O Cartão GV do tipo Cidadão (Passe Fácil) é destinado aos clientes do Sistema Transcol que desejam uma forma mais segura e prática de pagar a passagem, mesmo não sendo beneficiários dos outros tipos de cartões, como Escolar, Idoso ou Vale-transporte, por exemplo. Ele pode ser adquirido por qualquer cidadão.
Além de prático, ele facilita o troco, agiliza o embarque e traz mais segurança. Para adquirir o seu, basta se dirigir a um de nossos pontos de atendimento do GVBus ou em um parceiro credenciado. É fácil, sai na hora e custa R$ 10,00 que são convertidos em créditos. Nas cargas posteriores, o cliente poderá colocar o valor que desejar.
Existe ainda uma versão pré-paga do CartãoGV, que dispensa a realização do cadastro no ato da compra e também permite a realização de recarga posteriormente no valor desejado. O cartão custa R$ 10.00, que já são convertidos em créditos. O cadastro deve ser feito posteriormente para ativar a recarga online*, pelo site ou pelos aplicativos UUDI, Recarga Pay, Banestes, PicPay e Kim. No caso do app Kim, é possível também realizar o pagamento via QR Code, apresentando o celular diretamente no validador, sem a necessidade de adquirir o CartãoGV.
Para cadastrar seu bilhete único metropolitano, você pode buscar um de nossos postos de atendimento, ou preencher o formulário na internet (nesse caso, o cadastro estará ativado em até dois dias úteis).
Uma das vantagens do Cartão GV Cidadão (Passe Fácil) é que ele dá direito à tarifa com desconto aos domingos e pode ser bloqueado no caso de perda ou roubo. Para isso, é necessário que ele esteja cadastrado. O cadastro é realizado pelo próprio usuário, em um posto do GVBus.
Rede de parceiros
Dentre os parceiros de revenda de cartões e créditos, os GVBus tem farmácias, mercearias e até lanchonetes – consulte a lista completa aqui. Além disso, o GVBuscontinua trabalhando para a ampliação da rede de parceiros.
*No caso da recarga online – realizada pelo site ou pelos aplicativos: para a efetivação da recarga, seu cartão precisa ser utilizado em um ônibus ou em uma catraca de solo dos terminais em até 60 dias. Após esse período, caso a carga não seja efetivada, a mesma será expirada, sendo necessário o comparecimento à loja Central do GVBus, em Vitória, levando o CartãoGV e seus documentos de identificação.
Consultar saldo
Para consultar o saldo do seu CartãoGV, não use o validador!
Sempre que o cartão de transporte é apresentado nos validadores dentro dos coletivos ou nas catracas de entrada dos terminais, uma tarifa é descontada.
Você pode verificar o saldo do seu CartãoGV nos saldímetros disponíveis nas lojas do GVBus, nas máquinas de autoatendimento, aqui no site do GVBus e no site www.cartaogv.com.br (ambos na opção consulte seu saldo**).
**Nesse último caso, a verificação está disponível apenas para os cartões do tipo Cidadão e Escolar 50%, e o valor apresentado será referente ao processamento das utilizações do dia anterior. Nesse mesmo link você também poderá fazer a recarga online via boleto bancário, porém o saldo só atualizará na página após processamento bancário e posterior apresentação no validador.