Skip to main content

Motoristas que atuam no Sistema Transcol contam como é ter o trabalho reconhecido por passageiros e colegas da empresa. Respeito e bom humor são alguns dos ingredientes que tornam estes profissionais tão respeitados por quem utiliza o transporte público coletivo da Grande Vitória

Era para ser mais um dia normal de trabalho, quando o motorista Marcus Antônio Baptista foi surpreendido, dentro do ônibus, com cantos de parabéns, com direito a bolo, torta, salgados, sucos, refrigerantes e até uma peruca que ele teve que usar em parte do trajeto, enquanto conduzia o coletivo. A festa foi planejada pelos próprios passageiros, em comemoração ao aniversário de Marcus, e, apesar de ter acontecido há alguns anos, ficou marcada para sempre na memória do motorista. Colaborador do Sistema Transcol há 20 anos, na Viação Praia Sol, ele opera a linha 508 (T. Laranjeiras/T. Itaparica via Terceira Ponte/Camburi).

“Esse dia foi muito especial. Os passageiros também usaram perucas coloridas e eu tive que entrar na brincadeira. Foi muito divertido! E é uma satisfação enorme ver que meu trabalho é reconhecido”, afirma o colaborador, que destaca que o episódio é resultado do amor com que exerce o trabalho e o relacionamento com os passageiros. “Eu procuro sempre estar de bem com a vida, me aborrecer o menos possível, tratar a todos com respeito e descontração. E sempre peço a Deus que ele abençoe e proteja a mim e àqueles que eu transporto. É muito gratificante fazer parte do Sistema Transcol”, acrescenta.

Motoristas do Sistema Transcol contam como é ter o trabalho reconhecido por passageiros e colegas da empresa. Respeito e bom humor são indispensáveis

Marcus Antônio trabalha há 20 anos no Sistema Transcol

Entre os colegas de trabalho, Marcus também tem uma boa relação, e leva bastante a sério a função que desempenha. Todos os dias, ele faz questão de chegar mais cedo à empresa para verificar as condições do ônibus antes de sair para o terminal. Além disso, o motorista jamais se envolveu em acidentes à frente de um coletivo, e está sempre fazendo cursos de capacitação no trânsito para se manter atualizado.

Homenagem de Natal

Assim como Marcus, outros motoristas das empresas operadoras também colecionam histórias de reconhecimento entre passageiros e colegas de trabalho. É o caso de Ronei Ferreira, condutor na Viação Santa Paula e colaborador no Sistema Transcol há 22 anos.

Motoristas do Sistema Transcol contam como é ter o trabalho reconhecido por passageiros e colegas da empresa. Respeito e bom humor são indispensáveis

Funcionário da Viação Santa Paula, Ronei recebe o carinho de uma das passageiras

Em um desses episódios, que ocorreu no último dia 22 de dezembro, Ronei recebeu uma homenagem de Natal das professoras da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maringá, localizada em Maringá, na Serra. Elas são passageiras dele na linha 808 (T. Laranjeiras/Mata da Serra via Maringá), que passa próximo à instituição de ensino, sempre no mesmo horário, quando as professoras saem do trabalho.

Motoristas do Sistema Transcol contam como é ter o trabalho reconhecido por passageiros e colegas da empresa. Respeito e bom humor são indispensáveis

Ronei foi homenageado por passageiras no Natal

A homenagem foi um reconhecimento pela dedicação com que Ronei desempenha sua função todos os dias à frente do coletivo. O respeito ao passageiro é o principal ingrediente desse trabalho. “Foi um motivo de muita alegria essa homenagem. Fiquei até sem palavras na hora. Eu trato todo mundo bem, sempre com sorriso no rosto. Foi um presente de Natal esse reconhecimento. Só incentiva a gente a trabalhar mais alegre ainda”, diz o motorista, emocionado!

Motorista diferenciada

Quem também se destaca entre passageiros e colaboradores é Cleidiana Vieira da Silva, mais conhecida como Diana. De cobradora de ônibus, ela passou a ser fiscal de terminal, e há mais de um ano trabalha como motorista. Ao todo, são 13 anos dedicados ao Sistema Transcol, à empresa Unimar.

À frente da linha 849 (T. Laranjeiras/Morada de Laranjeiras – Circular), Diana relata que conhece cada um dos passageiros que costuma embarcar, e até já ganhou presentes de alguns deles como forma de reconhecimento pelo seu trabalho. “Fiz muita amizade nessa linha. Isso enche meu coração de alegria, ter meu trabalho reconhecido. Para as pessoas te olharem com bons olhos, basta ser você e ter respeito, simpatia, tratar o outro bem, como você gostaria de ser tratado”, afirmou.

Motoristas do Sistema Transcol contam como é ter o trabalho reconhecido por passageiros e colegas da empresa. Respeito e bom humor são indispensáveis

Diana, como é mais conhecida, é apaixonada pela profissão. “O Transcol representa a realização de uma vida”, afirmou.

Diana mostra que é mesmo uma motorista diferenciada. Diariamente, ela deseja um bom dia e um bom trabalho aos passageiros, e, no final do ano passado, chegava a ir até a roleta do ônibus, durante as viagens, para desejar uma boa viagem e um feliz Ano Novo. O carinho era retribuído na mesma medida.

“Todo mundo se levantava, falava que eu era uma motorista diferenciada. Em uma dessas viagens mesmo, um senhor disse que sou diferenciada e que é visível que ela trabalha por amor, sempre sorrindo. Isso tudo me deixa muito feliz”, destaca a motorista, que considera o Sistema Transcol uma família, sua segunda casa. “O Transcol representa a realização de uma vida, um projeto de crescimento, de realização pessoal”, conclui, emocionada.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus