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Novas conexões temporais beneficiam mais de 70 mil moradores da Grande Porto de Santana, Roda D’Água e Novo Brasil, em Cariacica. Integração permite reduzir o tempo de deslocamento para Carapina, na Serra, via Rodovia do Contorno, e para os Terminais de Itacibá e Campo Grande.

A população da Grande Porto de Santana, Roda D’Água e Novo Brasil, em Cariacica, agora conta com novas conexões temporais do Sistema Transcol. Na prática, os passageiros da região podem trocar de ônibus sem a necessidade de passar por um terminal e sem pagar nova tarifa. A integração começou a valer no último dia 23 de outubro.

As novas conexões beneficiam mais de 70 mil moradores do município, com a redução no tempo de descolamento não só para Carapina, na Serra, via Rodovia do Contorno, mas também, para os Terminais de Itacibá e Campo Grande, ambos em Cariacica. No caso de Porto de Santana, a integração das linhas da região é total. 

Para ter acesso às conexões, o passageiro precisa embarcar no ônibus seguinte em um tempo determinado. A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) é quem opera o sistema de integração temporal.

 

Mais de 70 mil moradores da Grande Porto de Santana, Roda D'Água e Novo Brasil, em Cariacica, são beneficiados com as novas conexões temporais. Integração permite reduzir o tempo de deslocamento para Carapina, na Serra, via Rodovia do Contorno, e para os Terminais de Itacibá e Campo Grande.

Grande Porto de Santana

Na Grande Porto de Santana, os passageiros que utilizam as linhas 704, 707, 708, 743, 744, 746, 761, 769, 770 e 773 podem ir até o Terminal de Carapina pegando a linha 587 (Porto de Santana / T.Carapina, via Flexal II / Rodovia do Contorno) na avenida que corta a região.

Assim, as viagens ficam muito mais rápidas. Quer um exemplo? Quem usa a linha 761 (T. São Torquato / Presidente Médici, via Porto Velho – Circular) e pretende ir à Carapina, já pode descer do ônibus próximo ao Supermercado Internacional e embarcar na 587. Da mesma forma, o passageiro que for para o Terminal de Itacibá pode utilizar as linhas 704, 707, 708 e 769, no sentido oposto.

Nesse caso, o passageiro tem uma hora e meia (90 minutos) para trocar de ônibus. Voltando da Serra, a integração pode ser feita em todas as linhas da cidade, em um período de duas horas (120 minutos).

Roda D'Água e Novo Brasil

Já para os usuários da linha 753 (Roda D’Água / T. Itacibá, via BR-262) a integração é com as linhas que dão acesso ao Terminal de Campo Grande. Ao embarcar na 753, o passageiro deve descer em frente ao Shopping Moxuara, em Cariacica e, então, pegar qualquer linha que leve ao terminal. E também é possível ir à Carapina, via Rodovia do Contorno, embarcando no ônibus do outro lado da BR-262 com destino à Serra. 

Além de Roda D’Água, moradores dos bairros Novo Brasil, Vale dos Reis, Vista Dourada, Novo Horizonte, Piranema, São Gonçalo e Mucuri também são atendidos pela conexão, podendo chegar ao Terminal de Carapina, via Rodovia do Contorno, mais rápido e sem pagar uma nova passagem, desde que o segundo giro de roleta seja feito em até uma hora e meia (90 minutos). Na volta, esse tempo é de duas horas.

Em Roda D’Água, as linhas também fazem a integração com linhas de Viana e de Carapina. As linhas 753, 724, 725, 726 e 758 fazem a conexão com as linhas 509, 511, 526, 540, 901, 902, 903, 904, 905, 906, 908, 910, 912, 913, 915, 917, 918, 920 e 923.

Ampliação da conexão temporal na Grande Vitória

A integração em Cariacica é mais uma etapa do sistema de conexão temporal que está em ampliação em toda a Grande Vitória. Isso é possível devido ao uso da bilhetagem eletrônica, tecnologia que permite conectar várias linhas do Sistema Transcol.

“Além de reduzir o tempo de viagem, a conexão temporal possibilita integrar várias linhas sem que, para isso, o passageiro desça no terminal para realizar o segundo embarque e pague uma nova tarifa. Isso acaba gerando mais economia ao usuário do transporte coletivo e mais conforto, também, com viagens mais rápidas”, ressalta o diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar.

Os municípios de Vitória e Viana também já contam com a integração das linhas.

Com informações da Ceturb-ES.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

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