Skip to main content

O recadastro é indispensável para o uso e compra dos créditos do CartãoGV, pois é por meio dele que é possível comprovar que o aluno continua matriculado em uma instituição de ensino

Os estudantes que utilizam o Sistema Transcol têm até o dia 31 de maio para fazer o recadastramento do CartãoGV Escolar, Gratuito e Gratuito com Comprovação de Renda. O procedimento é realizado exclusivamente pela internet, no site do GVBus, e é indispensável para o uso e compra dos créditos. Ele precisa ser feito todos os anos. Quem perder o prazo terá o cartão bloqueado já a partir de 01 de junho de 2023 e só conseguirá regularizar a situação após realizar o recadastro no site.

Já para aqueles alunos que vão fazer a solicitação do cartão pela primeira vez, não há prazo definido. O cadastro pode ser feito em qualquer momento do ano letivo. A expectativa do GVBus é de que mais de 73 mil estudantes façam o cadastro/recadastro em 2023.

Toda a documentação necessária deverá ser enviada pelo site, no ato do cadastramento/recadastramento, incluindo o formulário assinado e carimbado pela instituição de ensino.

Apesar de ser possível renovar o cadastro o ano todo, a orientação é que ele seja feito sempre no início do ano ou período letivo, para evitar o bloqueio do cartão após o prazo. De acordo com o diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar, é por meio do recadastramento que o aluno comprova que continua ou não matriculado em uma instituição de ensino.

“Quando o estudante não realiza o recadastro no prazo estipulado, o cartão dele é automaticamente bloqueado, até que ele comprove que continua vinculado à escola, tendo, dessa forma, direito ao benefício”, explica.

Pendências

Em 2022, mais de 93,7 mil alunos acessaram o sistema de cadastro/recadastro, mas somente 73,5 mil finalizaram o processo. Ou seja, mais de 16 mil estudantes não enviaram a documentação necessária, e outros 4,1 mil não voltaram para resolver as pendências.

“Por isso, é importante ressaltar que é preciso preencher o formulário, imprimir o documento, assinar e recolher as assinaturas na instituição de ensino, e depois fazer o envio dessa documentação digitalizada dentro do próprio sistema. Além disso, o aluno não pode esquecer de acessar novamente o sistema para verificar se o seu pedido foi aprovado, ou se há pendências a serem resolvidas”, alerta a gerente administrativa dos postos do GVBus, Herta Veiga Plaster Pedrini.

A gerente ressalta que as principais pendências que acontecem, e que atrasam e dificultam o processo, são: a falta de assinaturas (do aluno e/ou da instituição de ensino) e carimbo da escola, documentos digitalizados faltando parte do formulário ou ilegíveis, inconsistências de informações e falta de documentos.

Escolas também precisam estar regularizadas

As instituições de ensino também precisam se recadastrar para receber o código que será usado pelos seus alunos em 2022. Sem esse procedimento, o estudante não conseguirá concluir o recadastramento, usar o cartão e efetuar a compra de novos créditos.

Assim, caso o aluno verifique, ao acessar o sistema, que a escola está pendente com o recadastro, a orientação é entrar em contato diretamente com a instituição de ensino, para que a mesma realize o procedimento. Regularizada a situação, o aluno deve entrar novamente no sistema.

“A primeira coisa que o aluno precisa saber é se a escola já atualizou o cadastro dela junto ao GVBus. Se a instituição de ensino estiver regularizada, o estudante já pode fazer o recadastro”, afirma Herta.

Cadastro/Recadastro

O processo de cadastro e recadastro do CartãoGV Escolar é 100% digital.  Basta o aluno acessar o site do GVBus, clicar em “estudantes”, “cadastro ou recadastro”, escolher a categoria do cartão e informar se ele já é ou não cadastrado no GVBus.

Para mais informações, basta entrar em contato com o GVBus, por meio do chat do site, da Central de Ajuda, ou do Serviço de Atendimento ao Consumidor, pelos telefones 0800 028 1810 e 3145.2650 (para ligações feitas de celular), ou e-mail [email protected]. O SAC funciona de segunda-feira a sábado, de 7h às 19h.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus