Fluidez para o transporte coletvo e redução do tempo de viagem são algumas delas. Passe para o próximo card e conheça todas elas!
faixas exclusivas
para ônibus
Especialistas são unânimes em afirmar que priorizar o transporte público coletivo é a solução para melhorar o fluxo do trânsito nas cidades.
O transporte público, inclusive, responde por 28% de todos os deslocamentos da população, sendo que os ônibus urbanos contribuem com 85,7% desse total, segundo a NTU. É por isso que as faixas exclusivas são indispensáveis.
Em cartilha intitulada “Faixas exclusivas de ônibus urbanos: experiências de sucesso”, a NTU cita exemplos de cidades que, já há alguns anos, adotaram modelos semelhantes e foram bem-sucedidas, como o Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia.
A publicação reúne, ainda, uma série de informações que comprovam as vantagens das faixas exclusivas para a melhoria da mobilidade urbana. Veja algumas delas a seguir.
1
Aumento da velocidade operacional dos ônibus;
2
Menos tempo do passageiro dentro do veículo, com redução de 40% no tempo de viagem;
3
Impacto positivo nos deslocamentos individuais;
4
Maior fluidez na circulação dos coletivos;
5
Racionalização da operação com a otimização da frota;
6
Aumento da produtividade do transporte público sobre pneus;
7
Facilidade na integração com os outros modos de transporte;
8
Reeducação da sociedade para novas e mais vantajosas formas de mobilidade;
9
Redução do consumo de combustíveis (até 30%) e da emissão de poluentes (até 40%);
10
Compartilhamento justo e racional dos espaços da cidade.
Assim como pedestres e ciclistas, o transporte coletivo tem prioridade sobre o transporte individual. É o que determina a Lei n° 12.587/2012, que institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Lei prioriza o transporte coletivo
Com as faixas exclusivas, o transporte coletivo fica mais ágil, atrai mais pessoas interessadas em trocar o carro pelo ônibus, reduz o número de veículos nas ruas, assim como os congestionamentos, e ainda colabora para diminuir a poluição e os acidentes de trânsito.