Skip to main content

A Frente será lançada nesta quarta-feira, e terá como objetivo discutir subsídios aos sistemas de transporte coletivo, verbas para obras e políticas públicas

Será lançada no Congresso amanhã, 03 de julho de 2019, uma Frente Parlamentar Mista do Transporte Público, composta por deputados e senadores, segundo a agência oficial da Câmara dos Deputados.

Entre os objetivos está conseguir e debater o melhor uso de verbas para ampliação de corredores comuns de ônibus e BRTs – Bus Rapid Transit, sistemas de ônibus de maior capacidade e velocidade que os corredores simples, em todo o país. Uma forma de tentar fortalecer o transporte público nas cidades brasileiras.

Somente nos últimos cinco anos, houve perdas de cerca de 25% na demanda dos ônibus, de acordo com dados do ano passado da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transporte Público, que reúne em torno de 500 viações em todo o país, conforme matéria publicada pelo site Diário do Transporte.

Ainda segundo o site, grande parte desta perda é atribuída à falta de eficiência dos ônibus por estarem presos no trânsito, recebendo pouca prioridade, apesar de transportarem mais pessoas que os carros. Estes últimos, inclusive, estiveram no centro das políticas públicas dos últimos anos, que deram prioridade ao transporte individual em detrimento do coletivo.

A Frente

Na pauta também estão formas de subsidiar tarifas e gratuidades, além do debate sobre como planejar uma atuação complementar entre ônibus e transporte por trilhos, de forma que eles não rivalizem entre si.

O colegiado será coordenado pelo deputado Mauro Lopes (MDB-MG), com o apoio de três coordenadores-adjuntos: o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e os deputados Orlando Silva (PCdoB-SP) e Ronaldo Carletto (PP-BA).

Além disso, a frente será uma aliada no que diz respeito às discussões sobre mobilidade urbana por meio do fortalecimento do transporte público; na promoção de políticas e iniciativas que possam ampliar a oferta de serviços de transporte público de maior qualidade e mais acessíveis à população.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus