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Com a chegada da pandemia e o aumento do uso da bilhetagem eletrônica para pagamentos nos coletivos, cobradores de ônibus buscam aperfeiçoamento profissional e são recolocados em outras funções pelas empresas

O novo normal ditado pela pandemia da Covid-19 acelerou e ampliou as mudanças já previstas pelo mercado de trabalho. Diante do novo cenário com restrições e medidas mais severas de segurança sanitária, o setor de transporte público coletivo do país abriu novas oportunidades de serviços e cursos de capacitação aos cobradores de ônibus, que aos poucos vêm perdendo espaço de trabalho pelas inovações nas formas de pagamentos das tarifas. 

Um levantamento realizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), com 106 sistemas de transporte, mostra que nos últimos dez anos a atividade de cobrador de ônibus já foi totalmente encerrada em 35,85% da amostra e parcialmente eliminada em 28,30% sistemas. O dado reflete o avanço da tecnologia para o pagamento das tarifas de ônibus, com mais de 90% dos veículos possuindo Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) total ou parcialmente implantado. Em contrapartida, aumentaram os cursos de aperfeiçoamento oferecidos por meio do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/ SENAT), que colaboram para recolocação desses profissionais no mercado de trabalho.

Na Grande Vitória (ES), a pandemia obrigou o sistema metropolitano a afastar os cobradores das atividades desde maio do ano passado. A medida foi adotada pelo Governo do Estado do Espírito Santo para evitar o possível contágio da Covid-19 pelo contato com o dinheiro. Com isso, o uso do Bilhete Único Metropolitano passou a ser obrigatório em todos os ônibus do Sistema Transcol. Diante do afastamento dos cobradores, grande parte destes profissionais aproveitou o tempo livre para buscar nova qualificação e se realocar dentro das próprias empresas

Ao todo 600 cobradores já passaram pelas aulas, sendo que 313 foram promovidos e 281 requalificados para outras funções. As oportunidades incluem a função de manobrista e motorista de ônibus, além de atividades em vários setores internos, nas áreas de tráfego, almoxarifado, lanternagem e funções administrativas. 

Um deles é Renildo Arruda, que atua como cobrador há nove anos, mas agora atualizou a habilitação para motorista de ônibus e está confiante na realocação dentro do setor. “Muitos que trabalham na empresa estavam preocupados porque não tinham formação, somente a função de cobrador para garantir o sustento de suas casas. Agora, a expectativa de emprego é certa, desta vez como motorista de ônibus”.

Para o membro do comitê executivo do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), Anderson Lopes, a criação de oportunidades para os cobradores se qualificarem é de grande ajuda para que esses funcionários não fiquem desamparados neste momento de pandemia. “Com isso, as operadoras ganham ao valorizar os seus profissionais, com promoções ou mudança de funções, e o trabalhador também ganha, pois tem a oportunidade de crescer na empresa, com chances de melhoria inclusive de salário”, explica. 

Nas empresas, os cursos de manobreiro e motorista de ônibus são os mais procurados. O cobrador Fábio Vieira está se capacitando para virar manobrista. Ele é um dos 135 cobradores da empresa Praia Sol/Vereda que foram reaproveitados em outras atividades desde o afastamento no ano passado. “A tecnologia está cada vez mais se modernizando. Se a gente não acompanhar, ficamos fora do mercado de trabalho”. Na empresa Praia Sol/Vereda, por exemplo, dos 135 cobradores reaproveitados pelas empresas, 79 foram promovidos e 56 estão em processo de requalificação em diversas áreas. “Estamos dando oportunidades em vários setores, sendo que todos começam como auxiliares neste primeiro momento”, afirma o gerente de tráfego Thiago Roberto da Silva, que iniciou na empresa como cobrador. 

Os cobradores têm ainda a chance de obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B, de forma gratuita, através dos cursos de formação oferecidos pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran- -ES) com o Programa CNH Social. A previsão é que sejam ofertadas 1.500 carteiras de habilitação na categoria B, sendo 750 para 2021 e o restante para o próximo ano. 

De cobrador a agente comercial

Com mais de 80% dos usuários utilizando a bilhetagem eletrônica durante a pandemia, as operadoras de transporte coletivo de Aracaju (SE) priorizaram a capacitação dos cobradores de ônibus como agentes comerciais e de vendas, visando a diminuição do risco de contaminação por meio do dinheiro e incentivando o uso da tecnologia com o cartão Mais Aracaju. Já foram qualificados mais de 250 cobradores desde o início da pandemia, com 213 promovidos para as funções de motorista, líderes de terminais e atividades na área comercial.

O projeto de qualificação dos cobradores já era previsto, mas com a chegada da pandemia precisou ser acelerado, explica o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), Alberto Almeida. Para ele “num momento em que todos os setores produtivos passam por grandes dificuldades, com necessidade de corte de custos, e consequente redução dos postos de trabalho, adotar medidas voltadas à preservação do emprego é muito importante”. 

Dentre os cursos oferecidos de maneira gratuita estão a escolinha de motorista, técnicas de comercialização e vendas e qualidade no atendimento. A capacitação dos funcionários foi realizada em parceria com o SEST/SENAT Aracaju e com a Aracajucard – empresa que administra a bilhetagem eletrônica na capital e Região Metropolitana. 

“Dentre as ações de combate ao coronavírus, a utilização plena da bilhetagem eletrônica para eliminar a circulação de dinheiro em cédulas é fundamental. Com a capacitação dos colaboradores, aquisição de tecnologia, engajamento das empresas operadoras e da Aracajucard, a participação da bilhetagem como forma de pagamento subiu de 68% para mais de 82% neste período de pandemia”, destaca o presidente do Setransp.

Qualificação profissional do SEST/SENAT

O projeto Qualificação Profissional para Cobrador no Transporte Coletivo de Passageiros do SEST/SENAT tem como objetivo qualificar gratuitamente cobradores de ônibus que desejam trabalhar como motoristas profissionais. O projeto oferece mudança da CNH da categoria B para D, curso especializado para condutores de veículos de transporte coletivo de passageiros e aperfeiçoamento de motorista para o transporte de passageiros, com treinamento prático no simulador de direção. 

Para saber mais, acesse: WWW.SESTSENAT.ORG.BR/COBRADORES

Fonte: NTU

Comunicação GVBus

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