Vistorias e manutenção periódicas garantem a segurança dos ônibus do Sistema Transcol

Por outubro 31, 2022Blog, Capa
Profissionais das 11 empresas que operam o Sistema Transcol preparam os ônibus que atendem a população. O trabalho nas garagens é executado 24h por dia

Profissionais especializados das 11 empresas que operam o transporte coletivo metropolitano da Grande Vitória preparam os ônibus que vão atender a população. O trabalho nas garagens não para, sendo executado 24h por dia

De segunda a segunda, mais de 600 mil capixabas atravessam a Região Metropolitana da Grande Vitória nos ônibus do Sistema Transcol para estudar, trabalhar ou comparecer a algum compromisso. E uma das garantias que essas pessoas têm é a de que chegarão com segurança a seu destino.

E para que isso aconteça, as 11 empresas que operam o transporte coletivo metropolitano investem em profissionais qualificados e treinados, que trabalham diariamente na manutenção, por meio de revisões periódicas, e na limpeza dos veículos; e promoverem treinamentos constantes dos seus motoristas.

De acordo com Teris Werneck, supervisor de manutenção da Praia Sol, a manutenção preventiva da frota da empresa, que conta com 282 coletivos, ocorre a cada 5 mil km rodados. Ele explica que existe um programa de Revisão Preventiva que foi desenvolvido de forma técnica, considerando as características dos veículos. “Esse procedimento garante a boa funcionalidade da frota”, afirma.

Além do trabalho das empresas, Teris lembra um outro ponto importante: a fiscalização do órgão gestor. “A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo – Ceturb-ES envia regularmente uma equipe técnica para inspecionar a qualidade dos carros, não só da Praia Sol, mas de todas as operadoras do sistema”.

Para as necessidades do dia a dia, em cada garagem existe uma equipe pronta e preparada para realizar a manutenção diária de cada ônibus, com o objetivo de deixá-los prontos para a primeira viagem do dia, seja com combustível, peças em perfeito estado, pneus cheios e carroceria limpa.

“Nós temos equipes que trabalham de dia, à noite, assim como nos finais de semana e feriados. A nossa manutenção não para! Ocorre 24 horas todos os dias, de segunda a segunda”, garante o supervisor de manutenção da Serramar, Ezequiel da Silva.

Só na garagem da empresa onde ele trabalha, que conta com 180 ônibus, são realizadas revisões mecânicas gerais preventivas de 12 carros por dia. Os demais carros têm a parte mecânica conferida diariamente.

Limpeza

Ezequiel explica ainda que os profissionais da limpeza lavam desde o assoalho até o teto dos coletivos. “Não sai carro para operação sem conferir e limpar”, garante. Além da limpeza externa, que é feita com a ajuda de uma escova automática, à noite. Antes de ir para o abastecimento, todos os ônibus que rodaram durante o dia passam por ela.

Profissionais das 11 empresas que operam o Sistema Transcol preparam os ônibus que atendem a população. O trabalho nas garagens é executado 24h por dia

Profissionais garantem que o transporte coletivo é seguro e higienizado diariamente

“A parte interior, incluindo bancos, e exterior dos coletivos passam por uma limpeza pesada, com produtos adequados. E os profissionais são treinados e bem habilitados para fazer esse processo, com equipamentos de proteção”, finaliza.

Queda no número de acidentes

Se a manutenção garante a boa performance dos ônibus, os treinamentos são responsáveis pelo baixo índice de acidentes envolvendo os coletivos do Sistema Transcol.

De janeiro a março deste ano, houve uma queda de 76% no número de ocorrências com coletivos, se comparado ao mesmo período de 2018.

“Isso foi possível devido aos treinamentos constantes feitos com os motoristas do Sistema Transcol – que incluem cursos específicos realizados em parceria com o SEST/SENAT -, em que são orientados sobre o Código de Trânsito Brasileiro e a importância do pleno cumprimento das leis, bem como sobre a condução defensiva para evitar acidentes”, ressalta do diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar.

 

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus

Deixe um comentário