GVBus

Transcol Essencial: promovendo saúde, diversidade e sustentabilidade 

Indispensável à população, o Sistema Transcol é, para muitos, o único meio de acesso aos serviços de saúde e às demais atividades do dia a dia. E de forma sustentável: basta 1 ônibus para 40 carros deixarem de sair às ruas. O transporte coletivo é de todos e para todos!

O transporte público coletivo não é apenas uma maneira eficiente de se locomover de um lugar para outro. Ele também desempenha um papel fundamental na promoção da saúde, diversidade e sustentabilidade. 

Quem se lembra, por exemplo, quando, no auge da pandemia, entre março e abril de 2021, o Transcol foi suspenso para evitar a propagação do coronavírus, e apenas profissionais da saúde podiam embarcar nos coletivos? A operação especial garantiu que estes trabalhadores chegassem aos hospitais e unidades de saúde, possibilitando o atendimento aos milhares de infectados pela Covid-19 e acometidos por outras doenças.

Este é apenas um dos cenários que comprovam como o transporte coletivo é indispensável para a população, jovens ou idosos, independentemente da cor, gênero ou condição social.

No ar desde o último dia 21 de fevereiro, nas redes sociais e site do GVBus, e com mídias instaladas, ainda, na parte traseira de alguns coletivos (busdoor), a campanha “O Sistema Transcol é essencial” também aborda estas áreas – saúde, diversidade e sustentabilidade – além daquelas já apresentadas pela campanha (trabalho, educação e economia). Confira:

Saúde Pública e Qualidade de Vida

O Sistema Transcol transporta mais de 630 mil passageiros por dia. E entre os milhares de trabalhadores que dependem do ônibus para chegar aos seus postos de trabalho, estão os profissionais da saúde. 

Mas não é só: quem precisa de atendimento médico também encontra no ônibus uma forma de se deslocar até hospitais, clínicas e unidades de saúde. As populações mais vulneráveis, inclusive, têm no transporte coletivo o único meio de acesso a estes serviços. 

Além disso, para quem não reside tão próximo aos pontos de ônibus, o transporte coletivo funciona como um estímulo à atividade física. Optar pelo transporte público muitas vezes requer caminhadas até as paradas ou terminais, o que incentiva a atividade física diária, contribuindo para um estilo de vida mais saudável e reduzindo os riscos de doenças crônicas, como obesidade e doenças cardíacas.

Indispensável à população, o Sistema Transcol é, para muitos, o único meio de acesso aos serviços de saúde e às demais atividades do dia a dia. E de forma sustentável: basta 1 ônibus para 40 carros deixarem de sair às ruas. O transporte coletivo é de todos e para todos!

Diversidade e Inclusão Social

O transporte público é acessível a todos, independentemente de renda, idade, habilidades físicas ou localização geográfica. Isso promove a inclusão social, permitindo que pessoas de diferentes origens e circunstâncias participem de forma igual das oportunidades oferecidas pelas cidades.Na Região Metropolitana da Grande Vitória é assim. Com uma frota que percorre todos os bairros, o Sistema Transcol não escolhe passageiros. Todos são bem-vindos nos coletivos.

Ao ser um espaço compartilhado por uma diversidade de pessoas, o transporte público promove a interação social entre as pessoas, enriquecendo a troca de experiências e fortalecendo os laços comunitários.

Sustentabilidade Ambiental e Urbanística

O uso do transporte público em vez de veículos particulares ajuda a diminuir a emissão de gases poluentes, como dióxido de carbono e óxidos de nitrogênio, o que contribui para a melhoria da qualidade do ar e reduz o risco de doenças respiratórias.

Só para se ter uma ideia, um coletivo substitui 40 carros nas ruas. Ou seja, ao mesmo tempo em que transportam mais pessoas, os ônibus ocupam um espaço 21 vezes menor nas vias, se comparado aos automóveis.

Logo, o transporte público ajuda a reduzir o número de veículos nas ruas, aliviando os congestionamentos. Resultado: as viagens ficam mais rápidas e eficientes para todos os usuários, incluindo ciclistas e pedestres, assim como menos gases poluentes são lançados na atmosfera.

Segundo especialistas, os ônibus são considerados essenciais para uma mobilidade urbana sustentável e mais justa, na medida em que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das cidades.

Ao investir e priorizar sistemas de transporte público eficientes e acessíveis, como o Transcol, com seus terminais e linhas que interligam bairros de diferentes localidades, teremos cidades mais saudáveis, inclusivas e sustentáveis para as gerações presentes e futuras. Por isso, #VáDeTranscol!

Sair da versão mobile