Skip to main content

Empresas do Sistema Transcol investem na modernização da frota e em práticas sustentáveis dentro das garagens, a fim de tornar o transporte público coletivo cada vez mais confortável e eficiente. Na Semana do Meio Ambiente, conheça um pouco mais das ações desenvolvidas pelas operadoras na busca por um meio ambiente mais saudável

O ônibus é o principal meio de transporte em todas as regiões do Brasil: 85,7% da população utilizam o coletivo, segundo dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). E quanto mais pessoas usam o ônibus, menos carros deixam de ir às ruas. Resultado: menos congestionamentos e uma melhora significativa na qualidade de vida da sociedade, com a queda dos índices de poluição do ar e dos níveis de estresse causados pelo trânsito.

Pensando nisso, e a fim de incentivar a sociedade a priorizar cada vez mais os ônibus nos deslocamentos, o Sistema Transcol adota, já há alguns anos, práticas que buscam colaborar com a proteção do meio ambiente e tornar o transporte público coletivo mais eficiente, moderno e confortável. As ações desenvolvidas pelas empresas operadoras vão desde a investimentos na modernização da frota, com motorização ecologicamente correta e testagem de novas formas de abastecimento dos veículos, até iniciativas executadas dentro das próprias garagens, como programas de acondicionamento correto dos resíduos e conscientização dos colaboradores sobre atitudes sustentáveis.

Na Semana do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, trouxemos as principais ações realizadas pelas empresas que comprovam que o Sistema Transcol está no caminho da sustentabilidade. Confira:

Modernização da frota

Desde 2019, os consórcios operadores, em parceria com o Governo do Estado, reforçaram os investimentos no Sistema Transcol, com a modernização e ampliação da frota. Já são mais de 600 novos ônibus entregues como parte da renovação da frota, todos com motorização sustentável, ar-condicionado, wi-fi e sistema InBus, que permite visualizar a lotação dos coletivos.

Teste de alternativas energéticas

Também fazem parte da renovação da frota, investimentos em alternativas energéticas, com a aquisição de veículos movidos a gás e a eletricidade, que são mais sustentáveis que os modelos convencionais, movidos a diesel. Ao todo, quatro ônibus elétricos foram entregues à população, além de um veículo híbrido, isto é, que utiliza diesel e gás como combustível. Ambos os modelos são destinados a testes de desempenho.

QualiAr

Anualmente, as empresas operadoras do Sistema Transcol são destaque no Prêmio QualiAr  – Prêmio Fetransportes de Qualidade do Ar, que atesta os níveis de gases poluentes emitidos na atmosfera pelas empresas do setor de transportes. Na prática, as operadoras premiadas garantiram 100% de aprovação na frota nas aferições realizadas.

Para a medição dos níveis de poluentes, são feitos testes de emissão veicular, que monitoram a frota de veículos movidos a diesel para controlar as emissões atmosféricas e adequá-los às exigências do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Quando aprovados nos testes, tais veículos recebem o Selo Despoluir de Eficiência Energética. Esse trabalho de monitoramento faz parte do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, que é encabeçado pelas 20 federações de transportes em todo o Brasil e tem as operadoras do Sistema Transcol entre as empresas assistidas.

Conscientização ambiental dentro das garagens

As empresas operadoras do Sistema Transcol também desenvolvem programas de coleta seletiva dentro das próprias garagens. As ações incluem a destinação correta dos resíduos gerados e a conscientização dos colaboradores quanto ao descarte ambientalmente adequado, conforme estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305/2010.

Todo o lixo gerado é separado entre o que é reutilizável, reciclável, lixo comum e resíduo perigoso. Posteriormente, esses materiais são enviados para empresas terceirizadas, para serem destinados de forma adequada. A Santa Zita Transportes, a Viação Grande Vitória e a Unimar são algumas das operadoras que praticam a coleta seletiva, iniciativa esta que deu tão certo, que rendeu até prêmio ao Sistema Transcol, com o Projeto Transcol Mais Sutentável.

Já a conscientização dos colaboradores é feita a partir de treinamentos, a fim de que eles repliquem, também, em suas casas o hábito de separar o lixo corretamente.

Ônibus: transporte sustentável por si só

Segundo estudos realizados pela NTU, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Governo do Chile, o ônibus é considerado, por si só, um meio de transporte sustentável, por diversos motivos: um ônibus substitui 40 carros nas ruas; transportam mais pessoas e ocupam um espaço 21 vezes menor nas vias, se comparado à quantidade de automóveis necessária para transportar o mesmo número de passageiros; são 8 vezes menos poluentes que os carros e 4 vezes menos que as motos; é economicamente mais viável do que carros ou motos, que demandam gastos com manutenção e combustível, por exemplo; e o motorista do coletivo é considerado uma profissão ecológica pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), já que atua em um setor que aposta na redução dos impactos ao meio ambiente.

Ao optar pelo transporte coletivo, o cidadão contribui para a redução das emissões de poluentes, favorece a mobilidade urbana e gera economia, na medida em que colabora para um desenvolvimento sustentável.

 

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus