As linhas com ônibus equipados com as roletas altas apresentam redução de 92% no número de pulos. Além disso, 89,9% dos assaltos a ônibus são nos coletivos com catracas normais
Os últimos testes feitos pelas empresas do Sistema Transcol comprovam a eficácia e a importância das catracas altas para aumentar a sensação de segurança dentro dos coletivos e combater a evasão de receitas.
A roleta dupla já se mostrou eficiente contra os pulos, com redução de 92% dessa prática nos coletivos onde estão instaladas. E o equipamento está em constante aperfeiçoamento para alcançar os melhores resultados de conforto e eficiência.
Ao todo, 268 roletas duplas já foram instaladas. O custo por roleta gira em torno de R$ 1,2 mil, dependendo do fabricante. Atualmente o Sistema conta com 1.426 ônibus circulantes.
Catracas X Segurança
Mas a importância das roletas é ainda maior quando o assunto é segurança. O equipamento inibe não só os pulos de quem não deseja pagar a passagem, mas especialmente daqueles que têm más intenções.
De 1º de janeiro a 9 de dezembro de 2018, foram registrados 439 assaltos aos ônibus do Sistema Transcol. Destes, 44 ocorreram em coletivos com catracas altas, e 395 nos veículos com as roletas baixas. Ou seja, a maioria dos assaltos, 89,98%, ocorreu nos ônibus com as catracas tradicionais.
Conforto
Apensar de alguns usuários questionarem a funcionalidade do equipamento, o número de reclamações registradas é muito baixo. De acordo com a Ceturb-ES, desde o início dos testes e instalação das catracas altas, foram oficializadas 46 reclamações sobre o equipamento. De janeiro a dezembro deste ano, foram 13. Uma média de 1 por mês. O maior volume de reclamações aconteceu no início da implantação, em 2016.
Leia também: Câmeras ajudam no combate ao assédio nos ônibus
“Ressaltamos que o retorno dado pelos passageiros foi essencial para ajudar as empresas a aprimorarem o equipamento e a chegarem ao modelo atual. Lembramos que as roletas continuam sendo aprimoradas, conforme o a necessidade de adaptação”, ressalta o diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar.
Inclusive, é importante que os passageiros registrem sugestões no Disque Ceturb-ES: 0800 039 1517 e também nos nossos canais de atendimento: telefones: 0800 028 1810 / 3145.2650 (para ligações feitas de celular), pelo e-mail: sac@gvbus.com.br ou no atendimento online no nosso site.
O objetivo é instalar o equipamento em toda frota aos poucos. No momento, as empresas estão aguardando um retorno da Ceturb-ES, que está avaliando os resultados apresentados até aqui, para dar continuidade ao processo de instalação.
Número de reclamações feitas à Ceturb-ES sobre as catracas: |
|
2016 |
23 |
2017 |
10 |
2018 |
13 |