Skip to main content

Uma das empresas operadoras do Transcol, a Serramar realizou uma extensa programação com os colaboradores em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Campanha tem como lema “O racismo é uma epidemia. Não seja o transmissor”. 

A gente sabe que o transporte coletivo é um espaço onde todos se encontram: não importa a idade, cor, gênero ou origem. E justamente por ser um lugar de convivência, o ônibus tem que ser inclusivo e respeitoso para todo mundo.

Pensando nisso, no mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, a Serramar Transporte Coletivo, uma das empresas operadoras do Sistema Transcol, entrou de cabeça na luta contra o racismo, e realizou uma campanha educativa para debater o assunto.

O objetivo é conscientizar os colaboradores. E todos se envolveram nas ações, de motoristas e fiscais, a equipes dos setores de manutenção e administrativo.

A iniciativa é do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da Serramar, formado pela Engenheira de Segurança do Trabalho, Dinamara Leão, e pelos Técnicos de Segurança do Trabalho Victor de Souza Marculano e Wanderson Oliveira Moura.

Uma das empresas operadoras do Transcol, a Serramar realizou uma extensa programação com os colaboradores em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Campanha tem como lema “O racismo é uma epidemia. Não seja o transmissor". “

A campanha

“Acreditamos que campanhas como esta são passos importantes para fomentar uma cultura de respeito e inclusão. O racismo não é um problema isolado – ele está enraizado em várias partes da nossa sociedade e precisamos enfrentá-lo juntos. Cada pequena ação conta, e é assim que vamos transformar a realidade”, afirmou o Técnico de Segurança do Trabalho Victor de Souza Marculano.

Essa, aliás, é a mensagem que a campanha busca passar. Por isso o lema escolhido foi “O racismo é uma epidemia. Não seja o transmissor”. “

E a equipe do Sesmt usou e abusou da criatividade para chamar a atenção dos colaboradores. Uma revista digital foi criada com diversos conteúdos sobre o tema. Na capa, uma imagem do Pantera Negra, o super-herói das histórias em quadrinhos que foi inspirado nos Panteras Negras, grupo surgido nos Estados Unidos na década de 1960 para combater a segregação e o racismo no país.

O nome da revista faz referência à Time, uma das mais conhecidas revistas semanais de notícias norte-americanas. Clique aqui e veja a publicação.

A programação da campanha ainda contou com diversas atividades, dentro e fora da empresa. Na garagem, foram promovidas rodas de conversa, em que os colaboradores tiveram a chance de falar e ouvir sobre como o racismo afeta a sociedade e o que cada um pode fazer para mudar isso no dia a dia.

Já no Terminal de Laranjeiras, na Serra, foram distribuídos bottons com o lema da campanha e realizadas ações educativas para conscientizar ainda mais sobre a importância de combater o racismo em todas as esferas.

Além disso, a equipe do Sesmt criou informativos bem bacanas sobre o tema e distribuiu esses materiais em grupos de WhatsApp da empresa. Em todas as ações, a ideia era estimular a reflexão sobre a importância do respeito e da igualdade. Afinal, a informação é um dos caminhos para a mudança, não é mesmo?

Juntos por um mundo sem preconceitos!

O Sistema Transcol é democrático e para todos, e é por isso que ações como essa, que falam sobre respeito e igualdade, são tão importantes.

Vale lembrar que essa é uma luta que vai além do 20 de novembro, que é a data oficial do Dia da Consciência Negra. Trata-se de um compromisso diário com a igualdade racial e com a construção de um mundo mais justo para todos.

E as empresas operadoras do Sistema Transcol estão sempre empenhadas em promover ações que envolvam a inclusão e o respeito ao próximo. É por isso que o GVBus tem no seu calendário a campanha “O Transporte Coletivo é de Todos e para Todos”, que busca abordar assuntos referentes a esses temas de forma clara e acessível em vários momentos do ano.

Por exemplo, nos últimos anos, o alvo dessa campanha foram as pessoas com doenças não visíveis, como autismo e esquizofrenia.

Quanto à campanha promovida pela Serramar, ela deixa um recado: não seja o transmissor do racismo, seja parte da mudança.

Uma das empresas operadoras do Transcol, a Serramar realizou uma extensa programação com os colaboradores em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Campanha tem como lema “O racismo é uma epidemia. Não seja o transmissor". “
Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus