Skip to main content

A reunião de negociação realizada na tarde desta segunda-feira, 03, entre Sindirodoviários e Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória – GVBus acabou sem acordo. Pela manhã, os rodoviários encaminharam uma proposta ao GVBus via Whatsapp que foi rejeitada pelos empresários, pois eles entenderam que o pedido era inviável.

A categoria pediu um reajuste que, somando salários e benefícios, superaria 8%. Só para o tíquete refeição, por exemplo, os profissionais solicitaram aumento de 9,34%. Auxilio esse que já é um dos maiores concedidos para a categoria no país (valor atual de R$ 696,28).

Dessa forma, em contrapartida, as empresas propuseram adicionar à proposta de reajuste de salário feita na última sexta-feira, de 3% a partir de janeiro, um aumento também de 3% no tíquete refeição, no plano de saúde e no seguro de vida. Ou seja, 3% de aumento nos salários e mais 3% de reajuste nos benefícios sociais.

Leia também: Câmeras ajudam no combate ao assédio dentro dos ônibus

O GVBus reitera que está à disposição para voltar à mesa ainda hoje se preciso, para discutir uma proposta que seja factível diante da situação econômica pela qual passa as empresas do setor.

Número de ônibus nas ruas foi ilegal

De acordo com ofício enviado pela Ceturb-ES ao GVBus hoje, o Sindirodoviários não cumpriu com a determinação da justiça de quantidade mínima de ônibus circulando no início da manhã e nos horários de pico.

De 5h às 6h, quando 50% dos coletivos deveriam estar nas ruas, apenas 24% dos 1.426 ônibus da frota saíram das garagens. De 6h às 9h, o quantitativo de veículos circulando não passou de 63%. A liminar determinou 70% nesse período.

Diante desse farto, O GVBus deu entrada no TRT-ES hoje à tarde com uma petição de descumprimento da liminar. Postulando a penhora online da multa diária prevista de R$ 200 mil por dia, além do aumento desse valor. As empresas também solicitaram deram entrada no discídio coletivo de greve em atividade essencial. Nele foi pedida a decretação da abusividade e ilegalidade da greve, descontando os dias parados, e solicitando a realização de audiência de conciliação ente as partes.

O GVBus lamenta mais uma vez a decretação dessa greve, que tanto prejudica a população da Grande Vitória, em especial, por se tratar de um período de compras natalinas.

Condições dos veículos

Quem realiza vistorias na frota de ônibus das empresas do Sistema Transcol é a Ceturb-ES, cabendo a ela tomar as providências necessários caso constate algum tipo de irregularidade. Além disso, ressaltamos que os ônibus passam por revisões preventivas a cada 5 mil quilômetros rodados, e que todos os dias são vistoriados no período da noite, quando são abastecidos.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus