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Mais de 200 anos de transporte urbano no Brasil

Das carruagens aos bondes, o transporte urbano no Brasil passou por profundas transformações até chegar ao modelo atual, incluindo o Sistema Transcol. No mês em que se comemora o início da operação do transporte tipo ônibus no país, aproveitamos para contar um pouco a história desse meio de transporte indispensável para a população

Tudo começou no Rio de Janeiro, em 18 de agosto de 1817. Foi quando o Rei Dom João VI editou um decreto, concedendo a Sebastião Fábregas de Suriguê, sargento-mor da Guarda Real e barbeiro do monarca, a exploração de duas linhas de transporte de pessoas, por carruagens.

As linhas tinham itinerário, tarifa e horários específicos. O acontecimento ficou marcado como o primeiro transporte tipo ônibus a operar no Brasil.

Na época, os veículos possuíam quatro rodas e eram puxados por quatro cavalos ou mulas. O tempo de viagem era de mais de cinco horas, em um percurso que ia da Praça XV-Quinta da Boa Vista até a Praça XV-Fazenda de Santa Cruz.

Sucesso e crescimento

Em pouco tempo, em 1837, foi fundada a Companhia de Omnibus, empresa de transporte de passageiros, por iniciativa do desembargador Aureliano de Souza e Oliveira Coutinho, futuro Visconde de Sepetiba, e mais quatro sócios. O empreendimento foi um sucesso!

Conhecer a história do transporte urbano no Brasil é essencial para compreender como chegamos ao atual modelo de transporte público por ônibus, inclusive o Sistema Transcol.

Por isso, aproveitamos o mês em que se comemora a concessão da primeira linha de transporte urbano, em 18 de agosto, para contar, neste artigo, um pouco dessa trajetória.

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Primeira linha regular de ônibus

Da fundação da Companhia de Omnibus, passando pelo surgimento dos bondes, em 1868, vieram os auto-onibus, em 1908. Estes eram movidos a gasolina e começaram a circular nas ruas do Rio de Janeiro. Sua criação ficou marcada como o dia da Primeira Linha Regular de Ônibus do país, comemorado em 11 de agosto.

A partir de então, os serviços de transporte de passageiros se expandiram rapidamente. Em 1928, dezenove empresas estavam licenciadas, transportando 88,1 milhões de passageiros por ano. E em pouco mais de uma década, o ônibus deixou de ser um complemento de transporte de massa, como trem e bonde, e passou ao status de principal meio de transporte público.

Além de permitir acesso a inúmeros lugares sem a necessidade de colocação de trilhos, o ônibus era mais rápido e tinha o horário mais flexível que os bondes e trens. Daí a importância do ônibus no período.

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O início do transporte por ônibus em Vitória

Em Vitória, no ano de 1905, iniciou-se o serviço de bondes, pela empresa Carril Suá, com a prestação do serviço de transporte de passageiros e mercadorias. Naquela época, os bondes se deslocavam pela parte baixa da cidade, partindo da Cidade de Palha, atual Vila Rubim, ao forte São João, passando pela atual Praça Costa Pereira, ruas do Rosário, Cristóvão Colombo e Barão de Monjardim. Também vinham do Porto dos Padres, atual General Osório, passavam pela atual Praça 8, e chegavam na rua 7 de Setembro ou no Forte São João. 

Mas só em outubro de 1936, os primeiros auto-ônibus começaram a trafegar na capital. Mais ágeis e espaçosos, fizeram concorrência direta aos carros de praça e ao transporte de bondes elétricos. Até que no final da década de 80, foi criado o Projeto Transcol.

Sistema Transcol

O Projeto Transcol foi desenvolvido pelo Instituto Jones dos Santos Neves, com o objetivo de reformular e reestruturar o serviço de transporte coletivo na Grande Vitória. O sistema radial foi substituído pelo tronco-alimentador, interligando os cinco municípios da região metropolitana através de terminais urbanos.

Em 1989 são inaugurados os primeiros terminais urbanos de integração de passageiros. Na mesma época, eram adquiridos os primeiros lotes de ônibus tipos padron, com maior capacidade e conforto para o transporte de passageiros. Iniciava-se, assim, a efetiva implantação do Transcol.

Modernização

A partir de 2019, a frota passou a ser renovada. Desde então, mais de 600 novos ônibus foram entregues, todos equipados com ar-condicionado, wi-fi e sistema Inbus, além de entretenimento a bordo.

Hoje, o Sistema Transcol é parte importante da mobilidade urbana da Região Metropolitana de Vitória. São dez terminais de integração, 1.609 ônibus disponíveis na frota, 379 linhas em funcionamento e 15 milhões de passageiros atendidos por mês. Ao todo, dez empresas são responsáveis pela operação, que, juntas, geram 6,2 mil empregos diretos. O transporte coletivo é de todos e para todos!

Fontes:

Catálogo do Centro de Documentação e Memória Eurico Divon Galhardi

Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) Ceturb-ES

PUC-RIO. A história do ônibus, o transporte público nos dias de hoje e o exercício da profissão de motorista de ônibus. Disponível em:<https://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0410894_06_cap_02.pdf>. Acesso em: 31 maio 2017. 

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