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GVBus faz breve retrospectiva de desafios e ações realizadas em 2017. A expectativa é de que 2018 será de muito trabalho e esperança de melhoria

O ano de 2017 não foi fácil para o transporte urbano da Grande Vitória. Recessão econômica, incertezas políticas,
desemprego, greve da PM, queda de demanda, aumentos seguidos do diesel (e por consequência, dos custos operacionais), ônibus queimados, assaltos e insegurança.

Mas apesar de 38,9% das empresas nacionais do setor de transportes acreditarem que a retomada do crescimento
econômico só será percebida em 2019, conforme a pesquisa Sondagem Expectativas Econômicas do Transportador 2017, divulgada dia 4 de dezembro pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), os ventos de dezembro trazem esperança para a categoria no Espírito Santo.

Isso porque em meio a tantas adversidades foi preciso arregaçar as mangas e pensar em alternativas para sair da crise e dar a volta por cima. Com a economia dando sinais de que a situação pode melhorar, as empresas que operam o Sistema Transcol, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), investiram na aproximação com os usuários e em capacitação dos colaboradores.

Durante todo o ano de 2017, motoristas, cobradores e fiscais foram treinados e capacitados para atender às normas de segurança e de qualidade da prestação do serviço, com formação de novos condutores. Aulas sobre cuidados com os ciclistas, economia e dirigibilidade, e até instruções de como proceder em caso de assédio sexual dentro dos coletivos estão entre essas medidas, essa última em parceria com a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV).

No que diz respeito aos usuários, além de aumento na fiscalização para reduzir a evasão de receitas e aumentar a capacidade de investimento, junto com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e da Ceturb-GV, o sindicato atuou com o objetivo de melhorar a segurança dentro dos coletivos. De janeiro a novembro, por
exemplo, foram encaminhadas 583 imagens de ocorrências dentro dos coletivos à polícia.

Para evitar fraudes, aplicou 4.823 penalidades aos usuários dos cartões de benefícios de gratuidade usados indevidamente, com a ajuda do sistema de biometria facial. Além disso, instalou 140 catracas altas
nos ônibus para inibir os pulos de roleta. A medida reduziu essa prática em 89% e
a ideia é equipar toda a frota aos poucos.

Mais de 70 pontos de recarga

Com investimento de R$ 330 mil reais em equipamento e tecnologia, os consórcios fizeram uma parceria com a Rede
Farmes e criaram uma nova forma de venda de passagens para facilitar a vida dos passageiros. Os usuários do cartão Passe Fácil ganharam mais de 70 novos locais de recarga de crédito, com a disponibilização de máquinas de recarga nas farmácias da rede pela Região Metropolitana. A ideia é que o projeto seja expandido e consiga novos parceiros no ano que vem.

Tantas ações fizeram com que 2017 passasse rápido, mas deixasse um grande aprendizado para todos. Para o membro do Comitê Executivo do GVBus Anderson Guimarães Lopes, a palavra é de esperança. “Esse ano foi cheio de situações que desafiaram o setor e nos fizeram sair da caixinha. Sabemos o quanto foi difícil chegar até aqui, mas temos certeza de que estamos no caminho certo para vivenciar um 2018 com os pés no chão. Temos alguns projetos para colocar em prática e esperamos que a melhora da economia já possa ser sentida a partir de ano que vem”.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

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