CartãoGV Escolar: tire suas dúvidas sobre o recadastro

Por julho 23, 2021Acontece, Capa
O GVBUs responde às principais dúvidas dos estudantes sobre o recadastro do CartãoGV Escolar. Procedimento é feito pela internet, até o dia 31 de julho.

O GVBUs responde às principais dúvidas dos estudantes sobre o recadastramento do CartãoGV Escolar. A renovação do cadastro deve ser feita exclusivamente pela internet, até o dia 31 de julho. Após este período, os cartões serão bloqueados.

Falta apenas uma semana para o fim do prazo de recadastramento do CartãoGV Escolar, mas muitos alunos que utilizam o Sistema Transcol ainda têm dúvidas quanto ao procedimento. Quem fez o cartão este ano precisa se recadastrar? O que fazer se não encontro o número do cartão solicitado para acessar o sistema? Estas são algumas das dúvidas mais comuns.

Para auxiliar o estudante, o GVBus reuniu os principais questionamentos sobre o assunto. As respostas você confere logo abaixo. 

Lembrando que o recadastramento é feito exclusivamente pela internet, no site do GVBus, e é indispensável para que o aluno continue a usufruir do benefício. O estudante tem até o próximo dia 31 de julho para acessar o sistema e enviar a documentação, incluindo o formulário assinado e carimbado pela instituição de ensino. Não haverá prorrogação. Quem perder o prazo, terá o cartão bloqueado a partir do dia 06 de agosto. 

Confira o que fazer em caso de dúvidas no recadastramento

 

  • Por que fazer o recadastramento?

 

A renovação dos cadastros é indispensável para o uso e compra de créditos dos CartõesGV do tipo Escolar, pois é por meio deste procedimento que será possível comprovar que o aluno continua matriculado em uma instituição de ensino. Quando o aluno não realiza o recadastro, o cartão dele é automaticamente bloqueado, até que ele comprove que continua vinculado à escola, tendo, dessa forma, direito ao benefício.

 

  • Quem precisa fazer o recadastro?

 

Tanto os estudantes de graduação quanto os de pós-graduação, das categorias escolar, gratuito e gratuito com comprovação de renda, estão enquadrados nos pré-requisitos para se cadastrar ou recadastrar, ou para fazer a recarga do CartãoGV.

 

  • Quando realizar o recadastramento?

 

O procedimento deve ser realizado todo início de ano ou período letivo, de acordo com a categoria em que o aluno está cadastrado e com o grau de ensino em que ele está matriculado. No entanto, no início deste ano, a Ceturb-ES prorrogou o prazo de validade dos CartõesGV do tipo Escolar. como medida de segurança no combate ao coronavírus. O objetivo foi resguardar o direito dos estudantes e evitar aglomerações nos postos de atendimento.

Inicialmente, o prazo foi adiado para o dia 01 de julho, mas devido ao número elevado de alunos que ainda não se recadastraram – cerca de 35 mil -, estendeu-se a data para o dia 31 de julho, a fim de evitar transtornos aos estudantes. Esta é a última chance para realizar o recadastro, pois não haverá nova prorrogação. A partir do dia 06 de agosto, os cartões serão bloqueados.

 

  • Como fazer o recadastramento?

 

Basta o aluno acessar o site do GVBus, clicar em “estudantes”, “cadastro ou recadastro”, escolher a categoria do cartão e informar se já é ou não cadastrado no GVBus. 

É necessário preencher o formulário, que deverá ser assinado e carimbado pela instituição de ensino.  No caso do cadastro e solicitação do cartão, ainda é preciso selecionar em qual posto do GVBus ele será retirado.

Posteriormente, com o formulário assinado, o aluno deverá digitalizar toda a documentação obrigatória, acessar novamente o site do GVBus e, dentro da sua categoria, selecionar o botão “enviar arquivos digitalizados” para, em seguida, inserir o número do protocolo e anexar a documentação obrigatória.

 

  • Preciso ir a algum posto do GVBus ou terminal para fazer o recadastro?

 

O processo de recadastro do CartãoGV Escolar é 100% digital. Logo, não é necessário se deslocar a qualquer terminal ou posto de atendimento do GVBus para realizar o procedimento. Há apenas duas exceções: na solicitação da primeira via, ou quando o aluno troca de categoria, como por exemplo, de Escolar para Gratuidade com Comprovação de Renda. Nesse caso, é preciso comparecer ao posto de atendimento para devolver o cartão de posse do estudante e solicitar um novo.

Vale destacar que o aluno é responsável por providenciar a documentação necessária e anexar ao sistema, incluindo o formulário assinado e carimbado pela instituição de ensino.

 

  • O aluno que fez o cartão este ano precisa se recadastrar?

 

O recadastramento é anual. Portanto, quem adquiriu o CartãoGV Escolar este ano, não precisa realizar o procedimento. Entretanto, se houver qualquer alteração de escola, endereço, ou outro dado importante fornecido no momento do cadastramento/recadastramento, será preciso se recadastrar para atualizar as informações. 

Já o aluno que adquiriu o CartãoGV Escolar em anos anteriores precisa fazer o recadastramento.

 

  • Não consigo realizar o recadastro. E agora?

 

É importante que as instituições de ensino realizem a atualização cadastral junto ao GVBus. Do contrário, o aluno não conseguirá realizar o recadastramento. Por isso, a orientação é que o estudante entre em contato diretamente com a instituição de ensino antes de acessar o sistema novamente. 

Também podem ocorrer problemas de conexão com a internet e muitos acessos simultâneos ao link de recadastro, principalmente com a proximidade do encerramento do prazo, o que impede que o sistema funcione normalmente. Nesse caso, o aluno deve acessar o link novamente mais tarde. 

 

  • Ao iniciar o recadastro, aparece CPF ou número do cartão inválidos e não consigo finalizar o procedimento.

 

Quando o sistema informa “CPF ou número do cartão inválidos”, é porque há divergências entre os dados que o aluno insere no recadastramento e os que estão registrados no banco de dados do GVBus. Por isso, é importante manter os dados atualizados no sistema do GVBus.

Por exemplo, com a conexão das antigas linhas municipais de Vitória ao Sistema Transcol, o Cartão Escolar também migrou de sistema, passando do  Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Setpes) para o do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus). Se no antigo sistema o aluno está cadastrado com o CPF do responsável, mas ao realizar o recadastro insere o próprio CPF, não será possível efetuar o procedimento. É preciso utilizar os dados que estão cadastrados.

Outra situação é quando o estudante está cadastrado com o nome do responsável, que alterou o estado civil, mas tal informação não foi atualizada no sistema.

Nos dois casos, é preciso entrar em contato com o GVBus, por meio do chat ou da Central de Ajuda em nosso site, ou pelo SAC, nos telefones 0800 028 1810 / 3145.2650 (para ligações feitas de celular) e e-mail: sac@gvbus.com.br. O Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h e aos sábados, de 8h às 18h.

 

  •  O sistema solicita o número do cartão para iniciar o procedimento. No entanto, meu cartão não tem esse número. 

 

Todo CartãoGV Escolar possui um número, que fica na parte externa do documento, e é com este número que o estudante consegue acessar o site de recadastro. Nos cartões antigos, entretanto, a numeração pode não estar mais visível, devido ao desgaste natural do tempo. Nesse caso, é necessário entrar em contato com o GVBus por meio do SAC para solucionar o problema.

 

  •  Onde acesso o formulário? O envio tem que ser pelo site ou no terminal?

 

O formulário deve ser impresso no próprio link de recadastro. É só baixar o documento, que deverá ser assinado e carimbado pela instituição de ensino. Em seguida, é preciso acessar o sistema novamente e anexar o formulário.

 

  •  O que acontece após finalizar o recadastro? O procedimento está concluído?

 

Não. Após finalizar o recadastro, o GVBus irá analisar a documentação enviada e o aluno deve acompanhar a situação. Para isso, é preciso acessar o site de cadastro/recadastro novamente, selecionar o botão “consultar status de aprovação do cadastro” e inserir o número do protocolo. O aluno receberá a informação se o cadastro foi aprovado, se está pendente ou foi negado. Em todas as situações, o sistema informará quais orientações o aluno deverá seguir para concluir o seu processo de cadastramento.

 

  •  Quando terei meu cartão revalidado?

 

Dois dias úteis após a aprovação do seu cadastro, o cartão do aluno será revalidado* na sua primeira utilização, quando ele for apresentado no validador dos ônibus ou nas catracas dos terminais.

*Somente cartões ativos e de posse dos alunos serão revalidados no interior dos ônibus ou nas catracas dos terminais. Em caso de cartões bloqueados ou extraviados (necessidade de emissão de 2ª via), o aluno deverá fazer contato com o SAC GVBus 0800 028 1810 para receber as orientações de como proceder.

 

Comunicação GVBus

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