Skip to main content

Além dos modelos convencionais, também chegaram dois novos micro-ônibus e um veículo modelo híbrido. Todos com ar-condicionado

O Sistema Transcol recebeu, nesta quarta-feira (31), mais 45 novos ônibus convencionais para atender a população da Região Metropolitana da Grande Vitória. Os veículos foram adquiridos pelas empresas operadoras como parte da renovação e ampliação da frota, em andamento desde 2019. Todos os coletivos são equipados com ar-condicionado. Até o final deste ano, serão mais de 650 novos ônibus.

Além dos modelos convencionais, também chegaram dois novos micro-ônibus, também com ar-condicionado, de um total de 22 que chegarão até o final deste ano. Os novos micro-ônibus serão utilizados prioritariamente para a renovação da frota antiga que atende bairros do município de Vitória.

O Sistema Transcol ainda recebeu um veículo modelo híbrido, que utiliza tanto diesel quanto gás como combustível. A ideia é testar o desempenho do modelo para o planejamento da renovação para os próximos anos. Serão quatro ônibus elétricos que chegam ainda este ano, segundo o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

O diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar, destaca que, além de trazer mais conforto aos passageiros, os novos ônibus revelam uma preocupação das empresas responsáveis pelo Sistema Transcol em melhorar a sustentabilidade da operação.

“A chegada do modelo híbrido representa uma grande preocupação das empresas operadoras com o meio ambiente. Não é possível pensar em desenvolvimento hoje em dia sem ter como uma das prioridades a sustentabilidade da operação. E isso tudo deve levar em conta o conforto ao passageiro, que é o que nós buscamos ao investir na renovação da frota”, destacou Elias Baltazar.

Além da climatização, todos os novos veículos têm equipamentos, como o serviço de Wi-Fi e entretenimento a bordo, e devem entrar em operação nas próximas semanas, após emplacamento e vistoria da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES).

Renovação da frota

Desde o início de 2019, as empresas operadoras, em parceria com o Governo do Estado, vem desenvolvendo uma série de ações para modernizar o transporte público da Região Metropolitana da Grande Vitória. Mesmo com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), foram realizadas várias melhorias tecnológicas, como a adoção do bilhete único e a inclusão de novas funcionalidades no aplicativo Ônibus GV, como a consulta em tempo real da lotação de seu ônibus (In Bus). Além disso, foi realizada a renovação total da frota do Serviço Especial Mão na Roda e o aumento da frota do serviço Bike GV.

Em 2021, o Sistema Transcol também passou a operar as linhas alimentadoras de Vitória, ofertando mais opções e a possibilidade de deslocamentos metropolitanos para moradores da Capital, por meio do sistema de conexões, entre outros benefícios. O mesmo sistema já está sendo usado no município de Viana para facilitar o deslocamento entre os bairros e para o atendimento até o Centro de Fundão.

Dados do Sistema Transcol

Frota: 1600 veículos

Passageiros: 624 mil média/dia

Quilômetros percorridos/dia: 350 mil km

Média de viagens: 25 mil/dia

Número de linhas: 375

Com informações da Semobi.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus