Skip to main content

O serviço oferece, de forma gratuita, transporte por micro-ônibus adaptados para pessoas com dificuldades de locomoção, mediante agendamento prévio. Em 2022, foram 87 mil viagens realizadas, 25 mil a mais que em 2021

O Serviço Especial Mão na Roda, que integra o Sistema de Transporte Metropolitano da Grande Vitória, completa 22 anos de atendimentos prestados às pessoas com dificuldade de locomoção. São, ao todo, 3.816 usuários cadastrados, que, mediante agendamento prévio, contam com micro-ônibus adaptados para ter acesso aos mais diversos compromissos. Somente em 2022, até o dia 06 de dezembro, foram realizadas 87.161 viagens, uma média de 25 mil a mais que em 2021, quando ocorreram 61.687 viagens.

O coordenador do Consórcio Cidadania, Erick Costa de Azevedo, comemora o sucesso do serviço, mas destaca que o atendimento poderia ser ainda maior se o número de viagens canceladas, sem aviso prévio, não fosse tão alto.

“É muito gratificante ver que cada vez mais pessoas utilizando o serviço. Mas os cancelamentos no local representam 26,77% do total de viagens canceladas. Infelizmente o número de desistência sem aviso prévio ainda é alto. Quando isso acontece, outras pessoas deixam de ser atendidas”, destacou Erick.

Em 2022, até 06 de dezembro, foram 113.034 viagens programadas. Deste total, os usuários cancelaram 25.873 viagens, sendo 6.926 no local, ou seja, beneficiários que desistiram e não avisaram.

O Mão na Roda

Criado no ano 2000, o Mão na Roda busca em casa e leva pessoas com deficiência motora comprovada, para destinos diversos, como atendimento médico e escola, lazer ou compras, por exemplo, conforme agendamento prévio. O serviço é gratuito. São 25 micro-ônibus adaptados com elevadores hidráulicos para o transporte destes passageiros. Esse tipo de atendimento existe em poucas cidades brasileiras.

Dentre os destinos mais solicitados estão: o Centro de Reabilitação Física do Estado do Espírito Santo (Crefes); a Escola de Medicina Santa Casa de Misericórdia (Emescam); a Apae Cariacica e Serra; o Hospital Estadual Jayme Santos Neves; e o Centro Universitário Salesiano.

Para ser beneficiário, o solicitante precisa ser cadeirante e residir nos municípios de Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha ou Vitória.

Modernização da frota

Em 2020, a frota do Mão na Roda foi modernizada. H0je, 96% dos veículos utilizados nos atendimentos foram renovados por micro-ônibus totalmente novos, tendo atualmente uma média de 2 anos de uso apenas.

Marcação de viagens

O agendamento das viagens é feito de forma online, por meio de uma plataforma criada em 2020 exclusivamente para este atendimento. Até então, os cadeirantes só podiam solicitar o serviço por telefone.

portal Mão na Roda funciona tanto para habilitar o cadastro de cadeirantes, quanto para marcar ou cancelar viagens. O contato por ligação – por meio do número 0800 038 7077 – continua ativo, mas apenas para tirar dúvidas.

Os cadeirantes que desejam utilizar o serviço devem acessar o sistema e realizar o pré-cadastro para a habilitação. A marcação dos horários das viagens é feita com até 48 horas de antecedência ao compromisso. Os passageiros também podem utilizar o portal Mão na Roda para cancelar as viagens a qualquer hora do dia. É necessário, no entanto, que o cancelamento seja feito até 6 horas antes do horário agendado.

 

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus