Skip to main content

Motoristas do Sistema Transcol estão incluídos nessa fase de imunização. Estimativa é vacinar mais de 19,5 mil trabalhadores da categoria no Espírito Santo.

Os trabalhadores do transporte coletivo da Grande Vitória receberam as primeiras doses da vacina Astrazeneca, nesta quarta-feira (26), durante ato simbólico no Palácio Anchieta, em Vitória. Os profissionais fazem parte da categoria definida como público prioritário de imunização contra a Covid-19, que contempla, ainda, motoristas e cobradores dos sistemas intermunicipal e interestadual. Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que 19.577 trabalhadores sejam imunizados no Espírito Santo.

Só o Sistema Transcol emprega cerca de 7 mil profissionais. Entre eles estão os motoristas Jailton Nascimento e Simone Barbosa, e a cobradora de roleta do Terminal de Integração, Patrícia Simões, alguns dos primeiros da categoria a serem vacinados. Para eles, a vacina representa alívio e felicidade.

“Me sinto muito aliviada. Com certeza vamos trabalhar com mais tranquilidade agora”, afirmou Patrícia Simões.

“Eu recebi a notícia que iria ser vacinada e fiquei muito feliz. Acordei de madrugada achando que havia perdido a hora de tanta emoção. Estou grata e agora vou trabalhar muito mais segura”, destacou Simone.

“É um sentimento de felicidade saber que nossos colegas também serão vacinados. Então esse é um momento que nos traz mais tranquilidade, para nós e para nossos familiares”, acrescentou Jailton Nascimento.

O diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar, enfatiza a importância da vacinação. “O início da imunização desses e de outros profissionais do Sistema Transcol irá contribuir ainda mais para a segurança de rodoviários e passageiros”, destacou.

O Governador Renato Casagrande e o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, participaram do ato simbólico de vacinação da categoria. 

“É uma alegria darmos início à vacinação desses trabalhadores que estão expostos todos os dias. Em nenhum lugar do mundo, em nenhum modal, seja trem, ônibus ou metrô, as pessoas conseguem totalmente ficar sentadas durante os horários de pico. Por isso, pedimos que as pessoas, se puderem, possam esperar um ônibus menos cheio ou até mesmo adiantar ou retardar seus horários habituais para evitar aglomerações”, explicou o governador.

O secretário Fábio Damasceno reforçou a importância do trabalho dos rodoviários ao longo de todo o período de enfrentamento à Covid-19. “É uma grande conquista poder iniciar a vacinação dessa categoria que está empenhada e trabalhando desde o início da pandemia, transportando pessoas todos os dias, inclusive os profissionais de saúde”, lembrou.

Como acontece a vacinação?

Para a antecipação do grupo de trabalhadores do transporte coletivo, o Governo do Estado definiu o envio de uma porcentagem de doses da reserva técnica, de acordo com a disponibilidade semanal de vacinas. O primeiro envio acontece já nesta semana, com a chegada de uma nova remessa sinalizada pelo Ministério da Saúde.

A vacinação deve ser operacionalizada seguindo chamamento ou agendamento, na medida em que as doses forem distribuídas aos 78 municípios, conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde. É necessário que o trabalhador esteja em atividade e que ele, no ato da vacinação, apresente um documento que comprove o exercício ativo da função de motorista ou cobrador profissional de transporte.

Com informações do Governo ES.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus