Elaborar políticas públicas e mecanismos capazes de beneficiar a população, contribuindo para a mobilidade urbana é um dos maiores desafios das grandes cidades. Com o Bike GV, o Sistema Transcol consegue aliar os benefícios do transporte público por ônibus à praticidade da bicicleta, e oferecer mais uma alternativa de locomoção na Região Metropolitana. Dois meios de transporte econômicos e amigos da natureza juntos e integrados.

O grande objetivo do projeto é estimular o uso das bikes como uma modalidade de transporte, além de uma solução de travessia pela Terceira Ponte, uma vez que ela não possui ciclovia. Todos os dias os ônibus da linha 400 fazem o trajeto Vila Velha – Vitória, uma alternativa para trabalhadores, estudantes e atletas que desejam chegar à capital sem deixar a bicicleta para trás.

A capacidade da frota, composta por dois veículos, é de 17 bicicletas e seus respectivos donos cada. A passagem vale R$ 1,85, que pode ser paga em dinheiro ou por meio de bilhetagem eletrônica. As gratuidades previstas em lei também são aplicadas.

Os ônibus do Bike GV possuem mecanismos próprios para a fixação das bicicletas, que viajam travadas. Aos ciclistas é reservado um espaço específico dentro dos veículos para garantir a segurança da viagem. Só é permitido o embarque e desembarque de bicicletas e seus respectivos ciclistas. Todos os ciclistas pagam passagem, exceto as gratuidades previstas em lei. Não é permitido o transporte de animais no veículo.

Hoje o serviço é sucesso total e transporta em média 8,68 mil ciclistas por mês.

Horários e ItineráriosHorários e Itinerários