Skip to main content

Investimentos na modernização da frota e diversificação dos serviços marcaram o ano de 2022 no transporte público por ônibus na Grande Vitória. Acessibilidade e compromisso com o meio ambiente também foram destaques

Inovação, acessibilidade e sustentabilidade. Estas foram as palavras que definiram o transporte público coletivo capixaba em 2022. Basta um olhar um pouco mais atento às ruas da Grande Vitória, que é possível perceber as mudanças vivenciadas pelo Sistema Transcol ao longo do ano. Novos modelos de ônibus, movidos a eletricidade ou a gás e diesel, entraram em operação pela primeira vez, enquanto outros coletivos novos com ar-condicionado foram incorporados à frota. Já as opções de compra e recarga do CartãoGV se multiplicaram, com novos aplicativos e pontos de venda nos bairros, e os passageiros agora podem pagar a tarifa também pelo celular, dentro do ônibus.

Todos estes investimentos apontam para um caminho sem volta no setor: transporte público de qualidade se faz com inclusão, conforto aos passageiros e respeito ao meio ambiente. E isso as empresas operadoras fazem questão de colocar em prática! Não é à toa que 2022 foi marcado por um Sistema Transcol cada vez mais moderno e atento às necessidades de um mundo em constante transformação.

Transcol sai na frente com os ônibus elétricos. Veículo híbrido também é realidade

A promessa foi feita em parceria com o Governo do Estado no final de 2021: colocar em operação quatro ônibus elétricos no Sistema Transcol para aprendizado. As empresas operadoras encararam o desafio e, em setembro deste ano, entregaram o primeiro dos quatro coletivos elétricos previstos para 2022. Todos os veículos foram produzidos na América Latina, com tecnologia 100% nacional, algo inédito entre os países latino-americanos!

Além do ônibus elétrico, o Sistema Transcol iniciou a operação com um veículo híbrido, que utiliza tanto diesel quanto gás como combustível. A ideia é testar o desempenho do modelo para o planejamento da renovação para os próximos anos.

E a renovação da frota seguiu a todo vapor!

Os ônibus elétricos e o híbrido, aliás, fazem parte da renovação e ampliação da frota do Sistema Transcol, em andamento desde 2019. Até o final de 2022, foram entregues 654 ônibus novos, mais de 100 somente neste ano, incluindo 22 micro-ônibus, todos equipados com ar-condicionado, wi-fi, entretenimento a bordo e sistema InBus, que permite visualizar a lotação dos coletivos.

Campanha Mobilidade para você!

E o que era meta para 2022, agora é missão cumprida! Com o objetivo de fortalecer o CartãoGV, o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) ampliou as formas e locais de compra e recarga do Bilhete Único Metropolitano. Resultado: de 160 passou para mais de 250 o número de pontos de venda na Grande Vitória. São farmácias, demais estabelecimentos e lojas do GVBus, além de máquinas de autoatendimento (ATMs) em todos os shoppings, nos terminais, Rodoviária e Aeroporto da Capital, e no Materplace Mall.

Um desses pontos é o Centro da Praia Shopping, que fica na Praia do Canto, na Avenida Reta da Penha, em Vitória, uma das regiões mais movimentadas da Capital. No local, foi instalada uma ATM para compra e recarga do CartãoGV.

Para informar sobre esses locais aos clientes, o GVBus realizou a campanha “Mobilidade para você!”. Foram seis meses de divulgação, com cartazes e busdoor espalhados pelos ônibus, atualização do painel e banners nos terminais de integração, banners e postagens nas redes sociais e nos principais veículos de imprensa do Espírito Santo, além de anúncio no aplicativo ÔnibusGV, a fim de orientar a população sobre as diversas opções de recarga existentes.

Recarga com cashback e pagamento da tarifa pelo celular

Para fechar 2022 com chave de ouro, em outubro, foi implementada uma nova modalidade de pagamento da tarifa: diretamente pelo celular, via QR Code, no validador do ônibus. Com isso, quem não tem créditos no CartãoGV tem uma alternativa para conseguir embarcar, mesmo se não estiver com o bilhete único em mãos.

Antes dessa novidade, no entanto, os passageiros passaram a ter ainda a possibilidade de ganhar cashback com as recargas do CartãoGV, graças ao app UUDI. Esse é um aplicativo que funciona como uma comunidade, em que o passageiro ganha cashback por cada compra realizada, e pelas compras dos integrantes da sua rede.

Inclusão e acessibilidade

E quando o assunto é inclusão e acessibilidade, duas melhorias merecem destaque: a expansão da conexão temporal em Vitória, com 120 novas opções de integração das linhas que passam pela Avenida Leitão da Silva, e que garantiram a conexão com oito terminais do Sistema Transcol; além da campanha educativa “Nossa compreensão é que precisa ser visível”, inédita no Espírito Santo.

O objetivo da campanha é conscientizar usuários e colaboradores do sistema sobre como identificar uma pessoa com deficiência não visível, como esquizofrênicos e autistas e, assim, compreender e respeitar os direitos garantidos a estas pessoas, como o assento preferencial no ônibus.

Meta para 2023

Para o próximo ano, a prioridade dos consórcios operadores é continuar trabalhando em parceria com o Governo do Estado, para que os investimentos no transporte público coletivo na Grande Vitória sigam a todo vapor.

O foco será sempre proporcionar a melhor experiência ao passageiro, sem qualquer distinção. É essa a mentalidade que fez do Sistema Transcol referência no restante do Brasil quando o assunto é mobilidade urbana por ônibus.

 

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus