Skip to main content

Seguindo essas dicas e tomando certos cuidados, você se protege e contribui para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19)

A rotina de muitas pessoas mudou por conta da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2, ou Covid-19). E, desde então, cuidados que antes passavam despercebidos, hoje se tornaram mais que necessários, inclusive no transporte coletivo. Para auxiliar os passageiros e quem ainda está saindo de casa e depende dos ônibus para se locomover, preparamos algumas dicas que podem te ajudar a enfrentar essa pandemia e ainda ajudar no combate ao vírus.

Além das preocupações de lavar as mãos com água e sabão, ou fazer assepsia com álcool em gel, há ainda a recomendação de evitar abraços, beijos e apertos de mão, e outros cuidados necessários quando se está dentro do ônibus.

Seguindo as recomendações da Associação Nacional das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (NTU), para se prevenir da Covid-19, os passageiros devem:

– Evitar os horários de pico nos ônibus, se possível;

– Manter as janelas dos coletivos abertas para uma melhor circulação de ar;

– Evitar tocar nas áreas do rosto (principalmente, nariz, olhos e boca);

– Quando tossir ou espirrar proteja a boca na parte interna do antebraço;

– Após descer dos coletivos, fazer a higienização das mãos com álcool, ou de preferência, também lavar as mãos imediatamente, ou assim que chegar a seu destino;

– Evitar sair de casa caso apresente sintomas de gripe ou similar;

– Evite moedas e notas;

A nossa sugestão, baseada na recomendação do governo do Estado, é que as pessoas evitem pagar a tarifa com dinheiro. Uma equipe de cientistas norte-americanos divulgou um estudo que o vírus pode permanecer em até quatro horas nas moedas. Para evitar a disseminação da Covid-19, a melhor alternativa é usar o CartãoGV: ele é seu e de uso pessoal. Além disso, ele permite embarque seguro, é mais prático, rápido e é muito mais higiênico.

Limpeza no Transcol

Por conta da prevenção contra o novo coronavírus, a limpeza dos ônibus do Sistema Transcol foi intensificada. Os coletivos são higienizados com água e sabão por dentro e fora dos carros, e com hipoclorito de sódio (água sanitária) nas partes internas onde os passageiros colocam as mãos, como (alças de segurança, balaústres, poltronas).

Leia mais: governo anuncia ações de prevenção da Covid-19

O que é?

De acordo com o Ministério da Saúde, Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias (Covid-19). Traduzido do inglês, significa “Síndrome Aguda Respiratória Severa” (SARS). O novo agente do coronavírus (SARS-CoV-2) foi descoberto em 31/12. O período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias.

Confira mais algumas dicas:

– Lave sempre as mãos com sabão até a metade do antebraço, esfregando também as partes internas das unhas;

– Limpe regularmente as mãos com álcool em gel 70º INPM quando não for possível lavá-las;

– Utilize lenços descartáveis quando estiver com o nariz escorrendo;

– Siga as orientações oficiais do Ministério da Saúde e autoridades sanitárias.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus