Skip to main content

GVBus pediu também que não sejam feitos bloqueios de acesso às sedes e garagens das empresas e que vias públicas destinadas ao trânsito dos ônibus não sejam fechadas

Após a publicação do edital de greve pelo Sindirodoviários, o GVBus entrou com um pedido de liminar no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES) solicitando a determinação da manutenção de 100% da frota do Sistema Transcol em circulação na próxima segunda-feira, ou um mínimo de 90% nos horários de pico (entre 5h e 9 horas e entre 15h e 20 horas) e 70% nos demais horários, com tripulação integral.

O GVBus também pediu a determinação de que não sejam feitos bloqueios de acesso às sedes e garagens das empresas; que vias públicas destinadas ao trânsito dos ônibus não sejam fechadas e que os trabalhadores não façam piquetes nas empresas e nas ruas, nem pratiquem atos que causem prejuízos materiais às operadoras, como depredação de ônibus e incêndio de veículos. O documento ainda traz a solicitação de aplicação de multa em caso de descumprimento de algum desses itens por parte do Sindirodoviários.

Destacamos que, em casos de serviços essenciais à população, como o transporte público, cabe à justiça determinar o quantitativo mínimo de manutenção do serviço nos períodos de greve.

Pedido fora da realidade

Ressaltamos que o pedido oficial do Sindirodoviários está desconexo da realidade, solicitando reajuste salarial acima de 11% (índice INPC mais 9%), sendo que a inflação acumulada no período é de 2,54%, ajuste proposto pelas empresas. Ou seja, os trabalhadores pedem um reajuste 292% acima da inflação, fora outras reivindicações.

Isso demonstra que o sindicato dos trabalhadores nunca teve a intenção de fazer acordo, já que a inflação no país está com viés de queda e de estabilidade. Lembramos que outras categorias no Espírito Santo e em outros estados do Brasil já fecharam acordos de reajuste salarial abaixo de 3%.

Clique na foto e confira o pedido de liminar na íntegra:

 

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus