Sistema Transcol: opção econômica e acessível para quem faz longas viagens

Por julho 6, 2022Blog, Capa
Tarifa única e atendimento a toda a Grande Vitória são exemplos de que o Sistema Transcol é o modal de transporte que de fato atende a população capixaba

Tarifa única, possibilidade de percorrer grandes distâncias entre os municípios e atendimento a todos os bairros da Grande Vitória são alguns dos exemplos de que o Sistema Transcol é o modal de transporte que de fato atende a população capixaba

A conta é simples: com o ônibus, é possível circular por todos os bairros da Grande Vitória pagando uma tarifa fixa, independente da distância, dos custos e do horário da viagem, diferente do que ocorre com outros meios de transporte, como os automóveis.

Os aumentos constantes nos preços dos combustíveis e a pandemia da Covid-19 mostraram o quanto o ônibus é essencial para a população. Carros e motos ficaram nas garagens, enquanto muitas pessoas passaram a utilizar o coletivo. Para alguns, uma das únicas alternativas que cabem no bolso.

Para citar um exemplo, com o Sistema Transcol é possível sair de Praia Grande, em Fundão, e chegar a Setiba, em Guarapari, pagando apenas uma passagem, num trajeto de aproximadamente 100 km.

E os benefícios não param por aí: além dos passageiros, os funcionários e os demais usuários das vias também colhem bons frutos da priorização do transporte coletivo. Isso sem contar uma série de outros fatores que tornam o ônibus a melhor alternativa para a mobilidade urbana.

Em resumo: o transporte coletivo tem operação constante, com as viagens sempre confirmadas; cumprimento de obrigações legais, como legislação trabalhista, folha de pagamento de funcionários e oferta de gratuidades a idosos e estudantes; geração de empregos; tarifa única; manutenção e higienização periódicas nos veículos.

Para o supervisor de tráfego da Viação Praia Sol e Vereda, Thiago Roberto, o Transcol é extremamente benéfico para as pessoas por ser essencial para o desenvolvimento das cidades e oferecer economia para a população. “Com a alta no valor dos combustíveis, os deslocamentos por meio do transporte público se tornaram uma das formas mais econômicas para as pessoas. Além disso, em nossa região metropolitana, a extensão do atendimento do sistema Transcol é abrangente e está presente em sete municípios”, fala.

Thiago ainda destaca que a utilização do transporte público também contribui para a sustentabilidade, uma vez que com uma menor circulação de automóveis nas ruas e a otimização do trânsito, há menos poluição. Segundo levantamento do IPEA que foi realizado em 2011 e divulgado no Comunicado 113, os ônibus são 8 vezes menos poluentes que os carros e 4 vezes menos poluentes que as motos.

Mobilidade e integração

Para o motorista José Milton, da empresa Unimar, outro fator a se considerar está na questão da mobilidade urbana nos bairros. “O sistema faz com que o trânsito flua melhor, pois um ônibus com 44 lugares substitui praticamente dez veículos pequenos. Além disso, o Transcol é importante porque promove a integração de pessoas, principalmente em datas comemorativas, o que faz com que muitas pessoas se desloquem de um bairro a outro para celebrar com seus parentes”, diz.

Ao ser questionado sobre como se sente em atuar no trabalho que põe a cidade em movimento, Milton expressa que a sensação é de satisfação por contribuir com o desenvolvimento da região metropolitana. “Promovemos a integração de pessoas, as levamos aos seus compromissos, sejam eles no colégio, na faculdade, em consultas médicas, trabalho… Temos a chance também de fazermos novas amizades! E quando um cliente desce no ponto escolhido, há uma satisfação de dever cumprido porque o transportamos para o lugar que ele se propôs a descer, e fizemos isso com segurança”, declara.

E por falar em segurança, o supervisor de manutenção da Unimar, Klaydson Moraes, aponta que os ônibus contam com monitoração. “Esse acompanhamento é feito através do sistema integrado que tanto a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), como as próprias empresa têm. São monitorados os veículos e os motoristas. Então, as pessoas têm esse benefício de serem transportadas por um veículo que é monitorado e que conta com profissionais treinados. Tudo isso para levar os passageiros com responsabilidade”, informa.

O supervisor se sente grato de integrar a equipe de uma empresa que dá todo o suporte para executar um bom trabalho e oferecer um excelente serviço para os passageiros. “Estamos oferecendo um serviço de qualidade para os nossos clientes”, diz.

Veja todos os benefícios de optar pelo ônibus

Viagens sempre confirmadas: no ônibus, o usuário tem sempre a segurança de que a corrida está confirmada, independente do trajeto, horário ou número de passageiros;

Obrigações legais: as empresas que operam o Sistema Transcol também precisam cumprir obrigações legais, como folha de pagamentos e gratuidades para idosos e estudantes, por exemplo, além de cumprir horários e rotas.

Operação constante e segurança: os ônibus do Sistema Transcol circulam independente dos custos das empresas operadoras, como gastos com combustíveis, e receitas obtidas por viagem. E, segundo pesquisas, o coletivo ainda é mais seguro, se comparado a outros meios de transporte, como carro ou moto, que além de responderem pela maior parte dos acidentes de trânsito, demandam do passageiro elevados gastos com manutenção e combustíveis.

Geração de empregos: o transporte público coletivo possui compromisso com os funcionários que emprega. Por isso, as empresas operadoras do Sistema Transcol trabalham com profissionais formalmente contratados e capacitados para a função que exercem.

Manutenção e higienização periódicas: No ônibus, os clientes têm a garantia de que acontecem manutenções e vistorias periódicas. Estas últimas, inclusive, realizadas pelo poder concedente (Ceturb-ES). Além disso, nas garagens também acontecem a limpeza e a higienização, que obedecem a protocolos que são padrão para todos os carros.

Matéria originalmente publicada no portal online Folha Vitória

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus

Deixe um comentário