Skip to main content

O Transcol Mais Sustentável busca implementar um sistema global de sustentabilidade que beneficie usuários e colaboradores do transporte público da Grande Vitória. Desenvolvido em uma parceria entre o GVBus, empresas operadoras e Governo do Estado, o projeto é um dos finalistas do concurso da UITP. Os vencedores serão anunciados em junho

O projeto Transcol Mais Sustentável foi eleito pelos jurados do UITP Awards 2023 uma das três melhores iniciativas do mundo na categoria “Clima e Saúde”, ao lado de programas da Índia e da Espanha. A premiação é realizada pela União Internacional de Transportes Públicos (UITP), com o objetivo de reconhecer as práticas mais inovadoras do setor entre os países, nos últimos dois anos.

O Transcol Mais Sustentável foi desenvolvido em uma parceria entre o GVBus, por meio das empresas Unimar Transportes, Viação Grande Vitória e Grupo Santa Zita, e a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), do Governo do Estado. O projeto consiste na implementação de um sistema global de sustentabilidade que beneficie o transporte público coletivo da Grande Vitória. Para isso, são adotadas práticas ambientais e tecnologias que não agridem o meio ambiente, como a utilização de ônibus elétricos e energia solar em terminais, garagens e empresas e, principalmente, melhorias no gerenciamento de resíduos, aumento da reciclagem de materiais e logística reversa.

“É uma grande satisfação ver o projeto entre os melhores do mundo no setor. Investir em sustentabilidade é essencial quando o que se deseja é aliar desenvolvimento com qualidade de vida. O transporte público faz parte da rotina das pessoas, e é com boas práticas na gestão ambiental que podemos oferecer um serviço cada vez melhor ao usuário”, destaca o diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar.

Vencedores serão anunciados em junho

Os vencedores do UITP Awards 2023 serão anunciados durante a cerimônia de encerramento do Encontro Global de Transporte Público da UITP, que ocorrerá de 04 a 07 de junho, em Barcelona, na Espanha. O projeto Transcol Mais Sustentável concorre, ainda, em cinco categorias da Premiação Latino-americana – Prêmio Melhores Práticas da UITP Latino América 2023.

“O programa tem contribuído para a redução de gases de efeito estufa, redução do uso de recursos naturais, como água, energia e insumos; redução dos riscos de acidentes ambientais, como contaminação do solo e da água e incentivo ao reaproveitamento de materiais. Tudo isso se dá por meio de processos, treinamentos e ações ambientais envolvendo diretamente os colaboradores, criando multiplicadores com o objetivo de disseminar conhecimentos e promover o cuidado com o meio ambiente”, afirma o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

Resultados

Entre os resultados obtidos com o Transcol Mais Sustentável estão a redução do descarte de resíduos e materiais contaminados em aterros, aumento da reciclagem, implantação da logística reversa, diminuição dos riscos de contaminação ambiental, além de treinamentos periódicos e avaliação dos procedimentos ambientais nas garagens e gerenciamento de resíduos, incluindo transporte e destinação final, conforme estabelece a política ambiental.

Todos os resultados são medidos e avaliados em um sistema on-line, indicadores e Power BI, com o objetivo de dotar os gestores para as tomadas de decisões preventivas, garantindo a implantação e a funcionalidade do programa.

 

 

 

 

 

 

 

 

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus