As lojas do GVBus atendem idosos e pessoas com deficiência beneficiados pelos CartõesGV Especial e Idoso. As solicitações de gratuidade para PCDs são analisadas pela Ceturb-ES. Nesta semana, representantes do órgão visitaram os postos de atendimento do GVBus
Os Idosos e pessoas com deficiência (PCD) que utilizam ou buscam obter a gratuidade no Sistema Transcol, podem procurar atendimento em uma das quatro lojas do GVBus espalhadas pela Grande Vitória. Por dia, estes locais recebem, em média, 1.150 usuários dos CartõesGV Idoso e Especial (Passe Livre), que são destinados exclusivamente para este público.
Nesta quarta-feira (03), foi a vez de representantes da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) visitarem os postos de atendimento. A ação teve como objetivo averiguar a situação das instalações, a fim de manter a qualidade dos serviços prestados aos idosos e pessoas com deficiência.
Entre os postos visitados estiveram a Central Faça fácil, em Cariacica, com mais de 400 atendimentos diários a usuários com deficiências e idosos; os postos de atendimento GVBus dos terminais de Laranjeiras, na Serra, e do Terminal de Vila Velha, com, aproximadamente, 250 atendimentos diários a usuários com deficiências e idosos, além do posto da Constante Sodré, em Vitória, com mais de 500 atendimentos diários destinados ao público em geral.
Participaram da visita o diretor-presidente da Ceturb-ES, Marcos Bruno Bastos; a diretora Administrativa-Financeira, Madalena Saleme; o chefe da Gerência de Atendimento ao Usuário, Gilmar Pimenta, além de dois assistentes sociais da Companhia.
Gratuidade
A gratuidade das passagens no Sistema Transcol é assegurada por lei aos idosos e pessoas com deficiências físicas ou mentais, que podem, inclusive, transpor a roleta e utilizar os assentos disponíveis na parte traseira do ônibus, desde que apresentado o bilhete único que dá direito ao benefício.
O CartãoGV Idoso é usado por quem tem mais de 65 anos. Já o CartãoGV Especial é destinado aos usuários que possuem alguma deficiência e que comprove que a situação econômica se enquadra nos requisitos. Em ambos os casos, é preciso fazer um cadastramento prévio nas lojas do GVBus.
Dúvidas relacionadas a casos específicos de solicitação do CartãoGV Especial devem ser encaminhadas à Ceturb-ES, que é quem faz a análise dos pedidos. O Disque Ceturb-ES atende pelo número 0800 039 1517. Conato também pelo e-mail: ceturb@ceturb.es.gov.br.
Acesse aqui os requisitos necessários à solicitação da gratuidade: CartãoGV Idoso e CartãoGV Especial.
Setor de acolhimento – Central Faça Fácil
Na Central Faça Fácil, localizada no bairro Santo André, em Cariacica, funciona um setor de Acolhimento a Crianças Autistas. O espaço conta com brinquedos, poltronas, bichos de pelúcia, fones antirruído e piso acolchoado para receber os pais e as crianças em um ambiente confortável pelo tempo que for necessário para o atendimento.
Pontos de Atendimento
– Loja Central: Rua Constante Sodré, 265, Santa Lúcia, Vitória. Próximo ao Centro de Convenções de Vitória. Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h.
– Postos de atendimento GVBus: Terminais de Laranjeiras e Vila Velha. Horário de Funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h.
– Central Faça Fácil: Avenida Aloísio Santos, 500, bairro Santo André, Cariacica. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 13h.
Com informações da Ceturb-ES.