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Se 60{17fa2975a8e501154d6d762c658a26d0839c9e9d43443aad789e2a3cfa55c041} da população de Vitória trocasse o carro pelo ônibus, o tempo gasto no trânsito seria 5{17fa2975a8e501154d6d762c658a26d0839c9e9d43443aad789e2a3cfa55c041} menor

*Por Jaime De Angeli

Todos os dias mais de 100 mil pessoas utilizam o sistema de transporte urbano municipal de Vitória. São pessoas que vão para os seus trabalhos, locais de estudo ou lazer e que apostam nos ônibus como o seu principal meio de locomoção para a capital.

Uma pesquisa da Associação Nacional de Transportes (ANTP) afirma que se 60{17fa2975a8e501154d6d762c658a26d0839c9e9d43443aad789e2a3cfa55c041} da população de Vitória que utiliza carros, deixasse os veículos em casa para pegar ônibus, a emissão de dióxido de carbono diminuiria em 23{17fa2975a8e501154d6d762c658a26d0839c9e9d43443aad789e2a3cfa55c041}, o consumo viário atenuaria em 43{17fa2975a8e501154d6d762c658a26d0839c9e9d43443aad789e2a3cfa55c041} e o tempo gasto seria de menos 5{17fa2975a8e501154d6d762c658a26d0839c9e9d43443aad789e2a3cfa55c041}.

Se continuarmos nessa questão, a mesma pesquisa mostra que com a diminuição do uso de automóveis o consumo de energia iria diminuir em 37{17fa2975a8e501154d6d762c658a26d0839c9e9d43443aad789e2a3cfa55c041} e a emissão de poluentes locais também sofreria uma queda de 26{17fa2975a8e501154d6d762c658a26d0839c9e9d43443aad789e2a3cfa55c041}.

Dados da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI) reafirmam o benefício do ônibus. Segundo o órgão, esse tipo de meio de locomoção substitui 30 carros na rua. Além disso, um ônibus emite 6 vezes menos gás carbônico por passageiro do que um avião e, anualmente, mais de 1 bilhão e meio de pessoas são transportadas em ônibus em viagens interestaduais e intermunicipais no Brasil.

Se deixarmos um pouco de lado os danos ambientais e passarmos para os gastos financeiros, o consumo de combustíveis por carros de passeio, em um ano, pode variar entre 2.890 e 7.390 reais, segundo a consultoria automotiva Jato Dynamics, com base nos dados do ranking de consumo anual de combustíveis do Inmetro.

Mas o que falta para que a população decida deixar o carro em casa? Priorizar o transporte coletivo no uso da via, com criação de faixas exclusivas, proporcionando maior velocidade operacional, mais conforto e qualidade no deslocamento. E disponibilizar mais horários, fornecer mais opções para o cidadão e fazer com que o tempo de trajeto gasto seja menor.

Por tudo isso vale à pena repensar sobre a utilização do ônibus no seu cotidiano, pois ao utilizar esse veículo e serviço, contribui-se para o meio-ambiente, para a redução de veículos, para a redução dos acidentes e número de mortes no trânsito, além de reduzir o consumo de energia, entre tantos outros aspectos.

Comparativamente, o transporte rodoviário de passageiros predomina em relação aos sistemas ferroviários, hidroviários e enfrenta um páreo duro com o aéreo no País, apenas para as longas distâncias. O principal motivo é a capilaridade dos modais rodoviários e os custos dos deslocamentos, muito mais acessíveis para a população.

*Jaime De Angeli, secretário-geral do Setpes e especialista em trânsito e transporte. O artigo foi publicado no Jornal A Gazeta, na coluna opinião, página 17, do dia 17/04/2018.

Comunicação GVBus

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