Skip to main content

No mês em que se comemora o Dia do Motorista, em 25 de julho, trouxemos as histórias dos nossos colaboradores, que exercem essa profissão com tanta dedicação e responsabilidade. São homens e mulheres apaixonados pelo que fazem!

Por eles, passam milhares de pessoas todos os dias. São, em média, 600 mil passageiros transportados, diariamente, por todos os bairros da Grande Vitória. Uma responsabilidade e tanto que merece reconhecimento! Estamos falando dos motoristas do Sistema Transcol, nossos homenageados deste mês, quando se comemora o Dia do Motorista.

Para celebrar a data, marcada para a próxima segunda-feira, 25 de julho, reunimos aqui um pouco da história destes profissionais, colaboradores das empresas operadoras, que fazem do transporte público coletivo um serviço tão essencial para a população. As homenagens também estão programadas para as redes sociais do GVBus (Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin), ao longo do mês.

Cada uma destas histórias tem suas particularidades. Mas todas elas guardam algo em comum: a paixão pela profissão e o comprometimento e a seriedade com que desempenham essa função.

“É um sonho que eu tinha desde criança. E a gente trabalha com dedicação e paciência. Eu me sinto útil, feliz, no que eu faço”, afirma Celio Soares Coutinho, motorista mais antigo da Vereda Transporte. São 25 anos de serviços prestados no Sistema Transcol.

No mês em que se comemora o Dia do Motorista, trouxemos as histórias dos nossos colaboradores que exercem essa profissão com tanta responsabilidade

Celio Soares é o motorista mais antigo da Vereda Transporte

Quem também acumula mais de duas décadas de transporte público coletivo é Mauro de Laia, colaborador da Serramar. São 27 anos como motorista no sistema, 17 deles na condução da linha 807, que faz o itinerário Barcelona/Terminal de Laranjeiras, na Serra.

A rotina do Mauro começa cedo. Às 3 horas da madrugada ele já está de pé, se preparando para mais um dia de trabalho. E enquanto motorista de ônibus, acumula muitas histórias. “Eu já embarquei passageira grávida que, hoje, está com a criança adolescente! São muitas pessoas que passam por nós. A gente acaba conhecendo todo mundo. Saio alegre de casa. É uma oportunidade, uma satisfação”, destaca.

No mês em que se comemora o Dia do Motorista, trouxemos as histórias dos nossos colaboradores, que exercem essa profissão com tanta responsabilidade

Mauro de Laia é motorista da Serramar

Juliana Do Monte também trabalha como condutora na Serramar, há 12 anos. Ela começou no Sistema Transcol como cobradora, em outra empresa, onde exerceu a atividade por dois anos, até descobrir o amor pela profissão de motorista. “É uma satisfação muito grande, tenho paixão pelo meu trabalho. Me sinto valorizada!”, afirma.

No mês em que se comemora o Dia do Motorista, trouxemos as histórias dos nossos colaboradores, que exercem essa profissão com tanta responsabilidade

Juliana Do Monte começou no Sistema Transcol como cobradora e atualmente é motorista de ônibus na Serramar

Elas mostram que podem chegar a qualquer lugar!

Assim como Juliana, outras mulheres estão à frente dos ônibus do Sistema Transcol. É o caso de Lídia Maria Bravin, motorista na Viação Satélite há nove anos. Até chegar à atual função, ela trabalhou como cobradora, conferente e fiscal em outra operadora, e até como motorista de caminhão para uma empresa.

“Eu não consigo me ver trabalhando em outra coisa que não seja no Transcol. Quero continuar aqui até me aposentar”, comenta Lídia, que ainda serve de inspiração para outras mulheres. “Uma vez, uma menina de 5 anos entrou no ônibus com o pai e ficou me observando. Ela comentou com ele ‘é uma motorista menina, pai… Eu vou ser uma motorista menina de ônibus’. Esse exemplo é muito importante”, destaca. Lídia atua nas linhas 540 e 598.

Lídia Maria Bravin é motorista da Viação Satélite há nove anos

Vanilza Lopes, colaboradora da Nova Transporte, Jovanna Rubim, a “Lôra”, da Metropolitana, e Aldícia Mendes, que trabalha para a operadora Grande Vitória, também reforçam o time de motoristas no Sistema Transcol.

“É uma honra, um prazer, um sonho realizado! E eu dou o maior apoio para outras mulheres que querem seguir o mesmo caminho”, afirma Vanilza, mais conhecida como Neguinha. Ela atua na linha 985.

Vanilza, mais conhecida como Neguinha, atua na linha 985

Ex-professora de Letras – Português e Espanhol, Jovanna largou a carreira para se dedicar à atual profissão. E não se arrepende. “Entro no ônibus e agradeço a Deus. Vou trabalhar feliz. Conheço os passageiros pelo nome. Amo ser motorista de ônibus!”, acrescenta a “Lôra”, como é chamada por colegas e passageiros.

No mês em que se comemora o Dia do Motorista, trouxemos as histórias dos nossos colaboradores, que exercem essa profissão com tanta responsabilidade

Jovanna Rubim, a “Lôra”, largou a carreira de professora de Letras – Português e Espanhol para trabalhar como motorista de ônibus

Já Aldícia entrou no Sistema Transcol há 17 anos. Na época, segundo ela, havia apenas uma motorista mulher na empresa Grande Vitória. “A próxima será eu”, afirmou, durante a entrevista de admissão.

Ela tirou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e, alguns anos depois, após trabalhar como cobradora, se tornou a nova motorista de ônibus da empresa, profissão que exerce há nove anos. “No começo eu ouvi que não conseguiria dirigir, que para isso tinha que ter dom. Eu busquei meu dom e cheguei até aqui. Nós podemos estar onde quisermos. Eu superei os obstáculos e venci. Amo o que faço, e procuro fazer o melhor, sempre tratando bem o próximo”, destacou Aldícia, profissional bastante elogiada, de acordo com ela.

No mês em que se comemora o Dia do Motorista, trouxemos as histórias dos nossos colaboradores que exercem essa profissão com tanta responsabilidade

Aldícia foi uma das primeiras mulheres motoristas da operadora Grande Vitória

Dedicação e responsabilidade

A rotina de trabalho sobre rodas requer destes profissionais muita atenção e responsabilidade. Estas, inclusive, são orientações básicas passadas aos nossos colaboradores durante os treinamentos periódicos nas empresas. A finalidade é sempre garantir a segurança do passageiro, afirma Carlos Magno Paiva, motorista instrutor na Santa Zita. “Transportar pessoas com segurança. Esse é o meu trabalho. E tudo é feito com muito empenho e treinamento. É uma satisfação pessoal”, comenta.

Carlos Magno Paiva é motorista instrutor

Eliel Cruz também é motorista instrutor, na Unimar. São quase 13 anos no Sistema Transcol, local que ele tem satisfação em trabalhar. Foi como motorista, aliás, que ele conheceu a esposa e realizou o sonho que tinha desde criança. “Eu olhava um ônibus, um caminhão e falava que um dia ia ser motorista. É um grande privilégio trabalhar no Sistema Transcol. Aqui eu conheci pessoas, construí minha família, aprendi a lidar com o próximo e a me colocar no lugar do outro. Isso enriquece muito a gente. Ser motorista está no meu sangue, é uma paixão!”, comemora.

Eliel Cruz é apaixonado pela profissão

Seja debaixo de sol ou chuva, os nossos motoristas estão à disposição para atender a população, com gentileza e respeito. A dedicação com que exercem o trabalho faz destes profissionais um exemplo para os demais colaboradores. E as empresas operadoras reconhecem esse comprometimento. Todos os motoristas do Sistema Transcol são formalmente contratados, e têm garantidos os direitos trabalhistas.

“Ter a oportunidade de atender bem, com educação e respeito, os capixabas que precisam andar no transporte público, ser um bom profissional. Isso é muito importante e gratificante para mim. E trabalhar com carteira assinada fazendo o que gosto com certeza é um diferencial”, destaca Dilson Marcos Gava, motorista da Expresso Santa Paula.

No mês em que se comemora o Dia do Motorista, trouxemos as histórias dos nossos colaboradores, que exercem essa profissão com tanta responsabilidade

Para Dilson Marcos Gava, trabalhar com carteira assinada e fazendo o que gosta é um diferencial

Os também motoristas, Oziel Sales, da Viação Satélite, e Jhonatan da Silva, da Viação Praia Sol, fazem coro ao Dilson. “O prazer em atender bem os passageiros, transportar pessoas, servir a população. É muito gratificante!”, comenta Oziel. “Ouvir um elogio de um passageiro, receber um bom dia. Isso anima a gente a trabalhar. É uma oportunidade. Um sonho realizado”, acrescenta Jhonatan.

Para Jhonatan da Silva, da Viação Praia sol, ser motorista de ônibus é a realização de um sonho

No mês em que se comemora o Dia do Motorista, trouxemos as histórias dos nossos colaboradores, que exercem essa profissão com tanta responsabilidade

Oziel Sales trabalha como condutor na Viação Satélite

Com esta homenagem, aproveitamos para parabenizar a todos que, assim como os nossos colaboradores, fazem dessa profissão uma trajetória de exemplo, dedicação e respeito ao próximo! Motorista, seu agir e pensar trazem confiança ao nosso caminho. Parabéns!

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus