR no validador do ônibus, ou, ainda, pelas máquinas de autoatendimento e estabelecimentos parceiros.

Além de investimentos no Transcol, 2024 também foi ano de celebrar os avanços que melhoraram a vida de quem anda de ônibus na Grande Vitória
CartãoGV comemorou 5 anos de avanços e inclusão

Pagamento via pix

E por falar em diversificação das formas de pagamento, em 2024, o sistema passou a contar com a possibilidade de recarga via Pix nas lojas do GVBUs e roletas dos terminais de integração. A novidade, que já existia nas recargas por app, trouxe ainda mais praticidade e agilidade no processo de pagamento da tarifa.

Novos pontos de atendimento: loja de Maruípe

Pensando sempre em oferecer mais comodidade aos usuários, o Transcol também expandiu sua rede de atendimento ao público. De 5 lojas em 2019, passamos para 13, em 2024, mais que o dobro de ampliação. A última delas, a loja do GVBus de Maruípe, que fica no Campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, foi inaugurada este ano.

Além de investimentos no Transcol, 2024 também foi ano de celebrar os avanços que melhoraram a vida de quem anda de ônibus na Grande Vitória
A mais nova loja do GVBus funciona dentro do Campus da Ufes de Maruípe, em Vitória.

Transcol + Acessível

A acessibilidade foi outra área em que o Sistema Transcol avançou significativamente em 2024. Um novo conceito de atendimento e agendamento de viagens para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida passou a ser oferecido pelo Sistema Transcol, em substituição ao antigo Mão na Roda. 

No lugar dos 25 micro-ônibus sem climatização, 30 vans adaptadas e climatizadas vão passar a realizar os atendimentos. A substituição acontece de forma gradativa, até o final do segundo semestre de 2025.

Além de investimentos no Transcol, 2024 também foi ano de celebrar os avanços que melhoraram a vida de quem anda de ônibus na Grande Vitória
Perspectiva de como serão as vans que irão atender ao Transcol + Acessível.

Compromisso

Para o próximo ano, as empresas operadoras do Sistema Transcol reafirmam seu compromisso com a melhoria contínua do transporte público, sempre visando atender de forma mais eficiente e sustentável a população capixaba.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus