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Elaborado para substituir o antigo Serviço Mão na Roda, o novo formato de atendimento será operado por 30 vans climatizadas e adaptadas para levar e buscar os beneficiados pelo projeto

Oferecer aos cadeirantes um atendimento mais moderno, garantindo eficiência, redução do tempo de viagem e veículos mais confortáveis. Essa é a ideia do Transcol + Acessível, o novo conceito de atendimento e agendamento de viagens para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida oferecido pelo Sistema Transcol.

Lançado nesta quarta-feira (30) pelas empresas operadoras em parceria com o governo do Estado, o novo serviço vai substituir o antigo Mão na Roda. No lugar dos atuais 25 micro-ônibus sem climatização, 30 vans adaptadas e climatizadas vão passar a realizar os atendimentos. A substituição vai acontecer de forma gradativa, até o final do segundo semestre de 2025.

Trata-se de um novo conceito dentro do Sistema Transcol, como explica o coordenador do serviço, Erick Costa de Azevedo.

“O Transcol + Acessível ajusta a oferta à real necessidade de mobilidade da população cadeirante na Grande Vitória, permitindo mais agilidade nos atendimentos, viagens mais curtas, melhor acesso a locais que o ônibus não consegue chegar, além de Wi-Fi a bordo. É um novo conceito de transporte público, mais moderno e inclusivo”, explica.

O governador Renato Casagrande explica a importância da iniciativa para promover a inclusão de pessoas com deficiência.

“É preciso reconhecer as dificuldades e o potencial de cada pessoa, por isso são necessárias políticas públicas que valorizem e incluam todos. Vamos continuar com os investimentos nesse novo sistema, que já nasce integrado com o Transcol e o Aquaviário”, disse o governador Renato Casagrande.

Diferente dos veículos atuais, as vans do Transcol + Acessível receberão uma nova pintura, conforme os novos veículos forem incorporados à frota.

Além de investimentos no Transcol, 2024 também foi ano de celebrar os avanços que melhoraram a vida de quem anda de ônibus na Grande Vitória
Vans serão climatizadas e terão wi-fi

Acesso será com o CartãoGV

Já a partir desta quinta-feira (31), o sistema passa a contar com a bilhetagem eletrônica obrigatória para os beneficiários, por meio do CartãoGV, que passa a ser exigido para o embarque nos veículos.

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) irá distribuir cartões provisórios, com validade até 31/12/2024, para que os usuários que ainda não possuem cartões possam realizar as viagens nesse período. A partir do dia 01/01/2025, todos deverão ter um cartão válido para utilizar o serviço: cartão vale-transporte, cartão passe-escolar, cartão cidadão, cartão gratuidade (idoso, PCD), ou fazer o pagamento via QR-code.

Quem ainda não possui o Bilhete Único Metropolitano e tem renda individual ou familiar compatível com a exigida, poderá solicitar o cadastro apresentando a comprovação de renda ou a comprovação de que recebe o Bolsa Família ou BPC junto à Ceturb-ES.

O novo serviço também flexibiliza a escolha de acompanhante por viagem e ainda permite o transporte de dependentes, conforme critérios definidos pela Ceturb-ES, que está formalizando a criação de um CartãoGV para essa categoria, que também será exigido no embarque.

Elaborado para substituir o antigo Serviço Mão na Roda, o novo formato de atendimento será operado por 30 vans climatizadas e adaptadas para levar e buscar os beneficiados pelo projeto
Atuais micro-ônibus serão substituídos de forma gradativa

Cadastro e marcação de viagens não sofrerão mudanças

Segundo o coordenador do Consórcio Cidadania, o cadastro para utilizar o serviço, assim como os agendamentos das viagens continuam da mesma forma.

“Não haverá mudanças para realizar o cadastramento e os agendamentos das viagens. Todo o cadastro, os agendamentos, confirmações e cancelamentos das viagens continuam sendo via aplicativo no celular ou por telefone”, explica o coordenador. Por telefone, o contato é por meio do número 0800 038 7077.

Para o cadastro de novos usuários, é necessário que o interessado seja cadeirante e resida nos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória. Para utilizar o serviço, é necessário realizar o pré-cadastro para a habilitação.

A marcação dos horários das viagens é feita com até 48 horas de antecedência ao compromisso. Já os cancelamentos podem ser feitos a qualquer hora do dia, sendo necessário, no entanto, que seja feito até 6 horas antes do horário agendado.

Elaborado para substituir o antigo Serviço Mão na Roda, o novo formato de atendimento será operado por 30 vans climatizadas e adaptadas para levar e buscar os beneficiados pelo projeto
Transcol + Acessível buscar promover maior inclusão de pessoas com deficiência

Melhoria do atendimento também nos ônibus de linha a partir de 2025

A melhoria na questão da acessibilidade se estende a todo o Sistema Transcol. As lanchas do sistema Aquaviário e os ônibus elétricos terão dois lugares destinados a cadeirantes. E a partir de 2025, todos os novos ônibus adquiridos pelo Transcol já vão chegar com, no mínimo, duas vagas para pessoas em cadeira de rodas.

Regulamentação

Uma comissão será criada a fim de regulamentar o Serviço Transcol + Acessível, composta por representantes da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONDEF/ES).

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

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